mulher com travesseiro

Em um sonho, passamos um terço de nossas vidas. O sono é um processo regular de reparo do corpo. Um sono saudável e adequado é a chave para um dia de sucesso e bom humor. Os cientistas estimaram que a duração do sono é reduzida em 20% em comparação com o século 19, e hoje cerca de 60% das pessoas sofrem de falta crônica de sono, ou seja, dormem regularmente menos do que as 7-9 horas geneticamente prescritas. E, de acordo com os pesquisadores, a privação crônica do sono foi o resultado do desenvolvimento da civilização – a invenção de Edison de uma lâmpada privou a humanidade de um normal, consistente com os ritmos da natureza do sono.

Em 98% dos casos, as pessoas insones se envolvem em auto-engano e não entendem que grave perigo elas expõem seus corpos. Nos últimos 10 anos, os cientistas realizaram mais de uma dezena de estudos importantes sobre os efeitos da deficiência crônica de sono. Durante eles, a falta de sono afeta negativamente todos os sistemas do corpo e provoca a ocorrência de várias doenças graves.

Obesidade

A falta de sono provoca o aparecimento de excesso de peso. A confirmação disso foi recebida por cientistas americanos, durante 16 anos assistindo 70 mil mulheres de diferentes idades. De acordo com os dados coletados, as mulheres que dormiam 5 horas por dia eram 32% mais propensas a ganhar excesso de peso e 15% mais propensas a obesidade em comparação às mulheres que dormiam há pelo menos 7 horas.

cama vazia
cama vazia

Perda de peso causada pela falta de sono, os cientistas explicam o desequilíbrio na secreção de grelina e leptina – hormônios responsáveis ​​por sentimentos de fome e saciedade. Quando a produção desses hormônios é interrompida, a pessoa frequentemente experimenta uma intensa sensação de fome, que, pelo contrário, se torna muito mais difícil de satisfazer. Outro distúrbio hormonal associado à falta de sono é o aumento da produção de cortisona, o hormônio do estresse que também estimula a fome.

A não observância dos ritmos sono-vigília leva a uma diminuição no nível de outro hormônio importante – o hormônio do crescimento, uma proteína responsável pela proporção de gordura / massa muscular e acelerando o metabolismo das substâncias. A secreção intensiva desse hormônio, como muitos outros hormônios, ocorre periodicamente e apresenta vários picos durante o dia (a cada 3-5 horas). O pico mais alto e mais previsível é observado à noite, cerca de uma ou duas horas depois de adormecer.

Envelhecimento prematuro

O hormônio melatonina desempenha um papel importante na preservação da juventude do corpo e é um poderoso antioxidante, o que foi comprovado pelos cientistas na década de 1980. A melatonina neutraliza os efeitos prejudiciais dos processos oxidativos, que são a principal causa do envelhecimento. Sendo um poderoso antioxidante, a melatonina penetra em todos os órgãos e tecidos do corpo, afetando sua condição como um todo.

O mecanismo de ação antioxidante se manifesta no fato de que a melatonina tem uma capacidade pronunciada de se ligar aos radicais livres , incluindo aqueles formados durante a peroxidação lipídica de radicais hidroxila e agentes cancerígenos exógenos, além de ativar a glutationa peroxidase, um fator que protege o corpo contra os danos dos radicais livres.

Vale ressaltar que a maior concentração de melatonina é observada no apêndice ceco – é aqui que os principais agentes cancerígenos que entram no corpo com os alimentos se acumulam.

moça com sono
moça com sono

A síntese e secreção da melatonina dependem diretamente da iluminação – quando a luz entra na retina do olho, o cérebro dá um comando para reduzir a síntese do hormônio. Uma diminuição na quantidade de luz que entra no olho leva ao efeito oposto – a produção de melatonina aumenta.

Nos seres humanos, as horas noturnas representam 70% da produção diária de melatonina. O pico de produção de melatonina é observado por volta das 2 da manhã. Consequentemente, uma redução no sono noturno ou uma violação do período de adormecimento leva a uma diminuição na produção diária de melatonina e a um aumento no risco de envelhecimento prematuro.

Câncer

A falta de sono noturno pode desencadear o aparecimento de câncer, em particular o câncer de cólon, de acordo com especialistas do Case Medical Center e da Case Western University School of Medicine.

O estudo, cujos resultados foram publicados na revista Cancer em fevereiro de 2011, envolveu 1.240 pessoas. 338 deles foram diagnosticados com adenoma colorretal – um precursor de tumores cancerígenos. Um estudo mais aprofundado de pacientes mostrou que aqueles que sofrem de adenoma dormem à noite por menos de 6 horas, em contraste com os representantes do grupo controle sem adenoma, que dormia pelo menos 7 horas por dia. Assim, os cientistas concluíram que a falta de sono noturno aumenta o risco de doença colorretal em quase 50%.

Os pesquisadores associam o risco de câncer com uma violação da produção do hormônio já mencionado – a melatonina. Esse importante hormônio para o corpo humano, além das propriedades antioxidantes, tem a capacidade de inibir o crescimento das células tumorais. A melatonina afeta o trabalho de genes que controlam o ciclo celular, a reprodução celular e as relações intercelulares.

Os mecanismos de ação da melatonina no crescimento tumoral são diversos: podem afetar a síntese e secreção de hormônios hipofisários e sexuais, são capazes de modular a resposta imune na presença de células tumorais e têm um efeito citotóxico direto. Sob a influência da melatonina em algumas formas de câncer (mama, ovários, próstata etc.), a capacidade das células se multiplicarem diminui e o número de células que morrem na forma de apoptose aumenta (efeito oncostático).

pessoas relaxando na natureza
pessoas relaxando na natureza

Vale ressaltar que, segundo alguns relatos, as pessoas privadas de visão não são suscetíveis ao câncer. Isso se deve ao fato de que, no corpo de pessoas cegas, ao contrário do hormônio observado, a melatonina é produzida intensivamente o tempo todo.

Fonte: Revista Cancer, fevereiro de 2011

Diabetes

Os distúrbios do sono e a ocorrência de diabetes tipo 2 têm uma relação causal. Este fato foi estabelecido por cientistas da Universidade de Warwick (Condado de Warwickshire, Inglaterra). Durante 6 anos, eles observaram 1.455 pacientes com idades entre 35 e 79 anos. Todos os pacientes foram submetidos a um exame clínico (medida da pressão arterial, altura e peso) e foram entrevistados para padrões gerais de saúde, bem-estar e sono. Durante o estudo, os médicos descobriram que o sono regular menos de 6 horas por dia aumenta o risco de desenvolver diabetes em 3 vezes.

Em um artigo dedicado a este estudo e publicado na revista Annals of Epidemiology em dezembro de 2010, os cientistas explicam: o sono insuficiente ou de baixa qualidade desencadeia uma violação arbitrária da glicemia em jejum, o que, por sua vez, impede o corpo de regular efetivamente a glicose no sangue. E isso aumenta o risco de diabetes mellitus tipo 2 – diabetes não dependente de insulina.

Fonte: revista Annals of Epidemiology, dezembro 2010 e

Expectativa de vida

Tanto a deficiência quanto o excesso de sono – menos ou mais que 6-7 horas por dia – aumentam o risco de morte prematura. Essa conclusão foi feita por uma equipe de cientistas americanos de várias organizações científicas após concluir um estudo em larga escala do efeito da duração do sono na mortalidade. Os cientistas coletaram dados de 1,1 milhão de pacientes de ambos os sexos, com idades entre 30 e 102 anos. Os resultados do estudo foram publicados em fevereiro de 2002 na revista Archives of General Psychiatry.

Os melhores indicadores de expectativa de vida foram encontrados naqueles pacientes que dormiam 7 horas por dia. Pacientes que dormiam 8 horas por dia tinham 12% mais chances de morrer nos próximos 6 anos.

Também foi constatado que dormir demais faz muito mais mal à saúde do que a falta de sono – a expectativa média de vida dos pacientes com deficiência regular de sono era mais longa do que a expectativa de vida dos participantes do estudo.

homem vendo o relogio
homem vendo o relogio

Como observam os pesquisadores, a insônia episódica não afeta a expectativa de vida e está mais provavelmente associada à depressão do que à doença do paciente. Ao mesmo tempo, os pacientes que tomavam regularmente comprimidos para dormir eram mais propensos a morrer mais cedo do que os pacientes que se queixavam de episódios de insônia.

Pressão alta

A persistente falta de sono em pessoas com mais de 25 anos leva ao desenvolvimento de pressão alta, afirmam cientistas da Universidade de Chicago. Os resultados do exame de 578 pacientes são apresentados em um artigo na revista Archives of Internal Medicine de junho de 2009. De acordo com este trabalho, privar-se de apenas 1 hora de sono por dia durante 5 anos aumenta o risco de hipertensão em 37%.

Além disso, os cientistas americanos confirmaram mais uma vez a teoria generalizada de que as pessoas que precisam acordar diariamente antes das 8-9 horas tradicionais da manhã têm maior probabilidade de sofrer de pressão alta e excesso de peso devido a distúrbios metabólicos. Além disso, os cientistas conseguiram estabelecer uma relação direta entre a falta primária de sono e o subsequente desenvolvimento de insônia crônica, que só pode ser tratada com medicamentos.

Fonte:  Arquivos de Medicina Interna, junho de 2009.

Deficiência visual

A falta crônica de sono pode provocar problemas de visão. Isto é afirmado em uma revisão de estudos de oftalmologistas sobre a dependência de doenças oculares na deficiência de sono. A revisão foi preparada por médicos da Mayo Clinic (EUA) e publicada em novembro de 2008 no Mayor Clinic Proceeding.

Segundo o estudo, a deficiência regular de sono causa glaucoma – a segunda causa mais comum de cegueira irreversível. Periodicamente, uma pessoa que não dorme o suficiente também pode obter nepropatia óptica isquêmica. Essa doença vascular, geralmente após o despertar, afeta o nervo óptico e é caracterizada por uma súbita e indolor perda de visão em um olho. A doença ocular mais comum associada à falta de sono, os médicos chamam de papildema – inchaço do nervo óptico devido ao aumento da pressão intracraniana. Como regra, o resultado desse edema é a deficiência visual.

Fonte: Processo da Clínica Mayor, novembro de 2008

Deterioração da saúde masculina

Uma semana de privação do sono nos homens (sono diário não superior a 5 horas) leva ao envelhecimento do corpo masculino por 10 a 15 anos. Esta conclusão foi feita por cientistas do Centro Médico da Universidade de Chicago (EUA). Os resultados do estudo foram publicados em junho de 2011 na revista Journal of the American Medical Association (JAMA).

moca dormindo de costas
moca dormindo de costas

Para o exame, foram selecionados 10 voluntários – homens sem distúrbios endócrinos e excesso de peso, com idade inferior a 24 anos. Durante uma semana, os cientistas observaram o nível de testosterona no sangue de voluntários que dormiam diariamente por não mais de 5 horas. Como os testes finais mostraram, em 7 dias o conteúdo hormonal diminuiu de 10 a 15%. Sob condições normais de sono, a concentração de testosterona também diminui com o tempo, mas muito mais lentamente – em 1-2% ao ano. Por conseguinte, para reduzi-lo em 10-15%, é necessário que 10-15 anos passem.

Como os cientistas enfatizam, uma violação da síntese de testosterona afeta seriamente o corpo masculino – o hormônio regula o comportamento sexual dos homens, a função reprodutiva, a massa muscular e a densidade óssea.  

Fonte: Jornal da Associação Médica Americana (JAMA), junho de 2011

Gripe

Uma das consequências da falta de sono é uma diminuição significativa da imunidade. Isso foi confirmado por cientistas americanos da Universidade Carnegie Mallon (EUA), que publicaram os resultados de sua pesquisa em janeiro de 2009 na revista Archives of Internal Medicine. Durante o experimento, eles garantiram que as pessoas que dormem menos de 7 horas à noite têm uma probabilidade 3 vezes maior de pegar um resfriado do que aquelas que dormem 8 horas ou mais.

Entre 2000 e 2004, os cientistas realizaram um experimento envolvendo 153 voluntários adultos – homens e mulheres, cuja idade média era de 37 anos. Durante o evento, os participantes receberam gotas contendo um vírus que causou uma infecção do trato respiratório superior no nariz. Eles foram monitorados por 5 dias e, após 30 dias, foram coletadas amostras de sangue para detecção de anticorpos contra o vírus. Os resultados mostraram que, quanto menos uma pessoa dormia, maior a probabilidade de ele ficar resfriado. Descobriu-se também que a qualidade do sono também afeta o estado de imunidade. Voluntários que sofrem de insônia pegaram um resfriado 5,5 vezes mais frequentemente do que aqueles que não tiveram problemas para dormir.

“Uma possível explicação para a relação entre sono e vulnerabilidade ao frio é que os distúrbios do sono afetam a regulação de proteínas anti-inflamatórias, citocinas, histamina e outras substâncias que são liberadas em resposta à infecção”, escrevem os cientistas.

Fonte: Arquivos de Medicina Interna, janeiro de 2009.

Saúde mental

A falta de sono pode afetar negativamente não apenas a saúde física, mas também a saúde mental de uma pessoa. Um estudo publicado em março de 2007 na revista Sleep sugere que o sono inadequado afeta a interação entre as emoções e as habilidades cognitivas de uma pessoa no processo de fazer julgamentos morais.

O estudo, conduzido no Walter Reed Army Institute, contou com a presença de 26 adultos saudáveis, solicitados a fazer julgamentos sobre a “moralidade” de certas ações ou situações. Os participantes do estudo responderam perguntas no estado de sono e após 53 horas de vigília contínua.

Como se viu, a privação prolongada do sono afeta o tempo gasto pelos participantes para tomar decisões em determinadas situações. Além disso, eles tinham dificuldade em entender se uma ação específica era moral. E no estilo de julgamentos sobre a presença ou ausência de moralidade em certas ações, surgiram intolerância e alguma permissividade.

Fonte: Revista Sleep, março de 2007

Mudança nas habilidades mentais

A falta de sono afeta a própria essência dos processos de pensamento, acreditam os especialistas da Universidade de Washington (Universidade Estadual de Washington). Segundo eles, um dos principais componentes da memória, responsável pelas funções executivas, não é danificado mesmo após 50 horas de vigília. O principal dano é causado pela percepção da informação – sem o sono, o cérebro continuará processando dados, mas distorcendo-os, diz um artigo publicado na revista Sleep de janeiro de 2010.

Em um experimento de 6 dias, 23 pessoas participaram, algumas das quais não dormiram por 62 horas, e algumas foram para a cama todos os dias, como de costume. Os cientistas ofereceram três vezes testes aos sujeitos, com o objetivo de determinar o estado da memória de curto prazo, a resistência ao ruído externo e a fluência da fala. Durante esses testes, foi estabelecido um padrão: sem deixar de perceber informações, o cérebro “sonolento” começa a distorcer seu conteúdo.

Fonte:   Revista Sleep, janeiro de 2010

Transtornos emocionais em adolescentes

Adolescentes regularmente acordados são propensos à depressão. Isso é evidenciado pelos resultados de vários estudos dedicados a um artigo publicado em junho de 2010 na revista americana Scientific American.

Como os cientistas da Universidade de Columbia estabeleceram, as chances de depressão são 24% maiores para aqueles adolescentes cujos pais podem dormir à meia-noite e mais tarde do que aqueles que dormem às 10 horas da noite. Adolescentes com deficiência de sono são mais propensos à depressão, concluíram os cientistas.

A vulnerabilidade da psique de um adolescente sonolento está associada a um desequilíbrio na atividade de diferentes áreas do cérebro. Esta conclusão foi feita por cientistas da Universidade da Califórnia. Com a falta de sono, a atividade da área do cérebro chamada “amígdala” responsável pelas emoções aumenta e a atividade nas áreas do córtex pré-frontal responsável pela supressão de associações negativas diminui. Esses fenômenos são observados em pessoas que sofrem de depressão.

Fonte: Revista Scientific American, junho de 2010

Taxa de reação

Pessoas que sofrem de privação do sono têm menores taxas de resposta a mudanças em circunstâncias externas. Isso foi confirmado por cientistas da Clínica de Distúrbios do Sono de Stanford e de um laboratório de pesquisa em Stanford, Califórnia. O estudo foi dedicado à relação entre a duração do sono e as conquistas esportivas de jogadores profissionais de basquete. Os resultados do experimento foram publicados na revista Sleep em julho de 2011.

Durante o experimento, o tempo médio de sono dos atletas foi aumentado em 110,9 minutos em comparação à linha de base. Além disso, para avaliar mudanças na produtividade, os cientistas avaliaram indicadores específicos do basquete. No final do experimento, o desempenho atlético voluntário melhorou: a velocidade de corrida de 0,086 metros aumentou de 16,2 segundos no início do estudo para 15,5 segundos após aumentar a duração do sono, a precisão de acertar a cesta durante lances livres e lances de três pontos aumentados em 9%. Os participantes do estudo também relataram melhorias na saúde física e mental durante o treinamento e a competição.

Fonte:  Revista Sleep, julho de 2011

Condução de sonolência

A falta de sono leva à sonolência crônica e ao sono involuntário durante a condução. A confirmação indireta disso foi recebida pela American Traffic Safety Administration. Segundo o relatório da organização, a sonolência é uma das causas mais comuns de acidentes de carro. Todos os anos nos Estados Unidos, devido à inibição causada pela falta de sono, 100.000 motoristas sofrem acidentes de carro, com 76.000 acidentes resultando em feridos e 1.500 fatalidades.

A diminuição da reação se deve ao fato de que a falta de sono causa uma condição semelhante à que ocorre como resultado do consumo de álcool, descobriram os cientistas em 1997. Portanto, uma pessoa que fica acordada por 18 horas se sente exatamente como uma pessoa cujo teor de álcool no sangue é de 0,05 ppm. Após 24 horas sem dormir, essa concentração atinge 0,10 ppm.

O principal perigo de sonolência para um motorista está no sono involuntário. Como mostraram os estudos dos médicos, nos quais a atividade eletromagnética do cérebro foi registrada, mesmo estando externamente em estado de vigília, uma pessoa com sono crônico é capaz de mergulhar no sono a curto prazo. Esse “desligamento” dura alguns segundos e durante eles uma pessoa perde completamente a capacidade de responder a estímulos externos – mudanças na situação do tráfego.

De acordo com um estudo realizado no Reino Unido, em 2010, todos os oitavos pilotos do país adormeceram pelo menos uma vez ao volante por um período de 2 a 30 segundos. Além disso, cada terceiro respondente admitiu que continua dirigindo, mesmo se sentindo muito cansado.

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