homem deitado na rede

Todos sabemos que a insônia e a falta de sono podem levar a uma série de consequências negativas – mas poucos sabem que muito sono pode causar problemas. O sono é vital para uma pessoa saudável. No entanto, deve ser moderado, pois o sono excessivo pode prejudicar todo o corpo.

Todo mundo sabe que o sono reparador é importante para manter nosso corpo saudável. O cérebro também depende disso, porque informações importantes são transferidas para a memória e armazenadas lá durante a noite. 

Além disso, o humor também sofre significativamente com a falta de sono, porque aqueles que dormiram mal são frequentemente impacientes, irritáveis ​​e mal-humorados. Mas se agora você acredita que, como um madrugador, está fazendo algo de bom para o seu corpo, estará extremamente errado. Porque muito sono também pode prejudicar sua saúde.

Qual é o horário ideal para dormir?

Infelizmente, esta pergunta não pode ser respondida com um número específico. É o caso em que a necessidade de dormir de cada pessoa é muito individual e depende de fatores diferentes. Portanto, é desnecessário comparar-se com amigos ou outros membros da família. Além disso, os hábitos de sono e a necessidade de dormir mudam ao longo da vida. Enquanto os bebês dormem a maior parte do dia, os idosos geralmente precisam apenas de intervalos curtos (mais no artigo “Dormindo na velhice” ).

O tempo médio de sono de um adulto geralmente é de sete a oito horas, o que significa que, matematicamente, 7,5 horas é o caso ideal. No entanto, como mencionado anteriormente, esse número é apenas um valor teórico. Porque quantas horas de sono são realmente necessárias para se sentir em forma e descansar de manhã é uma questão extremamente individual. Nossos genes são os principais responsáveis ​​por isso. Também pode ser explicado que algumas pessoas dormiram o suficiente após seis horas, enquanto outras precisam de oito horas ou mais por dia.

Um problema muito comum em adultos é a falta de sono . Graças a ele, muitas pessoas sofrem permanentemente de exaustão e fadiga. Especialmente a tristeza, o estresse e a reflexão constante não deixam algumas pessoas descansarem à noite. Muitas vezes, os afetados tentam encontrar o caminho para dormir. Mas esse é exatamente o caminho errado, pois esse procedimento geralmente apenas aumenta a pressão e faz o oposto. Nesse caso, a alternativa mais promissora seria permanecer relaxado. Aqueles que ficam aquém da sua necessidade pessoal ideal de dormir por um período mais longo devem esperar fadiga e exaustão no dia seguinte.

Mas muito sono pode levar a essas conseqüências indesejáveis . Se você dorme regularmente mais do que o seu corpo realmente precisa para a regeneração, sua qualidade do sono sofrerá a longo prazo. Isso pode resultar em acordar com mais frequência à noite. No entanto, a qualidade do sono noturno também deve ser levada em consideração nesse contexto, porque quase todo mundo acorda várias vezes durante a noite. Se você voltar à terra dos sonhos depois de três minutos, está tudo bem. No entanto, se você ficar acordado na sua cama por um período mais longo de cada vez, não haverá dúvida de uma boa noite de sono.

Quais são as consequências de dormir demais?

Hoje, muitas pessoas sofrem de cansaço e sono insuficiente. Curiosamente, aqueles que dormem nove horas ou mais à noite. Assim como não dormir o suficiente, “cumprir demais” os requisitos de sono também não é bom para o corpo humano. Estudos científicos mostram, entre outras coisas, que adultos que dormem mais de oito horas à noite têm maior probabilidade de sofrer de dores de cabeça e dores nas costas. Mas outros riscos à saúde também aumentam com o aumento da duração do sono. Os problemas e doenças mais importantes podem ser encontrados nas seguintes seções:

A suscetibilidade à depressão aumenta

Em 2014, um estudo com gêmeos adultos descobriu que dormir muito tempo aumenta significativamente o risco de depressão. Aqueles que regularmente tratam nove horas de sono têm 49% de chance de desenvolver isso. Para pessoas que dormem apenas entre sete e nove horas por dia, a possibilidade cai para 29%.
(Fonte: estudo publicado em www.academic.oup.com )



O risco de diabetes aumenta

Pessoas que dormem muito são mais propensas a desenvolver uma tolerância restrita à glicose e, portanto, correm maior risco de desenvolver diabetes tipo 2.
(Fonte: Relatório sobre um estudo em ( www.eurekalert.org )



Ganho de peso

Perder peso e falta de sono não é uma dupla de sucesso, a maioria das pessoas sabe. Infelizmente, o mesmo se aplica a uma “overdose” de sono. Em um estudo, pesquisadores canadenses descobriram que adultos que dormiam mais de nove horas por dia tinham maior probabilidade de engordar cinco quilos do que aqueles que conseguiam lidar com uma quantidade média de sono. 

E isso apesar do fato de os madrugadores prestarem atenção ao seu peso e sempre se manterem saudáveis ​​e se exercitarem o suficiente. Dessa maneira, os cientistas conseguiram demonstrar que a duração diária do sono tem uma influência decisiva no peso corporal.
(Fonte: www.ncbi.nlm.nih.gov )


Funções cerebrais e memória prejudicadas

Uma quantidade pouco saudável de sono pode causar um esquecimento crescente. Especialmente para idosos que dormem pouco ou muito, o risco de deficiência intelectual aumenta. Infelizmente, estes não só têm um impacto negativo na memória, mas também são um estágio pré-demencial como o Alzheimer.


O risco de doença cardíaca está aumentando

Uma noite de sono repousante mantém o coração saudável. Segundo os cardiologistas, aqueles que dormem seis a oito horas por dia se protegem de doenças cardíacas. O sono insuficiente aumenta a probabilidade de um ataque cardíaco ou derrame. Dorminhocos frequentes também estão em risco, mas o risco de doenças é ainda maior.
(Fonte: Relatório de um estudo em www.health.usnews.com )


Fertilidade diminuída

Uma noite de sono prolongada pode dificultar a gravidez. Um estudo coreano examinou até que ponto o tempo diário de sono afeta a fertilidade se a gravidez tiver êxito usando inseminação artificial. Além disso, foram observados os hábitos de sono de 650 mulheres em tratamento hormonal devido à iminência de inseminação artificial. 

As mulheres que dormiram entre sete e oito horas, em média, tiveram a melhor chance de se tornarem mães. As mulheres que dormiam entre nove e onze horas por dia tiveram as menores taxas de sucesso. Embora os cientistas não tenham conseguido estabelecer uma conexão razoável entre fertilidade reduzida e muito sono,
(Fonte: Relatório de um estudo em www.huffingpost.com )


A probabilidade de morte de madrugadores aumenta

Em 2010, os pesquisadores analisaram 16 estudos diferentes para determinar se havia uma conexão entre a duração do sono e a taxa de mortalidade. Eles descobriram que isso era significativamente maior entre os que dormem tarde e pouco. Portanto, ambos os grupos correm maior risco de morrer mais cedo.
(Fonte: www.ncbi.nlm.nih.gov )


Quais poderiam ser as causas se você dormir demais?

Antes de tudo, vale a pena mencionar a má qualidade do sono da noite . Entre outras coisas, drogas ou álcool podem interferir no sono repousante, pois esses agentes impedem que o corpo atinja a fase de sono profundo. Adormecer muitas vezes não é um problema, mas não há como ficar adormecido. Isso significa que o organismo é privado de qualquer chance de se regenerar e se recuperar suficientemente. 

Além disso, a chamada apneia do sono fornece por acordar completamente exausto de manhã, apesar de ter dormido o suficiente. As pessoas que sofrem disso não respiram regularmente o suficiente durante o sono, o que leva à falta de oxigênio. Muitas vezes, os afetados não percebem nada, porque a apneia do sono inconscientemente causa sono ruim e, portanto, impede o corpo da recuperação necessária.

Problemas de saúde

Diabetes

Estudos demonstraram que tanto a privação constante do sono quanto o sono excessivo podem criar um risco de uma doença como o diabetes.

Obesidade

A constante “falta de sono” e o “excesso de sono” também podem afetar negativamente posteriormente o seu corpo. Mesmo que a maioria de suas dietas seja saudável, o excesso de sono pode levar a problemas com excesso de peso, dos quais você precisará se separar por um período longo e tedioso. 

Estudos mostram que as pessoas que dormem nove ou dez horas por dia têm uma probabilidade 25% maior de ganhar quilos extras do que aquelas que dormem por sete a oito horas.

mulher dormindo na montanha
mulher dormindo na montanha

Dor de cabeça

Se você é propenso a dores de cabeça e enxaquecas constantes, é muito provável que dormir muito tempo cause esses ataques. Provavelmente, você nunca se convenceu disso sozinho, quando se permitiu ficar na cama por mais tempo nos fins de semana ou durante as férias.

Dor nas costas

Surpreendentemente, a dor nas costas também pode ser, embora não seja um resultado direto do sono prolongado. A razão para isso é que você passa muito tempo na cama enquanto está deitado. Suas costas precisam constantemente de uma certa quantidade de atividade física e, durante muito tempo na cama, você as privará dessa oportunidade. E quanto mais tempo você passa na cama, mais problemas terá na região lombar e na coluna.

Depressão

Se você está chateado e deprimido, geralmente não quer nada e pode passar dias na cama com o baço … No entanto, pode haver uma situação inversa – seu mau humor pode causar um longo sono. Portanto, para quebrar esse círculo vicioso, você deve superar seus hábitos e tentar dormir menos tempo.

Tente manter o equilíbrio e dormir o quanto seu corpo precisar para restaurar a força!

Você dorme demais? Como identificar

Um adulto é recomendado de 7 a 9 horas de sono noturno por dia. Às vezes, porém, quero rolar para o outro lado e dormir mais, em vez de me levantar. Este artigo irá ajudá-lo a determinar se você está dormindo demais.

Falta de energia


Curiosamente, um dos principais sintomas de uma erupção cutânea é uma sensação de falta de sono. Se você costuma sentir falta de energia durante o dia, desde que tenha uma noite de sono regular, isso pode ser um sinal de que você está dormindo demais. Isto é devido ao fato de que seu corpo funciona de acordo com o chamado relógio biológico. O relógio biológico é controlado por ritmos circadianos. Esses ritmos parecem dizer ao seu corpo quando o dia e a noite chegam. No caso de sono muito longo, esse mecanismo falha, o que leva a um mau funcionamento do ritmo circadiano e à “confusão” em seu corpo.

Depressão


As pessoas que dormem demais têm a sensação de que dormiram o dia todo. Se isso acontecer com muita frequência, você pode sentir uma perda de tempo e a futilidade da vida. Sem surpresa, isso pode levar à depressão. Cerca de 15% das pessoas com depressão dormem em média mais de 9 horas por dia.

Problemas de memória


O sono é um período em que você e seu corpo estão descansando e seu cérebro está recarregando. Um aumento no tempo de férias também tem seus efeitos negativos. Um deles é o comprometimento da memória. As pessoas que dormem mais de 9 horas à noite geralmente sofrem de má qualidade da memória. Com o sono prolongado, torna-se difícil para o cérebro transformar a memória de curto prazo em longo prazo. Como resultado, problemas de memória aparecem.

Dores de cabeça


As dores de cabeça são um dos efeitos colaterais mais comuns das erupções cutâneas. Você costuma sofrer de dores de cabeça durante o dia ou pela manhã? A causa pode ser um derramamento. Acredita-se que o transplante afete alguns neurotransmissores no cérebro, incluindo a serotonina. É por falta de serotonina que você sofre de dores de cabeça.

Excesso de peso


Você já reparou alguns quilos a mais? Isso pode parecer óbvio, mas seu corpo queima mais calorias durante os períodos de vigília do que durante os períodos de sono. Como, devido à permanência excessiva em um sonho, uma pessoa sente falta de energia e força, procura compensá-la consumindo alimentos ricos em calorias. Estudos demonstraram que aqueles que dormem mais de nove horas por dia aumentam a probabilidade de obesidade em 21%. Quanto menos tempo o corpo tem para queimar calorias, mais elas se acumulam no corpo na forma de gordura. Isso leva não apenas à obesidade, mas também a outros problemas de saúde.

Dor nas costas


Derramamento também pode causar dor nas costas. Uma estadia prolongada na cama, bem como colchões de baixa qualidade, podem afetar adversamente sua coluna. Se você sentir dor na região lombar, recomenda-se um aumento na atividade física. Assim, ficar demais na cama pode machucar suas costas. Um colchão ortopédico selecionado corretamente também pode ajudar com dores nas costas .

O que acontece se você dorme demais? 7 efeitos nocivos, segundo a ciência

É difícil acreditar que exista um excesso de sono, certo? Muitas pessoas modernas nem sequer recebem o mínimo necessário. E, no entanto, é assim: em termos de sono, você também pode exagerar. Como se costuma dizer, isso não com moderação – é em detrimento … Qual é o perigo do seu sono excessivamente longo?

É difícil responder inequivocamente. Como geralmente se acredita, a maioria dos adultos precisa de 7 a 9 horas de sono noturno para obter saúde e bem-estar normais . Se a norma for excedida por um longo período, isso pode ser um sinal de uma doença latente. Por outro lado, esse regime prejudicial pode levar a vários problemas de saúde.

Aqui estão alguns dos problemas que os ávidos “dorminhocos” podem encontrar.

1. Maior risco de depressão

Os cientistas descobriram que dormir demais aumenta o risco de sintomas de depressão . Um estudo recente envolveu gêmeos adultos. Aqueles que dormiram de 7 a 9 horas mostraram uma tendência herdada à depressão no nível de 27% – contra 49% naqueles cujo sono foi além dessa estrutura.

2. Maior risco de diabetes

Pesquisadores canadenses descobriram que pessoas que dormem mais de 8 horas por dia têm duas vezes mais chances de ter diabetes tipo 2 ou tolerância à glicose diminuída por um período de 6 anos do que pessoas que dormem de 7 a 8 horas – mesmo quando diferenças no peso corporal.

3. Fica mais fácil engordar

O mesmo grupo de pesquisadores estudou mudanças no peso corporal na população adulta de Quebec por seis anos. Como se viu, dorminhocos e corujas noturnas ganharam mais peso do que aqueles que tiveram sorte de dormir por 7-8 horas. Nas pessoas que dormem de 9 a 10 horas por dia, a probabilidade de ganhar 5 kg em seis anos era 25% maior, mesmo levando em consideração a nutrição e a atividade física. Assim, o excesso de sono pode ser considerado um dos fatores que contribuem para a obesidade.

4. Ficando mais difícil de engravidar

Cientistas coreanos analisaram os padrões de sono de mais de 650 mulheres submetidas a inseminação artificial. Na maioria das vezes, as mulheres que dormiam de 7 a 8 horas conseguiam engravidar com menos frequência – aquelas que dormiam de 9 a 11 horas. É verdade que uma relação causal clara ainda não pôde ser identificada. O regime do sono, é claro, afeta os ritmos circadianos, hormônios e ciclos menstruais, mas no que diz respeito ao tratamento da infertilidade, há muitos detalhes a serem considerados.

5. O coração sofre

De acordo com os resultados de estudos apresentados em uma reunião de cardiologistas na América, mais de 8 horas de sono por dia significam um risco aumentado de problemas cardíacos.Com base em uma análise de dados de mais de 3.000 pessoas, verificou-se que aqueles que dormem muito têm o dobro do risco de angina de peito e têm 1,1 maior risco de doença cardíaca coronária.

6. O cérebro sofre

Segundo outras observações, mulheres mais velhas que dormiram demais (mais de 9 horas todas as noites) ou, pelo contrário, muito pouco (menos de 5 horas) por seis anos, apresentaram alterações no cérebro , que correspondem ao envelhecimento em dois anos.

7. Isso pode levar à morte prematura.

Sabe-se que mais de uma dúzia de estudos diferentes mostra um risco aumentado de mortalidade – por várias razões – tanto entre aqueles que não dormem o suficiente quanto entre aqueles que passam muito tempo no reino sonolento. Para os participantes do estudo (e havia quase 1,4 milhão deles!) Que dormiam mais de 8 horas por dia, o risco de morte era 1,3 vezes maior .

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