O sono piora com a idade?

casal idoso alegre

casal idoso alegre

Muitas pessoas pensam que os problemas de deterioração da qualidade do sono preocupam seriamente apenas os idosos. No entanto, isso está longe de ser o caso. Mal alcançando a idade adulta, uma pessoa já pode enfrentar os primeiros distúrbios do sono devido à idade. Você provavelmente não esqueceu como, quando criança e adolescente, dormia demais até o almoço? E agora você só tem que sonhar com isso … Você se recusaria a retornar seu sono natural e profundo?

Muitas pessoas pensam que os problemas de deterioração da qualidade do sono preocupam seriamente apenas os idosos. No entanto, isso está longe de ser o caso. Mal alcançando a idade adulta, uma pessoa já pode enfrentar os primeiros distúrbios do sono devido à idade. Você provavelmente não esqueceu como, quando criança e adolescente, dormia demais até o almoço? E agora você só tem que sonhar com isso … Você se recusaria a retornar seu sono natural e profundo?

Por que a qualidade do sono está mudando?

Com a idade, os padrões de sono mudam, e isso começa a acontecer assim que a pessoa atinge a idade adulta. O resultado é um sono tão longo e profundo como na infância e adolescência. As fases do sono “rápido” começam a encolher, durante as quais o sono difere em profundidade e em sonhos vívidos. Uma vez que, apesar da redução dessas duas fases, a necessidade do nosso corpo para um descanso de qualidade permanece a mesma ou apenas diminui ligeiramente, podem surgir problemas de saúde e bem-estar. Torna-se mais difícil adormecer, muitas vezes acordamos à noite e de manhã não acordamos nem amanhecemos, porque não queremos mais dormir. Como resultado, nosso corpo sofre com a falta de sono adequado.

Por que a qualidade do sono piora ao longo dos anos?

Ao longo dos anos, o corpo humano passa por muitas mudanças. Alguns deles podem causar problemas com o sono. Aqui estão as causas mais comuns que afetam a qualidade do nosso sono:

Quebrando hábitos

Na infância, em regra, os pais monitoram de perto nossos padrões de sono. Agora, tendo entrado na idade adulta, muitas vezes não prestamos atenção suficiente para dormir. A não observação por nós do regime correto e regular de sono e vigília leva ao fato de que não dormimos bem à noite.  

Fatores como trabalho em turnos, abuso de álcool, sono diurno têm um efeito negativo no ritmo e na qualidade do sono noturno. Certamente, é difícil excluir completamente esses fatores da vida, mas é necessário pelo menos tentar minimizá-los.

Doenças

Muitas vezes, a razão pela qual o sono se tornou superficial e intermitente pode ser a presença de algum tipo de doença, especialmente, isso é típico para pessoas que atingiram uma idade muito madura. E para pessoas mais jovens, o sono pode ser interrompido devido a vários tipos de dor, como dor nas costas, dor no pescoço ou devido a problemas de saúde temporários. Na velhice, a perda de sono ocorre principalmente devido a doenças como artrite, menopausa e problemas cardíacos.

casal idoso almoçando
casal idoso almoçando

Medicamentos

Com a ajuda de medicamentos, você pode curar uma doença específica, mas, infelizmente, alguns deles também podem afetar adversamente a qualidade do nosso sono. Alguns medicamentos dificultam o sono, enquanto outros tornam o sono intermitente quando acordamos muitas vezes durante a noite.

Estresse

Não é segredo que a vida de um adulto moderno está cheia de todos os tipos de estresse. Embora o período da juventude também não seja fácil, você provavelmente concordará que em sua juventude sua mente não estava tão sobrecarregada de preocupações e problemas. Agora, vivendo uma vida independente, você começou a perceber que eles tendem a acumular uma bola de neve.

  • Serei capaz de concluir meus estudos com sucesso?
  • Será possível encontrar um emprego?
  • Vou conhecer minha alma gêmea?
  • Posso reembolsar o empréstimo?
  • Tudo vai ficar bem com meus filhos?

Tais questões inevitavelmente levam a estresse e tensão severos, e a qualidade do sono sofre como resultado.

Problemas psicológicos

Embora a juventude seja um período muito difícil, a maioria de nós ainda precisa superar desafios e desafios reais como adultos e pessoas maduras. A morte de entes queridos, doenças graves e outras circunstâncias difíceis da vida podem facilmente levar a problemas psicológicos, que geralmente são acompanhados por distúrbios e distúrbios do sono.

Distúrbios do sono

Se você sofre de algum tipo de distúrbio do sono, deve levá-los a sério, pois essa é outra razão pela qual não dormimos o suficiente. Apnéia (parada respiratória no sono) e síndrome das pernas inquietas são distúrbios que ocorrem frequentemente na idade adulta; portanto, não perca os primeiros sintomas desses distúrbios do sono.

Aposentadoria

Após a aposentadoria, muitos de nós começam a perceber que a qualidade do sono também está visivelmente piorando. Temos mais tempo e energia sobrando na aposentadoria, a partir de agora não estamos mais envolvidos no trabalho ativo. Muitas vezes, passamos o dia deitado e cochilando no sofá. O resultado desse estilo de vida é uma noite de sono superficial e sem importância.

A situação pode ser corrigida se, mesmo após a aposentadoria, permanecer ativo . Tente dormir menos durante o dia, para que a sua noite de sono seja mais forte e com mais tempo. Mantendo um estilo de vida ativo, você sentirá um agradável cansaço ao final do dia e à noite poderá adormecer facilmente.

Você notou mudanças na qualidade do sono noturno?

Você já reparou que dorme menos agora? Talvez não haja motivo para se preocupar, porque uma redução no tempo de sono nem sempre indica um problema sério. Naturalmente, ao longo dos anos, nosso corpo precisa de menos e menos sono, pois não precisa mais gastar energia em crescimento e desenvolvimento.

  • Se você começou a dormir menos, mas ao mesmo tempo se sente bem acordado, não tem motivos para se preocupar. Se, depois de acordar, você se sentir sobrecarregado, certifique-se, em primeiro lugar, de ter tempo suficiente para dormir. Talvez você deva ir para a cama mais cedo.
  • Se a curta duração do sono noturno não resultar de falta de tempo, nesse caso, será útil consultar um médico para obter orientação.

Se você deseja viver uma vida inteira, não feche os olhos para problemas óbvios com o sono. Procure orientação de um médico – ele certamente o ajudará a recuperar seu sono saudável e natural anterior, o que também afetará positivamente sua saúde e bem-estar.

E quanto você dorme bem hoje?

Você já pensou que a falta de sono o deixa não apenas cansado, mas também prejudica significativamente sua imunidade e também o leva à depressão.

Se você dorme muito pouco, ou vice-versa – dorme constantemente, pode colocar sua saúde em grande risco.

Preste atenção se você estiver dormindo …

… 5 horas ou menos  

Se você dorme em média 5 horas ou menos, isso reduz bastante a capacidade de regular o açúcar no sangue, o que pode dobrar a probabilidade de desenvolver diabetes.

Além disso, as pessoas que dormem menos de 5 horas por dia têm uma chance 50% maior de hipertensão crônica do que as pessoas que dormem pelo menos 6 horas por dia. Provavelmente, isso se deve a um nível aumentado do hormônio do estresse – cortisol, que aumenta a pressão no coração.

… 6 horas ou menos

Se você dorme 6 horas ou menos por pelo menos duas semanas, isso pode afetar sua memória, taxa de reação e habilidades cognitivas gerais.

… menos de 7 horas

Se você dorme menos de 7 horas por dia, aumenta o risco de ficar resfriado três vezes, pois as defesas do corpo estão enfraquecendo. E, portanto, o corpo se torna mais vulnerável a infecções e várias doenças.

… mais de 9 horas

Infelizmente, gastar muito tempo dormindo e aspersão constante também pode ser prejudicial ao seu corpo. Se você dorme regularmente por mais de 9 horas, também aumenta o açúcar no sangue, aumentando o risco de desenvolver diabetes.

Para se sentir acordado, cheio de energia e com uma pessoa saudável, você precisa dormir um dia de 7 a 8 horas. Essa é a norma que deve ser seguida o máximo possível. E se aconteceu que você se afastou, faça com que isso seja apenas uma exceção.

Envelhecimento e sono – como evitar problemas?

Muitos idosos observam que seu sonho não é o mesmo da juventude. Mas a insônia e outros distúrbios do sono não são uma parte necessária do envelhecimento! Se você deseja melhorar o sono nos próximos anos, algo pode ser feito agora. Comece pequeno – leia 10 dicas para melhorar o sono das pessoas mais velhas !

Como a idade afeta o sono?

O sono é parcialmente controlado pelo relógio interno do seu corpo. Eles determinam quando você se sente alerta e quando começa a assentir. Do berço à velhice, as alterações hormonais e o relógio interno causam mudanças no ritmo circadiano. Acredita-se que, por esse motivo, as pessoas idosas frequentemente vão para a cama e acordam mais cedo que os jovens.

Problemas de sono em idosos também podem criar mudanças no estilo de vida que geralmente acompanham a idade:

  • Saúde . As pessoas idosas correm um risco aumentado de doenças como síndrome da apneia obstrutiva do sono, síndrome das pernas inquietas, artrite, dor crônica etc., cada uma das quais pode afetar o sono.
  • Mudanças no cronograma . Após a aposentadoria, você geralmente tem mais tempo livre e menos responsabilidades. Embora não ter que seguir um regime rigoroso seja um dos benefícios da velhice, também pode perturbar o sono e colocar você em risco de insônia.
  • Atividade motora reduzida. Algumas pessoas praticam esportes a vida toda, mas a maioria ainda diminui a atividade com a idade. E a falta de exercícios regulares pode interferir na sua boa noite de sono.
  • Vigília noturna . Alterações relacionadas à idade no relógio interno tornam seu sono mais superficial e intermitente. E despertares freqüentes à noite podem levar à sonolência durante o dia, que é novamente repleta de distúrbios do sono.
  • Estresse e ansiedade . Eventos de vida comuns a muitos idosos, como perda de entes queridos ou dificuldades financeiras, podem levar à ansiedade excessiva, que causa distúrbios do sono.

10 dicas para melhorar o sono para a geração mais velha

Se for mais difícil adormecer com a idade, tente o seguinte:

  • Converse com seu médico. Se você tiver problemas para dormir, como artrite intensa, dor crônica ou apneia obstrutiva do sono, tratá-los pode melhorar seu sono.
  • Limite de cafeína e álcool . Excesso de cafeína e álcool é improvável que beneficie seu regime. Faça uma regra para parar a cafeína à tarde.
  • Defina o modo. Se você for dormir e acordar ao mesmo tempo, será mais fácil adormecer à noite e permanecer acordado durante o dia, enquanto treina seus biorritmos.
  • Cancele o sono diurno . Se você acha difícil dormir à noite, um cochilo à tarde pode agravar a insônia. Cancele a hora tranquila e talvez adormecer seja mais fácil.
  • Mantenha um diário. Registre suas preocupações, problemas e soluções regularmente. Ao fazer isso durante o dia, você libera a mente para que ela não precise lutar pelas mesmas tarefas à noite.
  • Exercícios – o mais tardar 4 horas antes de dormir . A atividade física é ótima, apenas tudo tem seu tempo. A carga no sonho que se aproxima pode levar a um aumento da frequência cardíaca e da temperatura do corpo, o que impedirá o sono.
  • Exercícios de relaxamento. Aprenda a relaxar antes de ir para a cama – acredita-se que ajuda a dormir melhor. Tente treinamento automático, ioga ou meditação.
  • Retire o relógio do quarto. Um relógio exerce pressão constante sobre sua psique; portanto, as pessoas cujo sono é ansioso não devem vigiá-lo no quarto.
  • A cama é apenas para dormir e amar. Acostumado a comer, ler ou assistir TV na cama, você começa a associar subconscientemente a cama a atividades externas.
  • Não deite na cama sem dormir. Levante-se, se você não conseguir dormir e fazer algo chato – por exemplo, leia a lista telefônica. Quando você se sentir pronto para adormecer, volte para a cama.

Esperamos que essas regras simples para melhorar o sono ajudem você a sentir uma onda de força ao acordar para receber um novo dia!

Precisamos de menos sono na velhice?

É uma suposição comum que as pessoas dormem menos na velhice do que nos anos mais jovens. A ciência ainda não é clara: por um lado, os estudos mostram que, com cerca de 20 anos, fica claro se você é madrugador ou dorminhoco. Outros estudos mostram que os idosos precisam de menos sono. Mas uma coisa é certa: as fases do sono experimentam uma mudança com a idade.

Um sono saudável adequado é essencial para o bem-estar em qualquer idade

Sentimos-nos frescos e produtivos pela manhã, quando adormecemos à noite, dormimos a noite toda e não acordamos muito cedo. Mas se você repentinamente dormir muito menos, notará rapidamente uma diminuição no desempenho, na vitalidade e na saúde. Portanto, você deve levar a sério os problemas do sono e fazer algo a respeito, mesmo em idade avançada.

Pesquisadores americanos estudaram o fenômeno de problemas do sono em idosos, com cerca de 200 pessoas com idades entre 60 e 90 anos, e descobriram que o risco de morte, independentemente da idade, sexo ou estado de saúde, mais que dobrou se os sujeitos passassem mais de meia hora à noite deitar acordado. Por outro lado, um estudo em inglês mostra que as pessoas mais velhas se dão bem com menos sono do que quando jovens.

Mesmo que a ciência ainda não seja conclusiva em relação à duração necessária do sono, é muito claro que a proporção de fases do sono profundo muda com o envelhecimento. O sono geral da noite se torna mais superficial e mais suscetível a distúrbios como ruídos ambientes altos, que podem levar ao despertar. É um fato que a qualidade do sono em idosos se deteriora a uma extensão crescente. 30 a 50% das pessoas com mais de 60 anos encontram sono e relaxamento insuficientes à noite.

Vários pesquisadores do sono já identificaram mais de 100 diferentes distúrbios do sono , de modo que nem sempre é fácil diagnosticar os motivos em casos individuais. É indiscutível que a qualidade do sono pode aumentar significativamente, independentemente da idade, levando em consideração alguns pontos importantes em relação à cama, conteúdo da cama e ambiente do sono.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *