cama arrumada

Em um belo dia, a região lombar, cansada de sofrer constante falta de atenção, declara: “Escolha: eu – ou uma cama macia!” Do lado de fora das janelas – está frio, úmido, sopra um vento desagradável … “A hora certa”, o que você disser! E, embora você tenha ouvido falar frequentemente sobre os benefícios de dormir no chão, nem todos se atrevem a fazê-lo. No entanto, em nossa opinião, ainda vale a pena tentar! Quem sabe, talvez você goste?

Não é mais um sinal de pobreza quando as pessoas dormem no chão. Mais e mais pessoas estão optando conscientemente por essa etapa – seja para manter um estilo de vida minimalista ou porque esperam benefícios para a saúde. Deve-se notar que dormir em uma cama fora da classe alta na área cultural europeu-ocidental era uma exceção até cerca de um século atrás. Dormir no chão – sem moldura de ripas e sem colchão – pode, portanto, ser considerado normal. Mas por que a cama prevaleceu nesse meio tempo e resulta em benefícios práticos para a saúde pessoal?

Do ponto de vista histórico-cultural, a cama como local de dormir é uma exceção rara. Até o início do século 20, também era comum na Europa a maioria da população dormir no chão. Na maioria das outras partes do mundo – seja na Ásia, América do Sul, Austrália ou África – as camas eram completamente desconhecidas ou reservadas para uma elite muito pequena. Os dormitórios típicos foram construídos exclusivamente para afastar perigos como insetos venenosos ou grandes predadores. O que é incomum hoje é a separação entre salas de estar, de trabalho e de dormir, que no passado muitas vezes não era uma opção realista devido às condições estruturais. A carga de trabalho envolvida na criação de quartos separados era principalmente desproporcional aos seus benefícios.

Até as antigas civilizações européias dos romanos e gregos não usavam uma cama no sentido atual. Em vez disso, seus locais de dormir consistiam em espreguiçadeiras simples e contínuas ou em nichos de tijolos e não eram equipados com colchões, mas com travesseiros e coberturas finas. Se você se der ao trabalho de examinar mais de perto as camas históricas, por exemplo, em museus ou castelos da antiga nobreza, descobrirá rapidamente que a moldura de ripas também era desconhecida no passado. Em vez disso, existe uma superfície contínua de madeira – a única diferença para um colchão no chão é a posição elevada, que era representativa e também facilita a elevação.

A estrutura das ripas – a economia forçada leva ao progresso da saúde

Parece contraditório a princípio – a invenção da estrutura de ripas de hoje é resultado de uma escassez aguda. As folgas entre as tiras individuais podem economizar até três quartos do piso original em uma cama, o que reduz a necessidade de material e reduz os custos. Ironicamente, essa construção inicialmente prevaleceu em famílias pobres, embora tenha um efeito positivo na saúde. A razão para isso é a melhora da respirabilidade, que no passado reduziu a infestação de insetos e inibiu a propagação de germes devido à ventilação por baixo. Esse efeito foi descoberto apenas no final do século XIX e rapidamente se estabeleceu como um consenso geral entre os médicos contemporâneos.

Dormir no chão – os maiores problemas

Quando as pessoas dormem no chão com o colchão, é precisamente essa falta de ventilação que não deve ser negligenciada. Durante uma única noite, uma pessoa secreta até um litro de líquido – especialmente suor – que apenas uma pequena porcentagem evapora. A maioria, por outro lado, é absorvida pela almofada, onde o ambiente úmido em conexão com a pele, o cabelo e outras substâncias orgânicas forma um ambiente rico em nutrientes. Bactérias e outros microorganismos, como os ácaros, multiplicam-se rapidamente nesse biótopo quase ideal, composto de calor corporal, suprimento suficiente de alimentos, alta umidade e habitats protegidos no interior dos poros.

Um segundo problema surge do fato de que a maioria dos colchões não foi projetada para ser armazenada diretamente em uma superfície plana e plana. As estruturas em ripas fornecem suspensão adicional, o que permite que o sistema da cama seja ajustado com ajuste individual. Se eles caírem diretamente no chão, os efeitos positivos são colocados em perspectiva em alguns modelos, porque a superfície não possui a flexibilidade habitual para uma estrutura de cama. Por uma boa razão, as camas em residências particulares são quase exclusivamente feitas de madeira – isso não é apenas por razões estéticas, mas sua flexibilidade, em contraste com metais, amortece cargas espontâneas, de modo que um buffer triplo é criado em conexão com as estruturas de ripas e o colchão.

Dormir no chão – as vantagens

No entanto, também existem alguns motivos para usar um colchão no chão. Com uma seleção adequada, forma uma base quase ideal que não altera outras influências e mantém idealmente suas características específicas. Se um sistema de camas não estiver bem adaptado, não é incomum que as propriedades positivas de um colchão de 7 zonas de alta qualidade sejam canceladas ou mesmo revertidas para o negativo.

Basicamente, o piso é um local adequado para dormir, se for da qualidade certa. É claro que superfícies frias e muito duras, como azulejos, são inadequadas sem isolamento adequado, mas as propriedades ideais têm materiais quentes e levemente elásticos, como tapetes. Uma superfície dura tem um efeito positivo na saúde na maioria dos casos, desde que não haja restrições físicas individuais que contradizem isso. Em circunstâncias normais, um corpo se adapta a seus hábitos externos em seus hábitos de sono, por exemplo, reagindo a uma carga excessiva em regiões individuais devido a uma rotação. Ao usar um colchão adequado, não há diferenças significativas em comparação com o sono na cama.

Tatami – uma alternativa saudável para a cama clássica

Mas pode valer a pena dar uma olhada nos hábitos de dormir em outras partes do mundo. No Japão, ainda é comum usar o chão em vez de uma cama. As propriedades especiais da construção tradicional têm um efeito positivo – os pisos da arquitetura clássica consistem em tapetes de tatami, que têm um núcleo de palha de arroz sólida e um envoltório de juncos. O resultado é uma superfície isolante flexível e excelente, que, juntamente com um futon relativamente fino, é ideal para descansar. Os tatames também estão disponíveis na Alemanha e representam uma alternativa – também visualmente atraente – à cama clássica.

Em princípio, nada fala contra o sono na Terra na maioria dos casos. É importante que um colchão seja completamente ventilado após a noite, por exemplo, colocando-o em um ângulo na parede. Ao usar um futon ou outra almofada fina, a maioria das pessoas precisa de um período de ajuste que dura de vários dias a algumas semanas. É bastante normal que ocorram tensões e dores nas costas, principalmente no início, porque as habilidades motoras do corpo e do sono também precisam se acostumar às novas condições. Os sintomas quase sempre desaparecem completamente após algumas noites, o mais tardar – se esse não for o caso, não é recomendável dormir sem colchão.

Por que isso é necessário?

Obviamente, apenas uma superfície plana e dura permite endireitar completamente a coluna , endireitar os ombros e como relaxar. Isso é especialmente importante no estilo de vida sedentário de hoje, quando a maior parte do dia é gasta em escoliose na frente de um computador. E também para aqueles que já têm problemas com a coluna e as instruções do médico correspondente.

Além disso, enquanto dorme em uma superfície dura, é preciso mudar constantemente a posição do corpo – isso ajuda a “não se deitar”, evitando esmagar músculos e capilares.

Acontece que, depois de tentar se deitar no chão em vez de em uma cama (por exemplo, em uma festa), muitos notam uma melhora no bem-estar, uma diminuição na dor nas costas e uma onda de força nova pela manhã.

Mulher dormindo feliz
Mulher dormindo feliz

Preparação é metade da batalha

Você pode mover um beliche para o chão a qualquer momento. No entanto, é útil considerar várias recomendações:

  • Em primeiro lugar, a carga sobre os músculos das costas deve ser distribuída uniformemente. É difícil dormir de lado ou, principalmente, de estômago, pois nesse caso aparece uma curvatura desnecessária e prejudicial da coluna. Portanto, acostume-se a dormir de costas . Esta é uma tarefa realmente difícil, mas vale a pena.
  • Em segundo lugar, uma grande quantidade de sujeira e poeira geralmente se acumula no chão e, para não respirar a noite toda, é altamente recomendável limpá-lo regularmente com um bom aspirador de pó, um pano úmido e outros meios disponíveis.
  • Como você pode imaginar, quem não tem medo de ser atacado à noite dormirá muito melhor. Portanto, avise os entes queridos sobre seu novo hábito com antecedência! E para que você não fique encantado, coloque a cama longe de janelas e portas, em um canto aconchegante e seguro da sua casa.
  • Se o chão ainda estiver muito frio e você tiver medo de acordar com o nariz escorrendo, peça uma capa de colchão aquecida – essa é uma maneira certa de evitar hipotermia.
  • Para evitar sobrecarga na coluna cervical, use um travesseiro , pelo menos na forma de um rolo feito de material denso.

Outras opções?

Para quem quer dormir firme, mas não tem pressa de chegar ao chão, está disponível uma opção intermediária: uma tábua plana de madeira , que é colocada na cama por cima. Até os pais gostam desse design – é mais calmo quando a criança dorme em uma plataforma elevada.

É difícil encontrar boas pranchas ou compensados? Então uma porta comum de madeira serve. É verdade que, segundo pessoas experientes, é difícil expressar em palavras os sentimentos de uma pessoa que, tendo empurrado o pé da cabeceira da cama em um sonho, de repente cai no chão com a porta …

5 cm mais confortável

Alguns podem argumentar que dormir no chão é difícil e desconfortável. Os ossos doem, os músculos ficam dormentes, os hematomas aparecem de manhã … E a coluna, dizem, está “no limbo” e não descansa normalmente. Bem, tudo é útil com moderação. Seria tolice tentar relaxar em um tapete ou tábuas completamente nuas!

Muitas dificuldades são facilmente eliminadas – basta solicitar um colchão Roll Up Air da espuma elástica Ecocell. Ajuda a redistribuir a pressão e a alcançar uma posição em que as costas repousam completamente no suporte. Essa opção é especialmente próxima dos moradores de apartamentos pequenos ou alugados – porque agora a “cama” pode simplesmente ser enrolada e guardada em um armário. Imagine quanto espaço isso libera!

Todas as pessoas são diferentes

Ao decidir mudar seus hábitos, você precisa entender que levará algum tempo para se adaptar. Confie nos seus sentidos e não coloque seu corpo à prova de força. Lembre-se: nosso objetivo não é a auto-violência, mas um sono profundo e as costas saudáveis!

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