mulher com travesseiro

“Eu sofro de insonia?”, Uma pergunta que é frequentemente feita depois de várias noites sem dormir. O seu sono ruim é apenas um episódio isolado relacionado a fatores externos ou é algo mais sério e mais arraigado? Este teste de insônia existe para lhe dar respostas e ajudá-lo a avaliar a gravidade da sua insônia.

Como lembrete, ⅓ da população francesa sofre de sono ruim e 10 a 20% sofre de insônia crônica . O impacto do sono ruim é sentido diariamente, mas também de forma econômica, uma vez que custa a cada ano mais de 31 bilhões de euros. 

Sobre este teste de insônia

Este teste é baseado na análise do ISI (Índice de Gravidade da Insônia), uma ferramenta desenvolvida para avaliar a gravidade da insônia de uma pessoa. Foi criado pelo Dr. Charles M. Morin, professor de psicologia da Universidade de Laval, em Quebec, um dos especialistas em sono mais reconhecidos do mundo. Este teste de insônia é amplamente utilizado para estudos clínicos e observacionais como um meio de avaliar a insônia. 

cama arrumada
cama arrumada

Faça o teste e avalie a gravidade da sua insônia

Você deve simplesmente observar os seguintes critérios de 0 a 4. De fato, é importante levar em consideração dados recentes (por exemplo, seu sono nas últimas 2 semanas).

Sobre a qualidade do seu sono

1. Quão difícil é para você adormecer?

0. Nada 1. Não realmente 2. Moderadamente 3. Difícil 4. Muito difícil

2. Quão difícil é para você ficar dormindo? Você acorda frequentemente durante a noite?

0. Nem um pouco 1.Nem realmente 2. Moderadamente 3. Difícil 4. Muito difícil

3. Quão difícil é você acordar de manhã?

0. Nada 1. Não realmente 2. Moderadamente 3. Difícil 4. Muito difícil

Sobre o impacto da insônia em sua vida

4. Quão satisfeito / insatisfeito você está com seu sono atual (nas últimas duas semanas)?

0. Muito satisfeito 1. Satisfeito 2. Moderadamente 3. Não satisfeito 4. Nada satisfeito

5. Qual a sua qualidade atual de sono?

0. Nada 1. Quase não 2. Pouco 3. Muito 4. Muito

6. Você está preocupado / ansioso com o seu sono atual?

0. Nada 1. Quase não 2. Pouco 3. Muito 4. Muito

7. Como seu sono atual afeta sua vida diária (fadiga, humor, concentração, memória, etc.)?

0. Nenhum 1. Quase não 2. Pouco 3. Muito 4. Muito

 Adicione suas respostas para obter um total entre 0 e 28 para determinar a gravidade de sua insônia. 

  • 0-7: Ausência de insônia
  • 8-14: Sob o limiar da insônia
  • 15-21: insônia moderada
  • 22 – 28: Insônia grave

Se você marcar entre 0 e 7 , não precisará se preocupar. Você tem uma estrutura robusta do sono e boa higiene do sono. Continue assim!

Se você pontuar entre 8 e 14 , ainda estará abaixo do limite mínimo e não poderá ser considerado insone. Por outro lado, sua vida diária ou seu estresse podem afetar seu sono. Recomendamos que você preste atenção antes que esses problemas afetem seu sono de maneira mais sustentável.

Se você pontua entre 15 e 28 , você tem os sintomas de insônia (moderada ou grave). É hora de implementar ações para reestruturar seu sono, pílulas para dormir não são a única alternativa e muitas terapias foram comprovadas. Por exemplo, terapia cognitiva e comportamental (TCC)para insônia é o tratamento recomendado pela comunidade médica e científica.

cama arrumada
cama arrumada

Um bom colchão irá salvá-lo da insônia!

Todo mundo sabe que, além da existência ativa, uma pessoa também deve dormir. O sono saudável é uma parte da vida tão importante e indispensável quanto o despertar. 

O sono é uma fonte de bom humor, bem-estar, uma garantia de beleza, juventude e saúde. Não é de admirar que o sono seja considerado a melhor maneira de relaxar. Somente nesse momento uma pessoa pode se distrair de problemas urgentes.

Portanto, a insônia é o pior inimigo da humanidade, pois implica não apenas a falta de sono, mas também problemas de saúde, piorando o bem-estar. Vejamos as razões pelas quais a insônia ocorre com mais frequência.

  • Estado emocional. A superexcitação nervosa muitas vezes mantém você acordado.
  • Maus hábitos. Álcool, tabaco e café são os excitadores mais populares que o mantêm acordado.
  • A comida Como processos bioquímicos complexos ocorrem no corpo humano à noite, a qualidade do sono depende da qualidade da nutrição.
  • Fusos horários. Uma rápida mudança de fuso horário pode causar falta de sono. Demora cerca de dois dias para se recuperar.
  • Falta de boas condições de sono. O exemplo mais impressionante é um colchão desconfortável, no qual você precisa se virar e girar por um longo tempo para encontrar uma posição confortável.
    • Duro, médio duro e macio. Se você tiver problemas com a coluna, é melhor prestar atenção em modelos mais rígidos. O mesmo se aplica a crianças cuja coluna está se formando.
    • Tamanhos. Se você tiver uma cama padrão – poderá escolher um colchão padrão, caso contrário, precisará fazer um pedido individual.
    • Com molas e sem molas. Cada um desses tipos tem suas próprias vantagens, portanto, a escolha deve ser baseada em suas preferências.

Fontes científicas:

http://sleepinstitute.eu
https://claytonsleep.com/
https://www.sleepwell.org/

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