cerebro pensando

Até agora, um sonho parece ser um estado misterioso, sobre a natureza da qual argumentam fisiologistas, químicos, psicólogos e outros especialistas. De acordo com as idéias dos fisiologistas que ganharam popularidade no século XIX, um sonho surge do fato de que à noite “o sangue está drenando da cabeça” – as células cerebrais não têm nutrição e passam para o modo de inibição. Essa teoria, um defensor ativo do fisiologista francês Mossot, foi comprovada pela experiência nas balanças de cama. Quando uma pessoa colocada na cama adormecia horizontalmente, a cabeceira da cama se erguia. Mas, como se viu após uma observação mais aprofundada, depois de algum tempo de sono, o sangue, ao contrário, corre para a cabeça e sobe ao pé da cama.

Em 1937, Alfred Loomis e colegas propuseram a primeira classificação dos estágios do sono humano, com base em alterações no eletroencefalograma. No entanto, o desenvolvimento posterior da neurofisiologia mostrou que a determinação mais precisa dos estágios do sono requer o registro de um número maior de indicadores do que apenas os potenciais elétricos do cérebro. Em 1953, o último quinto estágio do sono, chamado sono rápido, foi descoberto pelos cientistas americanos Nathaniel Kleitman e Eugene Azerinsky. O estabelecimento de critérios claros para o sono e a vigília tornou possível determinar como os sistemas fisiológicos do corpo – cardiovascular, nervoso, respiratório, geniturinário e outros – funcionam durante diferentes períodos de sono. Isso tornou possível responder a muitas perguntas sobre o propósito do sono para o corpo humano.

As pessoas não conseguiram entender a natureza do sono por muito tempo, uma vez que não havia métodos para registrar objetivamente o estado do organismo durante o sono. Isso só foi possível no século XX, quando o psiquiatra alemão Hans Berger introduziu o método da eletroencefalografia (EEG) na prática clínica. Ao usar esse método de pesquisa, foram registradas correntes elétricas representando a diferença de potencial entre os dois eletrodos de diferentes áreas do crânio. Descobriu-se que em períodos diferentes de tempo de registro, especialmente se compararmos o sono e a vigília, a imagem do eletroencefalograma na mesma pessoa pode diferir significativamente.

As teorias psicológicas do sono, especialmente a teoria de Sigmund Freud, recusaram-se a responder perguntas sobre que substância ou ação causa sono. Eles acreditavam que a necessidade de dormir era programada inicialmente, pois, de tempos em tempos, uma pessoa deveria mergulhar em um estado de liberdade do mundo exterior, como era no seio de sua mãe. Ao mesmo tempo, de acordo com o psicólogo, uma pessoa tem a oportunidade de digerir uma grande quantidade de informações heterogêneas recebidas durante o dia e restaurar o equilíbrio mental.

homem deitado na rede
homem deitado na rede

Até agora, os cientistas não chegaram a um consenso sobre por que as pessoas dormem.

A próxima teoria popular da ocorrência do sono foi a teoria da hipnotoxina – “veneno do sono”. Os psicólogos franceses Legendre e Pierre sugeriram que um aumento na tendência de adormecer à noite pode ser devido ao acúmulo de uma certa substância, hipnotoxina, no corpo humano durante a vigília. Quando uma pessoa adormece, esse “veneno sonolento” começa a se neutralizar e, ao despertar da manhã, desaparece quase completamente do corpo. Os cientistas realizaram experimentos com cães que não tinham permissão para dormir – quando eles morreram, eles realmente encontraram mudanças no cérebro que se assemelhavam a uma lesão em caso de envenenamento. Além disso, se um cão sonolento recebia uma transfusão de sangue de um insone, o primeiro cão começava a mostrar sinais de comportamento sonolento e adormecia. No entanto, apesar das tentativas titânicas de isolar a “substância do sono”,

O que é um sonho?

Então, qual é o sonho de uma pessoa? Como ocorre geralmente a transição da vigília para o sono? Geralmente à noite, uma pessoa começa a se sentir cansada, observa uma diminuição de energia, a atividade mental piora, as emoções se tornam maçantes. Este é um sinal de que é hora de ir para o quarto. O homem está deitado na cama, apaga a luz e relaxa. Depois de algum tempo, sua consciência do meio ambiente começa a desaparecer, surgem sensações oníricas, após as quais a consciência voluntária “se apaga” até acordar de manhã ou à noite.

pessoas relaxando na natureza
pessoas relaxando na natureza

Se você observar essa pessoa usando um dispositivo especial – um polissonógrafo, o pesquisador poderá ver como a imagem elétrica do cérebro muda durante a transição da vigília para o sono – uma atividade elétrica díspar e lenta substitui os potenciais elétricos rápidos e organizados. Nesse momento, também é possível observar os movimentos lentos e flutuantes dos globos oculares. Este é o primeiro estágio do sono. Demora um curto período de tempo – geralmente de 5 a 10 minutos por noite.

A primeira fase está sendo substituída pelo segundo estágio do sono. É muito fácil determinar pela imagem do eletroencefalograma, pois nesse momento podem ser observados fenômenos específicos: complexos com vários picos e vales e períodos muito específicos de atividade elétrica rápida – um eixo de sono. O segundo estágio geralmente leva a maior parte do tempo de sono – cerca de 50%.

Com o aprofundamento do sono, o segundo estágio entra no terceiro e no quarto estágios – o chamado sono delta. Nesse período de sono, potenciais elétricos lentos de alta amplitude são determinados em grandes números no EEG. O sono Delta geralmente leva cerca de 20% do tempo de sono e completa o chamado “sono lento” – parte do sono, que é caracterizada por uma atividade elétrica lenta, incomum para o estado de vigília.

O que se segue é geralmente um sono rápido, que ocupa um total de 20 a 25% de todo o sono. É impossível determinar o sono REM com apenas um EEG. Isso se deve ao fato de o padrão bioelétrico do sono REM ser muito parecido com o padrão de vigília. No entanto, se você observar uma pessoa em sono REM, fica claro que ela está dormindo – seus olhos estão fechados, a pessoa adormecida não reage a sons, toques. Ao mesmo tempo, podem ser observados espasmos episódicos dos braços ou pernas e movimentos rápidos e agudos dos globos oculares sob as pálpebras abertas. Pelo nome desse fenômeno, essa parte do sono é chamada sono rápido. Se você acordar uma pessoa nesse momento, na maioria das vezes (cerca de 80% dos casos), ela lhe dirá que teve um sonho – mais precisamente, um sonho. De ações ativas durante um sonho (quando em um sonho uma pessoa pode correr, lutar, gritar, etc.

moca dormindo de costas
moca dormindo de costas

Os estágios do sono se alternam em uma determinada ordem, formando o chamado ciclo do sono – os quatro primeiros estágios do sono lento passam, o sono rápido completa o ciclo. Durante uma noite de sono, 4-6 ciclos de sono geralmente são repetidos. A duração desse ciclo em um adulto é de 90 minutos, em crianças – cerca de 60 minutos. Absolutamente estritamente a regularidade da alternância dos estágios do sono não é mantida. Periodicamente, durante o sono, uma pessoa pode acordar (por um tempo, ir para um estágio mais superficial do sono) devido a um som agudo ou sentir-se inconveniente ou até acordar e ir ao banheiro, mas ainda depois de algum tempo o ciclo do sono termina e é substituído por um novo.

Outro padrão importante do sono é a proporção diferente de sono lento e rápido em um ciclo que muda da noite para o dia. O professor Theodor Shtekmann promoveu a tese de que “uma hora de sono antes da meia-noite é igual a duas horas depois”. De fato, nas primeiras horas após adormecer, acordar uma pessoa geralmente é mais difícil do que de manhã. Isso se deve ao fato de que na primeira metade do sono predomina o sono lento, na segunda – rápido. É por isso que frequentemente lembramos dos sonhos se acordamos de manhã e não no meio da noite. Ao mesmo tempo, o efeito geral da cura é mais alto no sono lento; portanto, depois de dormir várias horas no início da noite, podemos nos sentir quase recuperados após a vigília de um dia.

Por que eu preciso de um sonho?

O objetivo do sono lento e rápido foi esclarecido com base em inúmeras experiências baseadas no estresse mental e físico ou na privação de uma ou outra parte do sono. Foi demonstrado que a atividade física, principalmente à noite, leva ao aumento do número de sono lento, principalmente nos estágios mais profundos (3º e 4º). O uso da carga mental leva a um aumento no número de estágios profundos do sono lento e acelera o início do sono REM. Estudos bioquímicos mostraram que 80% da quantidade diária de hormônio do crescimento (hormônio do crescimento) é secretada durante um período de sono profundo e lento. E com alguns distúrbios do sono, quando a quantidade de sono profundo e lento diminui, por exemplo, com a síndrome da apneia obstrutiva do sono, as crianças sofrem retardo de crescimento e ganho de peso. Portanto, acredita-se

O papel do sono REM foi determinado em experimentos espirituosos, privando essa parte do sono realizada em ratos. O animal foi colocado em uma plataforma flutuando na água, na qual só poderia ser mantida em equilíbrio ativo. Ao adormecer e adormecer rapidamente, ocorreu uma diminuição no tônus ​​muscular – enquanto o animal perdeu sua capacidade de permanecer na plataforma, caiu na água e acordou imediatamente. Assim, foi possível limitar significativamente a quantidade recebida pelo rato REM. Em seguida, experimentos foram conduzidos para ensinar os animais a percorrer o labirinto até o alimentador. Descobriu-se que, se o rato ensinado era privado de um sono rápido, esquecia o caminho para a isca desejada. Essa experiência foi uma das confirmações vívidas do importante papel do sono REM na lembrança de eventos anteriores em mamíferos.

homem na natureza
homem na natureza

Nas pessoas, experimentos com a privação do sono rápido ou lento deram resultados mistos, os quais estão associados à complexidade de maior atividade nervosa e à formação de motivação. Na maioria das vezes, no contexto da privação do sono REM, os indivíduos se tornaram emocionalmente instáveis, às vezes agressivos. Alguns tiveram alucinações. Resumindo os resultados desses experimentos, pode-se argumentar que o sono rápido é necessário para os processos de lembrar e manter a saúde mental de uma pessoa. Os sonhos, que são um satélite dessa parte do sono, refletem uma atividade mental profunda e, de forma simbólica, podem fornecer à nossa consciência informações sobre situações de conflito intrapsíquico existentes.

Por que uma pessoa adormece?

De onde vem o estado do sono objetivamente? Por que no meio do dia uma pessoa comum não sente desejo de dormir e, à noite, mesmo em um posto responsável, está pronta para dar tudo pelos bons momentos do sono?

O corpo humano funciona em dois modos. Um deles é um estado de vigília bem estudado. Outro, respectivamente, estado de sono. Em um estado de sono e vigília, quase todos os processos da vida ocorrem de maneiras diferentes. Isso é visto com muita clareza no exemplo das mudanças no eletroencefalograma: os processos elétricos no cérebro humano diferem significativamente não apenas quando se compara o sono e a vigília, mas também entre os diferentes estágios do sono. A atividade de outros sistemas corporais também pode ser dramaticamente diferente. Por exemplo, respirar durante o sono se torna 2-2,5 vezes menos profunda do que durante a vigília, o ritmo cardíaco em um sonho diminui, a secreção de hormônios do estresse – cortisol, diminuição da adrenalina e hormônios específicos do sono são produzidos – melatonina, hormônio somatotrópico. Existem muitos outros exemplos.

O principal fator no início do sono é uma alteração na interação de dois sistemas de neurônios cerebrais – ativadores e inibitórios. O sistema ativador, que consiste em 8 centros, fornece estimulação das partes corticais e subcorticais do cérebro. Isso é necessário para manter um nível suficiente de consciência, para responder rapidamente às mudanças de circunstâncias, para garantir uma resposta coordenada dos órgãos internos a essas mudanças, para receber e usar informações. Se o sistema de ativação estiver danificado, por exemplo, durante um derrame cerebral, uma pessoa entrará em coma. Os principais “portadores” de informações dos centros ativadores para outras partes do cérebro são acetilcolina, noradrenalina, glutamato, histamina e várias outras substâncias.

Os centros relacionados ao sistema de sincronização cerebral, ou “centros do sono”, são muito menores. Dois deles são os principais – eles estão localizados na área do prosencéfalo e hipotálamo e contêm a substância inibidora universal ácido gama-aminobutírico e o peptídeo, importante para o sono, a galanina. Uma pessoa começa a sentir sonolência quando os centros do sono começam a trabalhar intensamente e suprimem a atividade de ativação dos centros cerebrais. Posteriormente, um mecanismo auto-sustentável é ativado quando o cérebro começa a se desconectar dos estímulos externos, ao mesmo tempo em que faz com que os neurônios corticais gerem atividade elétrica característica do estado do sono. Depois que o cérebro trabalha por um tempo suficiente no modo de sono lento, a interação complexa dos núcleos neurais do tronco cerebral desencadeia um sono rápido. O fim do sono REM completa o primeiro ciclo do sono,

Os pesquisadores sugerem que dois fatores adicionais desempenham um papel importante nos processos de iniciação do sono (sono lento): o acúmulo de um mediador de adenosina durante o dia (o mediador da fadiga) e o aumento dos pulsos noturnos do relógio interno do corpo (núcleos da supraquíase). Além disso, a probabilidade de sono também é afetada pelo acúmulo de melatonina do “hormônio do sono”, cuja produção começa a aumentar com a diminuição do fluxo luminoso do lado de fora (quando começa a escurecer).

cama arrumada
cama arrumada

Se os cientistas pudessem obter “hipnotoxina”, a humanidade se livraria para sempre da insônia.

Para explicar por que uma pessoa adormece todos os dias, por exemplo, às 0 horas e não às 11 ou 15 horas da tarde, é proposto um modelo de “dois processos”. Segundo ele, quando você acorda, uma certa substância ou complexo de substâncias, uma hipnotoxina, se acumula no corpo (lembre-se das experiências de pesquisadores franceses em cães sonolentos). Mais de uma dúzia de substâncias reivindicam o título de hipnotoxina, mas nenhuma delas ainda mostrou um claro efeito hipnótico sob condições experimentais em humanos. Juntamente com um aumento no conteúdo dessa hipnotoxina hipotética no corpo, à noite, o nível de ativação cerebral, que depende da atividade do relógio interno, está diminuindo. Assim, o “portão do sono” se abre, você só precisa entrar neles. Se uma pessoa elimina estímulos externos, adota uma postura horizontal relaxada na cama, provavelmente e o sono começa – os centros de sono começam a suprimir os centros ativadores e a adormecer. Durante a noite, quando o sono continua, a hipnotoxina é gradualmente neutralizada e a atividade cerebral, de acordo com os sinais do relógio interno, começa a aumentar. Nesse caso, chegará o momento em que o “portão do sono” será fechado – o despertar será possível mesmo com um pequeno estímulo interno ou externo e o sonho terminará.

De quanto sono você precisa?

Uma pessoa não consegue dormir? É freqüentemente mencionado que a tortura por privação do sono foi a mais terrível aplicada a uma pessoa, forçando-a a perder sua “aparência humana” em poucas semanas e a contar tudo aos seus atormentadores. O Guinness Book of Records, em 1965, registrou o primeiro (e único confirmado) registro de permanecer acordado por 264 horas (11 dias), que pertencia a um estudante americano Randy Gardner. Após 4-5 dias de falta de sono, o sujeito começou a sentir fraqueza, irritabilidade, suspeita, ele periodicamente tinha alucinações. Após o término dos experimentos, Randy dormiu por 14 horas e 40 minutos, os médicos o reconheceram como completamente saudável. No futuro, representantes da Agência Guinness se recusaram a registrar esses registros, pois estão associados a riscos para a vida e a saúde.

Os cientistas envolvidos no sono são céticos quanto à confiabilidade desses registros. Para provar que uma pessoa definitivamente não dormiu todo esse tempo, é necessário registrar continuamente os indicadores de polissonografia. Em experimentos com voluntários, foi demonstrado que, mesmo após 2 a 3 noites sem dormir, períodos de “sono adormecido” com duração de 10 a 30 segundos começam a invadir o EEG acordado usual e um experimento puro não funciona, porque no total algumas horas de sono ainda são acumuladas por dia. Muito provavelmente, o sono é uma motivação tão vital do corpo que é simplesmente impossível eliminar completamente sua aparência por um longo tempo.

Quanto uma pessoa precisa dormir para dormir o suficiente e se sentir bem? Atualmente, acredita-se que a necessidade de sono seja colocada geneticamente e depois que uma pessoa atinge a idade adulta praticamente não muda. A afirmação de que os idosos precisam de menos sono do que os jovens está errada, eles só têm mais motivos para dormir mal. Há evidências históricas de pessoas que dormiram muito pouco e, ao mesmo tempo, trabalharam ativamente e até tiveram um impacto significativo no curso da história. Dizem que Leonardo da Vinci dormia 1,5 horas por dia, Nikola Tesla – 2 horas, Napoleão Bonaparte – 4 horas, Winston Churchill e Thomas Edison – 4-6 horas. Não é possível verificar essas alegações. Os cientistas realizaram vários estudos de pessoas com pouco sono, que dormiram por 3-5 horas. A peculiaridade de seu sono era

Acredita-se que, para a maioria das pessoas, a “norma saudável” seja dormir por 7,5 a 8,5 horas. Para determinar uma necessidade pessoal individual de dormir, durante os “experimentos”, é necessário fornecer-se as condições mais favoráveis ​​e excluir fatores externos que podem distorcer a imagem – trabalho, estresse, antecedentes naturais e sociais adversos. A duração aproximada do sono de uma pessoa deve ser determinada em 2-3 semanas de férias, “sem frescura”, após a falta crônica de sono, característica de muitas pessoas que trabalham ativamente, será compensada.

Uma característica da sociedade moderna é a limitação consciente do sono em favor do aumento do horário de trabalho ou, inversamente, do tempo de descanso à noite e à noite. Esse efeito também é chamado de “efeito Edison”, em homenagem ao famoso inventor americano, que melhorou uma lâmpada incandescente elétrica para produzi-la em grandes quantidades e, figurativamente falando, “transformar noite em dia”. Ainda não é possível determinar exatamente quanto tempo uma pessoa pode existir em condições de restrição do sono sem consequências para si mesma. No entanto, já foram recebidas várias evidências sobre os efeitos negativos da restrição prolongada do tempo de sono na saúde.

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