ondas de ruido rosas

Como os ruídos, incluindo o ruído rosa, ajudam a dormir melhor?
É um fenômeno estranho quando você pensa sobre isso. Por que o ruído estático de uma televisão sem recepção ou os parasitas de uma estação de rádio fora de alcance nos parecem … agradáveis.

O ruído branco é frequentemente apresentado como uma solução para adormecer. No entanto, dormir em um ambiente mais barulhento parece paradoxal.

Poucas pessoas sabem disso, mas existem muitos outros tipos de ruído além do ruído branco. De fato, o ruído rosa está se tornando cada vez mais popular por seus poderes hipnóticos “mágicos”.

Mas como esses barulhos realmente nos ajudam a dormir melhor? E qual é a relação com essas cores? Agora, explicaremos a você o que dá o tom a esses ruídos e como você pode usá-los hoje à noite.

Espectro de cor do ruído


Vamos dar um passo para trás para entender por que o ruído tem algo a ver com cores. Segundo um artigo do The Atlantic , uma onda sonora consiste em duas características.

– Frequência, ou seja, o número de vibrações da onda por segundo.

– A amplitude então, que corresponde ao tamanho das ondas.

O que é barulho? 

O ruído branco (ou qualquer outro ruído colorido) recebe o nome de uma analogia com o espectro de cores. É, portanto, composto de todas as frequências audíveis que os humanos podem ouvir.

Da mesma forma, a luz branca é composta de todas as frequências visíveis que os humanos podem ver. Isso vale para todos os sons do arco-íris: azul, marrom e rosa também.

pés na cama
pés na cama

Apresentação de ruído rosa e branco

No ruído branco, cada frequência sai aleatoriamente e com potência igual . É como milhares de sons diferentes misturados. Mas outras cores se referem a sons diferentes porque sua energia é mais forte nas extremidades superior ou inferior do espectro sonoro. Isso cria um som diferente. É por isso que o ruído rosa ou marrom tem um som mais profundo e mais sério.

Esses sons são menos agudos que o ruído branco por causa de nossa biologia. Mas o ruído rosa foi projetado para acomodar nossa audição e equilibra as oitavas, para que haja menos espaço entre elas. Isso torna o som mais agradável e mais sério.

O ruído branco é considerado a solução para as noites sem dormir. No entanto, o ruído rosa é muito mais propício para um sono de boa qualidade.

Em um nível básico, nossos cérebros são muito receptivos ao som, especialmente em um ambiente silencioso (no meio da noite, por exemplo). Adicionar ruído de fundo é uma maneira natural de abafar roncos irritantes ou vizinhos barulhentos. De fato, esse ruído torna qualquer ruído de fundo menos extremo para nossos ouvidos delicados.

Ruído rosa e sono

Foi cientificamente comprovado que o ruído rosa realmente melhora a fase do sono profundo. Isso permite uma melhor formação da memória e a revitalização do cérebro. Um estudo em que sons com oscilações lentas (ou seja, um ruído rosa) foram transmitidos revelou que esses sons realmente melhoram a atividade oscilatória lenta e semelhante do cérebro (ou seja, sono profundo).

Outro estudo testou 11 pessoas em um laboratório do sono por duas noites, transmitindo ruído rosa para alguns participantes quando eles se aproximaram da fase de sono profundo na primeira noite.

Na segunda noite, os pesquisadores espalharam ruído rosa para aqueles que perderam a primeira vez. Antes de irem para a cama, 120 pares de palavras foram mostrados aos participantes.

Quando acordamos na manhã seguinte, perguntamos a eles quantos pares eles poderiam se lembrar. Para os participantes, o sono era mais profundo à noite, quando havia uma difusão do ruído rosa. Isso também levou a um aumento na altura das ondas cerebrais naquela noite. Os participantes lembraram quase o dobro de palavras após a noite do barulho rosado, em comparação com a noite passada em silêncio.

O resultado

Jogados em momentos específicos do sono profundo, esses estímulos sonoros baseados no ruído rosa têm o efeito de “aumentar” os impulsos do tálamo (que é um tipo de condutor das zonas neuronais) .

Eles também otimizam seu ritmo. Isso ajuda a sincronizar mais neurônios ao mesmo tempo e com mais intensidade. Isso resulta em um aumento na amplitude e densidade das ondas lentas. Estes são os principais indicadores da qualidade do sono profundo.

Como reproduzir esse som em casa?

Embora não seja milagroso para curar patologias do sono, o ruído rosa pode ser benéfico para o sono profundo.  Portanto, para os nossos dias também. Infelizmente, não temos meios ou tempo para ir a um laboratório do sono para obter esses estímulos sonoros.

mulher dormindo na montanha
mulher dormindo na montanha

O que a ciência diz sobre o ruido rosa

O ruído rosa é o novo branco. Acredita-se que isso não apenas torne mais fácil adormecer, como também tenha um efeito positivo na saúde mental em geral. Mas o que ele é?

De acordo com as palavras de Nelly Papalambros pela Northwestern University, ruído rosa – uma espécie de ruído branco. Mas, ao contrário do que costumava considerar o ruído branco, esse ruído é um pouco mais poderoso e com muitos graves.

Para uma pessoa comum que não é especialista e não solicita a ajuda de dispositivos, não haverá diferença óbvia nos dois ruídos. Embora o ruído rosa possa realmente ser mais suave e mais suave . Pelo menos para alguns de nós.

Ondas quebrando nas rochas, o som da chuva no vidro, o som de um trem correndo – tudo isso é ruído rosa (que, lembre-se, também pode ser chamado de ruído branco). Estudos mostram que nossos cérebros são capazes de processar som mesmo quando dormimos, portanto, usá-lo para aumentar a profundidade e a qualidade do sono pode funcionar potencialmente.

Os cientistas pensam que o ruído rosa afeta a atividade elétrica dos neurônios, relaxando assim todo o corpo. Outra coisa é que, em laboratórios onde os efeitos positivos do ruído no corpo humano são registrados, o nível do som é sempre controlado.

Em outras palavras, o ruído rosa nas aplicações ou como uma função adicional de um alarme leve , é claro, pode ser eficaz. No entanto, não há garantia de que ele será assim.

É útil ter em mente que, até o momento, não foram realizados estudos que comparassem o ruído rosa com o ruído branco. Portanto, a maioria dos especialistas concorda que eles agem mais ou menos da mesma maneira e, portanto, a escolha deste ou daquele tipo de ruído depende principalmente da percepção individual do paciente.

E lembre-se de que, se você tiver sérios problemas para dormir ou adormecer , consulte um médico. E o ruído rosa só pode ser experimentado se você geralmente dorme bem, mas está “apenas se perguntando como isso funciona” .

Bom sono: indispensável ao trabalho, importante para a saúde

“Não vá para a cama se não puder ganhar dinheiro na cama!” – disse o famoso ator e comediante americano George Burns. Com mais ou menos desejo, muitos seguem esse conselho, não se permitindo dormir o suficiente por semanas e meses. O que isso pode levar? No ambiente de hoje, estamos acostumados a pensar sobre coisas e fenômenos da perspectiva de seus possíveis danos ou benefícios. Vamos ver o que a falta de sono pode prejudicar e por que é benéfico descansar.

Dano de falta de sono. Não se prive do sono!

Você pode se concentrar no trabalho se algo o machuca constantemente? Você consegue manter alta produtividade do trabalho quando seus dias passam em uma névoa de fadiga incrível? Caso contrário, é melhor mudar sua atitude para dormir, porque a falta dela está longe de ser boa para você.

  • A falta de sono provoca o desenvolvimento de hipertensão arterial e doenças cardíacas, aumenta o risco de ataques cardíacos e derrames.
  • Com sono insuficiente, a secreção de peptídeos especiais responsáveis ​​pela regulação do apetite é interrompida. Isso contribui para o aumento da fome e leva à obesidade.
  • Com uma curta duração do sono e despertares frequentes, a produção de testosterona é interrompida. Pessoas que dormem menos de 7-8 horas por dia interrompem o metabolismo da glicose no corpo, que é um fator de risco para diabetes. O sono defeituoso acelera o envelhecimento.
  • Mesmo uma noite sem dormir causa sonolência diurna, maior irritabilidade, menor atenção e concentração. Se depois de uma noite sem dormir se deparar com alguns negócios importantes, por exemplo, uma reunião importante, você provavelmente não será capaz de atingir seus objetivos.
  • Com a falta de sono, o metabolismo dos mediadores no cérebro, incluindo a serotonina, é perturbado. Essa substância controla o humor, dá paz e nos faz perceber o mundo como ele é. A falta de serotonina na privação do sono leva a uma percepção da realidade circundante em tons sombrios e pode até levar à depressão.
  • A privação do sono aumenta o risco de síndrome da fadiga crônica e burnout. O resultado de tudo isso é saúde precária, baixa produtividade e relacionamentos difíceis com os outros.

Mantenha a calma!

O estresse frequente no trabalho pode levar a problemas de saúde. De todos os sistemas orgânicos, os sistemas cardiovascular e endócrino são os primeiros a sofrer de estresse.

O que faz um sono completo?

O benefício de um sono completo já pode ser considerado no momento em que ajuda a evitar as consequências mencionadas acima. Além disso, ele permite que você permaneça uma pessoa saudável, alegre e equilibrada. Além disso, o descanso de qualidade oferece vários “bônus” agradáveis.

  • Um sono completo ajuda a ter uma boa aparência, pois evita o aumento da liberação de hormônios do estresse que causam distúrbios na microcirculação sanguínea e a formação de colágeno na pele.
  • Durante o sono lento, o hormônio somatotropina é liberado, o que ajuda a restaurar os tecidos, fortalecer os ossos e aumentar a massa muscular. Dormir em vez de uma academia – uma boa alternativa?
  • O sono completo ajuda a consolidar a memória, melhorando especialmente a memória de longo prazo. Isso é muito importante para quem é forçado a absorver uma grande quantidade de informações e se lembrar de tudo no mundo.
  • Durante o sono, uma “análise residual” das informações recebidas durante o dia ocorre no cérebro. Em outras palavras, ele continua a funcionar quando você dorme. Às vezes, pode trazer surpresas agradáveis ​​na forma de insights espontâneos. Por exemplo, em um sonho, Mendeleev compilou sua própria mesa: Kekule abriu um anel de benzeno. Talvez você também tenha perguntas insolúveis, as respostas que seu cérebro já conhece, mas até agora não pode dizer?

Como Miguel de Cervantes escreveu em Dom Quixote, “abençoe o Senhor que inventou o sonho!” O descanso normal é saúde, vitalidade e alta capacidade de trabalho. Vamos torcer para que você se inspire com esse pensamento e agora não seja tão persistente em tirar suas preciosas horas de sono.

Para todos dormirem!

Pessoas que sofrem de falta crônica de sono, perdem a capacidade de tomar as decisões corretas e prever eventos e começam a se concentrar excessivamente em coisas pequenas.

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