Em um minuto você está cochilando pacificamente, no próximo você está bem acordado na calada da noite. Soa familiar? A menos que você seja abençoado o suficiente para desmaiar como o mais determinado dos troncos, você pode ter experimentado essa forma de insônia antes. Acordar durante a noite não é incomum – um estudo com 8.937 pessoas na Medicina do 

Sono estima que cerca de um terço dos adultos americanos acordam durante a noite pelo menos três vezes por semana, e mais de 40 por cento desse grupo pode ter problemas para adormecer novamente (isso às vezes é referido como insônia de manutenção do sono).

Então, o que está fazendo você acordar no meio da noite e como você pode impedir que isso aconteça? Aqui estão oito motivos comuns, além do que você pode fazer para ter uma boa noite de sono.

  1. Seu quarto está muito quente, frio, barulhento ou claro.

Seu limite de excitação – ou seja, o quão fácil é para algo acordá-lo – varia dependendo do estágio do sono em que você se encontra, Rita Aouad, M.D., médica em medicina do sono do Centro Médico Wexner da Universidade Estadual de Ohio, diz a SELF.

Quando você dorme, seu corpo passa por diferentes estágios do sono: 1, 2, 3, 4 e movimento rápido dos olhos (REM). (Algumas escolas de pensamento agrupam os estágios 3 e 4.) O primeiro estágio do sono é o mais leve, explica o Dr. Aouad. É quando você está mais propenso a acordar assustado porque uma porta bate, os faróis de um carro que passa brilham em sua janela ou por algum outro fator ambiental, como seu quarto estar muito quente ou frio.

O ideal é que seu quarto seja escuro, confortavelmente fresco e silencioso quando você dormir. Isso pode não estar tudo sob seu controle, mas faça o que puder, como usar protetores de ouvido e uma máscara para os olhos para bloquear o ruído e a luz errantes, ou comprar um ventilador se o seu quarto for abafado.

  1. Você tem ansiedade.

“A ansiedade pode absolutamente te acordar à noite”, disse Nesochi Okeke-Igbokwe, um médico em Nova York, a SELF. Na verdade, problemas para dormir é um dos sintomas mais comuns de um transtorno de ansiedade, de acordo com a Clínica Mayo. Isso porque você pode ter problemas induzidos pela ansiedade que são graves o suficiente para despertá-lo, como um batimento cardíaco galopante ou pesadelos.

“Além disso, há pessoas que podem experimentar o que é chamado de ataques de pânico noturnos, o que significa que podem ter episódios transitórios de pânico intenso que os acordam de seu sono”, diz o Dr. Okeke-Igbokwe.

Se a sua ansiedade o acorda regularmente, o Dr. Okeke-Igbokwe recomenda mencionar isso ao seu médico, que deve ser capaz de ajudá-lo a controlar qualquer ansiedade subjacente ou transtorno de pânico em jogo. 

Isso pode envolver terapia cognitivo-comportamental, medicamentos ansiolíticos ou uma combinação dos dois. “Exercícios de meditação e respiração profunda às vezes também podem aliviar os sintomas em algumas pessoas”, diz o Dr. Okeke-Igbokwe.

  1. Sua bexiga cheia não pode esperar até de manhã.

Noctúria – uma condição geralmente vista como levantar-se para fazer xixi pelo menos uma vez durante a noite, embora alguns especialistas digam que não é o suficiente para se qualificar – parece ser bastante comum. Um estudo publicado no International Neurourology Journal revelou que das 856 pessoas pesquisadas, cerca de 23% das mulheres e 29% dos homens experimentaram noctúria.

As causas da noctúria incluem beber muito líquido antes de deitar, infecções do trato urinário e bexiga hiperativa, de acordo com a Cleveland Clinic. O diabetes tipo 1 ou 2 não tratado também pode ser um fator; Ter muito açúcar na corrente sanguínea força o corpo a extrair líquido dos tecidos, deixando-o com sede e, possivelmente, levando você a beber e urinar mais, de acordo com a Clínica Mayo.

Se reduzir a ingestão de líquidos à noite não reduzir o número de idas ao banheiro noturnas, consulte um médico para outras explicações possíveis.

  1. Você tomou bebidas alcoólicas.

Claro, o álcool pode facilitar o sono – mesmo quando você está, digamos, no sofá de um amigo em vez de na cama – mas também tende a causar sono agitado. Isso ocorre porque o álcool pode interferir nos estágios do sono de várias maneiras. Por exemplo, parece que o álcool está associado a mais estágio de sono 1 do que o normal na segunda metade da noite. 

Lembre-se de que o estágio 1 do sono é o período em que você tem maior probabilidade de acordar devido a fatores ambientais. Então, se você está procurando sono de qualidade durante a noite, vale a pena dar uma olhada na quantidade de álcool que você está consumindo.

Todos metabolizam o álcool de maneira diferente, dependendo de fatores como genética, dieta e tamanho corporal. No entanto, Alexea Gaffney Adams, M.D., uma interna credenciada na Stony Brook Medicine, recomenda que as pessoas parem de beber pelo menos três horas antes de irem para a cama para dar a seus corpos tempo para processar o álcool. 

Uma vez que a bebida geralmente acontece à noite, percebemos que pode ser uma almofada de tempo otimista. Com base em seus fatores pessoais e quanto você bebeu, talvez você não precise de tanto. Mas ter algum tipo de proteção – e beber muita água para que você tenha mais chances de beber com moderação – pode impedir que o álcool interfira no seu sono.

Além disso, o Dr. Gaffney Adams observa que beber álcool muito cedo antes de dormir fará com que você precise fazer xixi, aumentando a probabilidade de você acordar durante a noite para usar o banheiro. Golpe duplo, aquele.

  1. Você tem apnéia do sono.

Se você acordar de repente e sentir que precisa recuperar o fôlego, a apnéia do sono pode ser a culpada. Este distúrbio retarda e / ou interrompe sua respiração enquanto você está dormindo.

Se você tem apnéia obstrutiva do sono, os músculos da garganta relaxam demais, o que estreita as vias aéreas, fazendo com que os níveis de oxigênio caiam, explica a Mayo Clinic. 

Se você tem apneia central do sono, seu cérebro não envia os sinais corretos aos músculos que controlam sua respiração, causando novamente esta queda potencialmente prejudicial de oxigênio. A apnéia do sono complexa apresenta características de ambas as condições.

Para diagnosticar a apnéia do sono, seu médico pode pedir que você faça um estudo do sono durante a noite que monitora sua respiração, de acordo com a Clínica Mayo. O tratamento mais comum para apnéia do sono é uma máquina de pressão positiva contínua nas vias aéreas (CPAP), que é basicamente uma máscara que você usa durante o sono para ajudar a manter as vias aéreas abertas, mas seu médico pode ajudá-lo a explorar as alternativas, se necessário.

  1. Você tem uma glândula tireoide hiperativa.

“Esta glândula controla a função de vários outros órgãos”, disse o Dr. Gaffney Adams a SELF. Quando está hiperativo (também chamado de hipertireoidismo), ele cria uma quantidade excessiva do hormônio tiroxina, que pode ter efeito cascata em muitos sistemas diferentes em seu corpo, de acordo com a Clínica Mayo. 

Os sintomas comuns de uma tireoide hiperativa incluem dificuldade para dormir, aumento da frequência cardíaca, sudorese (inclusive à noite), ansiedade, tremores e muito mais.

Seu médico de atenção primária ou um endocrinologista (um médico especializado em hormônios) pode testar seu sangue para avaliar seus níveis hormonais. Se você tiver uma tireoide hiperativa, seu médico pode orientá-lo sobre as possíveis formas de tratá-la, incluindo medicamentos para diminuir a produção de hormônios da tireoide e bloqueadores beta para reduzir sintomas como batimentos cardíacos descontrolados.

  1. Você comeu pouco antes de deitar ou não comeu recentemente o suficiente antes de dormir.

“Comer uma refeição muito pesada muito perto da hora de dormir pode dificultar o adormecimento ou a permanência no sono”, diz o Dr. Aouad. Uma razão potencial por trás disso é o refluxo ácido, que ocorre quando o ácido do estômago sobe para a garganta e causa azia noturna dolorosa. E se você comer antes de dormir algo que o deixa com gases, a dor abdominal resultante também pode arrastá-lo para fora da terra dos sonhos.

Por outro lado, passar muito tempo sem comer antes de dormir também pode causar esse tipo de insônia, diz o Dr. Aouad. Existe o simples fato de que seu estômago roncando e com cólicas pode acordá-lo. A fome também pode afetar o açúcar no sangue enquanto você dorme, especialmente se você tem diabetes. 

Ficar muito tempo sem comer pode provocar hipoglicemia, que ocorre quando o açúcar no sangue cai muito. Isso pode levar a um sono agitado, de acordo com a Cleveland Clinic, junto com problemas como fraqueza ou tremores, tonturas e confusão. Embora a hipoglicemia possa acontecer a qualquer pessoa, é muito mais provável em pessoas com diabetes. Se você tem essa condição, converse com seu médico sobre um plano para manter o açúcar no sangue estável, inclusive durante o sono.

  1. Você tem síndrome das pernas inquietas.

A síndrome das pernas inquietas, ou RLS, pode fazer seus membros inferiores sentirem como se estivessem latejando, coçando, doloridos, puxando ou engatinhando, entre outras sensações, de acordo com o Instituto Nacional de Doenças Neurológicas e Derrame (NINDS). 

Se você tiver RLS, também sentirá uma necessidade incontrolável de mover as pernas. Esses sintomas são mais comuns durante a tarde e a noite e se tornam mais intensos durante os períodos de inatividade, como…adivinhou, sono.

Os especialistas não têm certeza do que causa a RLS, mas parece que há um fator hereditário na mistura, de acordo com o NINDS. Os pesquisadores também estão investigando como os problemas com a dopamina, um neurotransmissor que seus músculos precisam para funcionar corretamente, podem causar RLS. Às vezes, há outros problemas subjacentes que causam a RLS também, como a deficiência de ferro.

Depois de diagnosticar você com SPI por meio de perguntas e exames laboratoriais, seu médico pode prescrever medicamentos para aumentar seus níveis de dopamina ou outras drogas, como relaxantes musculares. Eles também podem aconselhá-lo sobre remédios caseiros para acalmar os músculos, como banhos quentes.

Para resumir….

Há um monte de razões possíveis para você acordar à noite. Alguns são muito fáceis de mudar por conta própria, outros nem tanto.

Se você acha que tudo que precisa fazer para corrigir isso é ajustar um hábito, como adormecer com a TV ligada ou beber um litro de água antes de dormir, comece por aí. Se você fez tudo o que podia e ainda não viu uma mudança, vale a pena mencionar seus despertares noturnos para um especialista que pode ajudá-lo a ficar parado depois que você dormir.

By Redacao

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