Sono diurno – benefício ou dano?

homem deitado na rede

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Cochilo à tarde? Você precisa de um tempo! Caso contrário, será difícil manter o mesmo ritmo por nove horas no trabalho – e dia após dia. Separe a xícara de café e encontre um lugar isolado para tirar uma soneca! 

Mas primeiro leia sobre o que isso dá ao seu corpo …

Por que dormir durante o dia?

O relógio interno da pessoa é definido de acordo com os ciclos diários, o que afeta os níveis hormonais, a temperatura corporal e a capacidade de trabalhar durante o dia. 

Pergunte àqueles que trabalham no turno da noite e eles lhe dirão que a coisa mais difícil é não adormecer das 3 às 5 da manhã. Sim, você mesmo pode ver isso facilmente. 

No entanto, poucas pessoas sabem que o segundo período começa no final do dia útil – das 15:00 às 18:00 . Então, por que não gastar esse tempo em bom uso?

  • Observação: quem se sentir sonolento antes do intervalo indicado, por exemplo, às 11 horas da manhã, provavelmente terá outros problemas de saúde.

De quanto sono você precisa?

A duração do sono recomendada por especialistas não é superior a 30 a 45 minutos. Um sono mais prolongado pode ter um efeito negativo, pois interferir com o sono noturno. 

Para algumas pessoas, um sono diurno de 10 minutos é ainda preferível a um sono de 30 minutos , já que um cochilo de meia hora pode levar a letargia e desorientação pelos próximos 30 minutos – ocorre a chamada “inércia do sono”.

mulher na cama
mulher na cama

Todas as pessoas são diferentes. Um sono diurno não é necessário, o outro terá tempo para fazer mais se ele tirar uma soneca por 15 minutos, e alguém mal chega à noite sem uma pausa de 45 minutos. Ouça a si mesmo – procure seu próprio ritmo de trabalho e descanso!

  • Segundo os estudos, se você conseguir fechar os olhos mesmo por 10 minutos no meio do dia, isso ajudará a aumentar a atenção e a produtividade nas próximas 3 horas.

E se você não consegue dormir?

Nem todo mundo que quer dormir durante o dia pode pagar. Em algumas culturas, o cochilo é comum. Por exemplo, no México e nos países do Mediterrâneo. Aqui, as lojas e os escritórios à tarde fecham por várias horas – até as 16h00 ou as 17h00. 

Mas os ucranianos sofrem cada vez mais com a falta de sono – afinal, a vida está acelerando …

  • Tente encontrar 15 minutos para tirar uma soneca – outros (e seu empregador) provavelmente não se importarão quando virem o quanto você se tornou mais afável e energético.

Se você precisar tirar uma soneca – sinta-se à vontade!

Pessoas que entendem os benefícios do sono diurno, mas são forçadas a ficar sem ele, podem ser aconselhadas a permanecer ativas para evitar sonolência . A cafeína também pode ajudar, mas o mais tardar às 14:00, porque seu efeito no corpo pode durar até 12 horas – o que impede o sono à noite, causando sonolência durante o dia seguinte, etc.

  • Existem outras opções: por exemplo, aumentar a duração de uma noite de sono em meia hora ou tirar uma soneca logo após o trabalho, se você chegou em casa mais cedo.

As características do sono diurno

Se você não tiver insônia e outros distúrbios do sono noturno, mas não houver tempo suficiente para isso, tente dormir à tarde. 

Provavelmente, alguns já releram a frase anterior duas vezes para garantir que a visão deles não os enganasse. Como é – dormir durante o dia? É possível, durante o trabalho, alocar 2 horas no meio do dia para dormir

Ninguém fala cerca de duas horas. Para restaurar a força até o final do dia útil, 20 minutos de sono são suficientes.

Um cochilo durante o dia é mais revigorante do que você pode imaginar

Suponha que você ainda prefira passar esses 20 minutos sem descansar, mas no trabalho. 

Você acha que vai se beneficiar disso? Não, você perderá esse tempo de qualquer maneira, porque trabalhará lenta e ineficientemente, periodicamente se pegando pensando que está distraído e olhando pela janela sem rumo. 

Mas você ainda precisa “viver” até o final do dia, e nessas poucas horas nada melhorará sua condição e fará você trabalhar mais rápido e produtivamente. Mas permita-se tirar uma soneca – e você se sentirá muito melhor.

Um sono curto durante o dia melhora a assimilação de informações e as traduz em um “cofrinho” de memória de longo prazo. Acelera a reação motora em 16%, melhora o humor e dá desempenho por várias horas. Concordo, uma recompensa rica em alguns minutos de “fraqueza”!

Para dormir durante o dia sem prejudicar o trabalho, sem perda desnecessária de tempo e com benefícios à saúde, você precisa seguir algumas regras. Eles se relacionam com onde, quanto e como relaxar.

Você pode dormir à tarde

Até os japoneses, cujo workaholism é conhecido em todo o mundo, trabalham até 18 horas por dia, mas calmamente se permitem “jangadas” diárias. O sono diurno – inclusive em locais públicos – é considerado sua tradição nacional.

REGRAS DO DIA DE SONO

Onde Se você tem seu próprio escritório, a questão desaparece por si só. Não peça a ninguém para incomodá-lo pela próxima meia hora e descanse. Caso contrário, para esse fim, você poderá usar o banheiro ou, por exemplo, o interior do seu carro, onde poderá tirar uma soneca durante o intervalo para o almoço.

Como De preferência deitado. Para adormecer mais rápido, aposente-se (tranque a porta, desligue o som no telefone), reduza a iluminação (feche as cortinas das janelas, coloque uma máscara sobre os olhos), insira tampões nos ouvidos. Não se esqueça de definir a hora de acordar no despertador.

Quando? Para que isso não afete a noite de sono, você precisa adormecer durante o dia até às 15h00. Isso não será difícil, porque o corpo humano está programado para o sono em duas fases, e o horário das 14:00 às 16:00 é o período mais “sonolento” da parte brilhante do dia.

Quanto 20, no máximo 30 minutos. Durante esse período, você não terá tempo para mergulhar em um sono profundo, o que significa que você acordará facilmente. Para tornar mais fácil levantar-se antes de adormecer, você pode tomar café ou chá forte: a cafeína começará a agir bem a tempo de acordar.

O que então? Fique em pé, lave, ventile a sala ou vá para uma janela aberta. Mova-se um pouco – para jogar fora os restos de sonolência. Isso é tudo! Você pode trabalhar ainda mais com a produtividade dupla.

Muitas empresas ocidentais, incluindo o Google, estão incentivando seus funcionários a dormir à noite. Eles até compraram cápsulas especiais para dormir em seus banheiros, onde qualquer trabalhador cansado pode dormir um pouco. Tire conclusões.

Bem, pelo menos um pouco …

Se você está terrivelmente cansado, mas não tem meia hora para tirar uma soneca, durma pelo menos 10 minutos. Está provado que mesmo um período tão pequeno de descanso pode restaurar sua capacidade de trabalho por uma hora inteira!

Fontes científicas:

http://sleepinstitute.eu
https://claytonsleep.com/
https://www.sleepwell.org/


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