É bom dormir ouvindo música?

cama arrumada

cama arrumada

Você achou a pergunta no título estranha? Conhecemos pessoalmente vários homens e mulheres que não conseguem adormecer em silêncio de maneira alguma – e não apenas os vizinhos atrás do muro são os culpados. Mas é útil adormecer com a música? Como isso afeta seu corpo? E com que humor você pode acordar de manhã? Neste artigo, tentaremos responder a essas perguntas.

Você achou a pergunta no título estranha? Conhecemos pessoalmente vários homens e mulheres que não conseguem adormecer em silêncio de maneira alguma – e não apenas os vizinhos atrás do muro são os culpados. Mas é útil adormecer com a música? Como isso afeta seu corpo? E com que humor você pode acordar de manhã? Neste artigo, tentaremos responder a essas perguntas.

Os bebês sejam levados a descansar e dormir com canções de ninar ou canções de ninar especiais da caixa de música, cassete ou CD ou MP3. Além disso, também há muitos adultos acompanhados de música para a terra dos sonhos noite após noite.

Desta vez, na revista do sono, lidamos extensivamente com o tema da música do sono ou da música do sono, e entre outras coisas, responderemos à questão de saber se adormecer com a música é útil ou bastante perturbador. Por exemplo, agora você pode aprender mais sobre o efeito da música no sono ou sobre a música popular para adormecer ou dormir.

Música para adormecer – O que os estudos dizem

Há um estudo de inglês de 2018 em que, entre outros, estava envolvida a cientista Tabitha Trahan, da Universidade de Sheffield, que tratou do tema de adormecer com a música.

Como parte de uma pesquisa internacional on-line, o estudo entrevistou mais de 650 adultos que ouvem música regularmente. Uma das perguntas foi se os participantes da pesquisa também usam a música como um auxílio para adormecer e, se sim, como funciona.

Como resultado, 62% de todos os participantes afirmaram que já haviam tentado adormecer com música pelo menos uma vez. 20% dos entrevistados disseram que usam a música para adormecer pelo menos uma vez por semana.

A equipe de pesquisa também perguntou sobre a seleção de músicas, que é preferencialmente usada como auxílio para dormir. – Um total de 545 compositores de 14 gêneros musicais foram nomeados para esta pergunta:

A coisa dominante era claramente a música clássica ou clássica. – Cerca de um em cada três participantes da pesquisa indicou uma preferência pela música clássica. A segunda música rock mencionada com mais frequência foi mencionada como o auxílio para dormir preferido para a pesquisa on-line (cada décimo da pesquisa indicava rock). A música de meditação normalmente usada para fins de relaxamento foi dada apenas por quatro por cento dos entrevistados. O heavy metal caiu logo atrás da música de meditação.

Entre compositores ou músicos, Johann Sebastian Bach ficou em primeiro lugar com 15 menções – à frente de Mozart e Ed Sheeran com 13 menções cada. Coldplay, Frédéric Chopin e Brian Eno (especialmente populares na Inglaterra, de onde veio a maioria dos participantes) também se tornaram populares. Tabitha Trahan descobriu que os efeitos da música desconhecida são menos reconfortantes para nós.

O estudo na internet também descobriu que as pessoas que usavam a música para adormecer não eram expostas a uma carga de estresse maior do que as que adormeciam sem música. Os distúrbios do sono também não eram particularmente comuns entre os participantes que usavam música do sono. No entanto, com relação ao objetivo da música adormecer, quase todos os usuários afirmaram que se sentiriam apoiados pela música ao desligar e, portanto, poderiam ser mais facilmente distraídos por pensamentos. – Caso contrário, esses pensamentos o impediriam de dormir em tempo hábil.

Outros participantes da pesquisa citaram o hábito ou uma preferência geral ou paixão pela música como razões para ouvir música antes de dormir.

Os cientistas descobriram que o estudo on-line não é representativo. Então poderia Pode ser que a maioria dos sujeitos do teste tenha interesse em música. Além disso, participaram significativamente mais jovens do que idosos, o que também poderia ter afetado os resultados do estudo.

Também deve ser enfatizado que o estudo não é adequado para avaliar o sucesso da música como auxílio para dormir. – Não há dados objetivos para avaliar a qualidade do sono.

Mais detalhes sobre o estudo:
https://journals.plos.org/plosone/article?id=10.1371/journal.pone.0206531

Como você deve ouvir música?

Para que a música possa apoiar o processo de relaxar e adormecer, é irrelevante se a música é tocada por fones de ouvido, fones de ouvido, caixas de alto-falante normais ou por um alto-falante inteligente, como o Google Home ou o Amazon Echo.

No entanto, se não apenas a música entra no ouvido, mas ao mesmo tempo barulhos desagradáveis ​​devem ser mantidos afastados, os ouvintes geralmente têm o “nariz” à frente.

No entanto, se você adormecer com fones de ouvido normais, pode rapidamente se tornar desconfortável. Além disso, os cabos possivelmente existentes também podem ser associados a um risco de lesão que não deve ser subestimado. Se você costuma adormecer com fones de ouvido ou deseja adormecer, procure fones de ouvido ou fones de ouvido adequados para dormir em lojas especializadas ou online. Esses modelos foram projetados especialmente para dormir e possuem recursos adaptados aos requisitos especiais.

Boa maneira de relaxar

Bem, é claro, a música clássica é um remédio comprovado para a insônia! Qualquer homem que já acompanhou o escolhido para ópera ou balé vai falar sobre isso. A cada 20 minutos – e você já está “bicando o nariz”. E em 2 horas você dorme o suficiente na cadeira Philharmonic, pois nem sempre funciona em casa na cama.

O fato é que o ritmo estressante da vida em uma cidade moderna afeta você e derruba seus próprios biorritmos . Como resultado, você fica sombrio, nervoso e irritado. A música melódica medida ajuda a restaurar a paz perdida e a harmonia interior, o que cria excelentes condições para adormecer, restaurar a força … E ninguém mais diz que você não é indiferente ao destino da princesa Turandot!

Fato interessante: as propriedades relaxantes dos sons são frequentemente usadas em centros médicos e spas. De fato, a palavra “spa” não veio da palavra “sono”, mas do nome do resort belga, mas para nossos ouvidos parece muito semelhante, principalmente porque eles também oferecem relaxamento.

casal deitado descansando
casal deitado descansando

Que tipo de música escolher?

Na maioria dos casos, rock agressivo ou hip hop é uma má idéia. Lembre-se disso ao compor sua própria “lista de reprodução noturna”. Mas, em geral, cada preferência é individual . Alguém está empolgado com Vivaldi, e os gritos do solista do AC / DC não são de todo envergonhados, mas alguém pelo contrário consegue relaxar apenas ao som da chuva ou do canto dos pássaros.

Mas os cientistas dizem que a influência da música em seu corpo é determinada não apenas pelo ritmo e volume, mas também pela sua educação, bem como pela identidade cultural e nacional . Portanto, para evitar conseqüências desagradáveis ​​para a psique, é melhor ficar sem motivos orientais – ouvir a música do seu país: essas vibrações harmonizam seus centros de energia e afetam o subconsciente.

Um fato interessante: as obras de Sibelius, Grieg e, é claro, Tchaikovsky são consideradas o melhor remédio para a insônia. Mas mesmo eles estão longe das canções de ninar que você ouviu na infância. Não prive seu filho dessa experiência – não substitua a voz da mãe por uma gravação indiferente!

A música deve soar a noite toda?

As experiências dos cientistas mostram o efeito positivo da música na memória . Mas a verdade é que, apenas com a condição de que os sons correspondam às “frequências das ondas cerebrais” em cada fase do sono. É improvável que você possa sincronizá-los em casa.

Por outro lado, é necessário o trabalho consciente do cérebro para perceber o conceito e o enredo . Portanto, os sons da natureza para a sua audição adormecida são um pouco diferentes das obras do famoso compositor. A mente subconsciente é mais sensível à situação geral. Tente prestar atenção aos seus próprios sentimentos: se você se sentir confortável quando a música estiver tocando na sala, tudo estará em ordem.

Fato interessante: Eles dizem que não apenas as notas são importantes, mas também sobre qual instrumento levá-las. Por exemplo, o violino melhora o sistema cardiovascular, o saxofone é bom para os rins e o tambor é bom para o fígado. No entanto, no que diz respeito a instrumentos específicos e seu impacto em determinados órgãos e sistemas de consentimento, não há observação entre especialistas. Aparentemente, todo mundo sente isso à sua maneira …

E mais um pequeno truque no final. De manhã, ative músicas vigorosas e enérgicas : isso ajudará você a sintonizar um novo dia e a encontrá-lo de bom humor. E a produtividade diária sem dúvida afetará a qualidade do sono noturno. Então – na natureza tudo está em equilíbrio!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *