Melatonin

Você provavelmente já ouviu falar que a melatonina ajuda a regular o sono, certo? Esse hormônio é uma parte fundamental do ciclo de sono e descanso do corpo. A produção da melatonina começa durante a noite, gerando assim um sono mais saudável e revigorante.

O corpo humano produz a melatonina normalmente, mas com o passar do tempo as pessoas vêm cada vez mais usando fontes externas desse hormônio, em pílulas ou líquidos, como uma forma de melhorar a qualidade do sono. 

Em diversos países do mundo, a melatonina é vendida como um suplemento. Nos Estado Unidos, é um dos suplementos mais consumidos entre adultos e inclusive crianças. 

Pesquisas comprovam que a melatonina pode ajudar a aumentar a qualidade do sono em alguns organismos. Mas antes de utilizar esse suplemento para otimizar o seu descanso, existem algumas coisas que você precisa saber. Encontre abaixo algumas informações importantes sobre o uso da melatonina.

O que é melatonina?

Esse hormônio é uma substância naturalmente produzida pelo cérebro que ajuda a regular o ritmo circadiano e melhorar a qualidade do sono dos usuários.

Uma questão curiosa sobre a melatonina, é que a sua produção aumenta no escuro. Na escuridão a glândula pineal produz uma quantidade maior de melatonina, enquanto que na luz essa produção diminui. 

Com isso, a melatonina ajuda a regular o sono durante a noite e nos manter alerta durante o dia. Ao fazer isso, esse hormônio ajuda na transição do sono e causa uma maior sensação de descanso e sono saudável

A melatonina produzida dentro do corpo é chamada de melatonina endógena, e ela também pode ser criada sinteticamente em laboratório e vendida em cápsulas ou em líquido. 

Os suplementos de melatonina podem melhorar o sono?

É comprovado que a melatonina produzida no corpo humano atua em um papel importante para a qualidade do sono, por isso muitas pessoas automaticamente pensam que tomando a melatonina como suplemento resolverão os seus problemas com sono.

A ciência, até o momento, demonstrou que tomar a melatonina como suplemento pode ser utilizado com eficácia em algumas situações. 

Segundo pesquisas, a melatonina em adultos tem bastante potencial para ajudar com problemas de sono, principalmente se esses problemas estiverem relacionados com Jet Leg e Transtorno da Fase Vigília-Sono Retardado.

O Transtorno da Fase Vigília-Sono Retardado é um distúrbio onde o horário de sono de uma pessoa é mudado. Para pessoas com essa “programação noturna”, pode ser difícil dormir se elas tiverem obrigações em outras áreas como trabalho e faculdade. 

Pesquisas indicam que doses de melatonina podem ajudar a regular o sono e ajudar pessoas com Transtorno da Fase Vigília-Sono Retardado.

Com relação ao jet lag, ele está normalmente relacionado a pessoas que viajam repentinamente entre fuso-horários. Normalmente, ocorrem após longos voos, isso porque o seu relógio interno está acostumado com o ciclo dia-noite do seu local de origem. 

Existem evidências em testes científicos de que doses de melatonina podem ajudar a readaptar o seu ciclo dia-noite, melhorar o sono e evitar o jet lag. 

Pessoas que trabalham em turnos noturnos também costumam ter problemas para dormir, porém, os estudos que testaram a eficácia da melatonina em pessoas que trabalhavam em turnos noturnos tiveram resultados inconclusivos. Apesar disso, diversos trabalhadores desse grupo afirmam que a melatonina traz diversos benefícios. 

Existe certo debate dentro da academia de pesquisa sobre a eficácia da melatonina em pessoas com insônia. Alguns pesquisadores afirmam  que a melatonina tem evidências a favor da comprovação da eficácia desse hormônio, porém, outros pesquisadores discordam. 

Como não existe suporte científico suficiente para descobrir se a melatonina tem eficácia comprovada em indivíduos com insônia, algumas pessoas optam pela opção de testar e experimentar se esse hormônio faz alguma diferença em sua rotina.. 

Formas adicionais de melhorar o seu sono

Desenvolver hábitos de sono saudáveis é algo essencial para todos, principalmente para pessoas com problemas de sono. Mesmo que a melatonina ofereça uma ajuda, realizar mudanças na sua rotina e realizar uma higiene de sono pode alavancar uma melhora ainda maior junto com o uso desse hormônio. 

Lembramos que  conversar com um profissional da saúde antes de iniciar o uso da melatonina é o caminho certo, já que o seu distúrbio do sono pode ser um sinal para algum outro problema de saúde.

Como a Melatonina pode Ajudar a Regular o seu Sono

Qual a dosagem certa de melatonina?

Não existe um consenso médico sobre a dose indicada de melatonina, porém a maioria dos especialistas recomenda evitar doses muito altas. Nos estudos aqui citados, as dosagens eram entre 1 miligrama a 2 miligramas. 

A dose normalmente ingerida por usuários está entre 1 e 3 miligramas, mas esses números devem ser avaliados levando em conta peso e idade da pessoa com problemas com sono. 

Algumas pessoas relatam sentirem sonolência diurna durante o uso da melatonina. Se isso ocorrer com você, tente diminuir a dose que está tomando. Como com todos os nootrópicos e suplementos, sempre é recomendado começar o uso com uma dose baixa de teste e ir aumentando conforme achar necessário.

Quais são os efeitos colaterais da melatonina?

O uso da melatonina tem poucos efeitos colaterais comuns e é bem aceito pelo organismo da maioria das pessoas. Os efeitos adversos mais relatados são dores de cabeça, sonolência diurna e tontura, mas esses sintomas são sentidos apenas por uma pequena parcela dos usuários. 

Caso você seja alérgico, consulte um médico antes de tomar a melatonina e leia a composição do frasco do seu suplemento. Cheque também por interações adversas com medicamentos que fazem parte do seu dia-a-dia, pessoas que tomam medicamentos para epilepsia e para afinar o sangue devem tomar muito cuidado ao utilizar a melatonina. 

Onde comprar Melatonina?

A melatonina pode ser encontrada em diversas lojas de suplemento online como o Cosmic Nootropic e o Nootropics Depot.

Além disso, é possível comprar esse hormônio pela Amazon e eBay por preços bem em conta. 

Conclusão…

Existem contradições quanto a eficácia da melatonina para auxiliar o seu sono, com exceção em casos de jet lag e Transtorno da Fase Vigília-Sono Retardado. Se o seu caso for algum desses, vá em frente! E caso o seu problema seja outro, não fique frustrado. A melatonina ainda foi pouco estudada e com o decorrer dos anos a comunidade científica provavelmente irá descobrir diversos benefícios do seu uso. 

E você, já usou a melatonina? Ficou com alguma dúvida? Escreva nos comentários que irei responder e tentar ajudar ao máximo.

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