Dormir de barriga cheia faz mal?

A maioria das pessoas já ouviram que comer antes de dormir é uma má ideia. Algumas acreditam que ir dormir logo após comer pode causar pesadelos, outras que podem ganhar peso… E afinal, comer antes de dormir realmente pode fazer mal?

A verdade é que não existe uma resposta certa para todos. O seu organismo é único, e pode funcionar de forma diferente das outras pessoas. Mas existem algumas recomendações gerais, e eu vou falar sobre elas abaixo.

Afinal, devo ou não devo comer antes de dormir?

Esse é um ponto controverso e muito discutido entre os nutricionistas. A maioria das pessoas acredita que comer antes de dormir causa ganho de peso, porque o seu metabolismo fica mais lento quando você dorme. Teoricamente, isso faria com que as calorias não digeridas se transformem em gordura.

Porém, muitos nutricionistas afirmam que comer antes de dormir está dentro do comum e que em alguns  casos pode até melhorar a qualidade do seu sono

Então, é muito comum ver pessoas confusas com relação a esse dilema, já que nem os especialistas da saúde concordam ao certo com relação ao assunto. E a causa disso, é que existem evidências científicas que apoiam as duas opiniões.

Apesar da maioria das pessoas acreditarem que um metabolismo mais lento levaria a um aumento de peso, a média metabólica noturna humana é a mesma que durante o dia. Ou seja, seu corpo ainda continua precisando de muita energia enquanto você está dormindo.

Não existem também evidências que comprovem que as calorias contam mais antes de dormir do que durante o resto do dia.

Por outro lado, existem diversos estudos que relacionam ganho de peso com comer antes de dormir, mesmo que não exista nenhuma razão fisiológica para isso.

Então continuamos com a mesma dúvida: comer antes de dormir faz mal?

Comer antes de dormir pode causar hábitos não saudáveis

Apesar de não existirem evidências fisiológicas de que dormir de barriga cheia faça mal, estudos indicam que pessoas que comem antes de dormir tem uma probabilidade maior de ganhar peso.

A razão para isso? A verdade é que pessoas que têm o hábito de comer antes de dormir têm mais chances de engordar porque um lanche noturno antes de dormir é uma refeição a mais, e portanto mais calorias. 

Além disso, de noite é o horário do dia que as pessoas tendem a estar com mais fome, o que pode fazer com que a sua ingestão diária de calorias aumente mais do que o necessário.

Portanto, para a maior parte das pessoas o problema de comer à noite está relacionado ao fato de que isso está atrelado a hábitos pouco saudáveis que muitas vezes se desenvolvem com os lanches noturnos.

Comer antes de dormir não é uma boa ideia se você tiver refluxo

Problemas com refluxos gastroesofágicos são muitos comuns, portanto, se você é afetado por essa doença, fique atento às suas refeições noturnas.

Os sintomas normalmente incluem azia, nó na garganta e dificuldade em engolir. Se você tiver esses sintomas, evite ao máximo comer antes de dormir e consulte um médico.

O refluxo é basicamente quando o ácido do estômago volta para a garganta. E ao comer e se deitar fica muito mais fácil o ácido espirrar na garganta.

Então, se você tiver refluxo, tente evitar ingerir alimentos por ao menos 3 horas antes de dormir.

Os benefícios de comer antes de dormir

Como vimos acima, comer antes de dormir pode não ser recomendado para algumas pessoas, porém, podem existir alguns benefícios provenientes desse hábito.

Pode ajudar a controlar a alimentação e perder peso

É possível que ao manter hábitos de alimentação noturnos, algumas pessoas controlem melhor a sua ingestão de alimentos e consequentemente percam peso.

Se você é uma pessoa que está acostumada a comer durante a noite, não se preocupe, o mais importante é sempre evitar extremos – como jantar uma porção muito grande e após alguns minutos realizar um lanche noturno com grandes porções.

Em uma pesquisa realizada durante 4 semanas com pessoas que consumiam lanches noturnos, os participantes comeram uma tigela de cereal com leite 90 minutos após a janta, e mesmo com esse “lanche” eles emagreceram uma média de 0,84 kilos. 

Segundo esse estudo, adicionar um lanche balanceado após o jantar poderia ajudar a evitar excessos com lanches noturnos, fazendo as pessoas se sentirem satisfeitas com os cereais. E com o decorrer do tempo, isso poderia contribuir para a perda de peso.

Comer a noite pode te ajudar a dormir melhor

Muitas pessoas relatam que comer antes de dormir os ajuda a relaxar e ter uma noite de sono melhor. E desde que isso seja realizado sem exageros, é uma ótima forma de se sentir satisfeito e relaxado durante a noite.

Dormir bem é essencial e existem pesquisas que ligam a privação de sono com ganho de peso.

Como não existem evidências de que um lanche saudável e balanceado antes de dormir contribua para o sobrepeso, essa pode ser uma boa estratégia para manter a saúde do seu sono, se sentir que lanches noturnos te fazem bem.

O que comer antes de dormir?

Como vimos acima, é muito relativo se você deve ou não comer à noite. Se optar por fazer um lanche antes de dormir, existem algumas coisas para se manter em mente na hora da escolha.

Dormir de barriga cheia faz mal?

Evite comer doces e “besteiras”

Mesmo que comer e dormir não faça mal, comer comidas gordurosas, doces e alimentos ultraprocessados fazem .

Essas comidas são ricas em ingredientes que fazem mal à saúde. Comer antes de dormir não fará necessariamente mal a você, mas comer esses alimentos não saudáveis, ainda mais antes de ir dormir, certamente podem.

Se estiver com vontade de comer doces, experimente algumas frutas ou um pouco de chocolate amargo. Se quiser algo salgado, tente alguns amendoins ou nozes.

Tente sempre combinar carboidratos com proteína ou gordura

Não existe um alimento ideal para um lanche noturno, porém, balancear carboidratos complexos e proteínas é um bom caminho a escolher.

Carboidratos complexos, por exemplo grãos, frutas e vegetais, são ótimos e fornecem energia enquanto você dorme.

Combinando isso com proteínas, ou uma quantidade pequena de gordura, pode te ajudar a se sentir satisfeito de forma saudável durante o seu sono

Além disso, existem algumas evidências que comer refeições ricas em carboidratos com um alto índice glicêmico antes de ir dormir pode ajudá-lo a manter o seu sono mais saudável.

Algumas opções de lanches podem ser um biscoito integral com queijo e peito de peru ou frutas com mix de nozes.

Concluindo…

Afinal, comer antes de dormir faz mal? A resposta para isso depende dos seus hábitos e do seu organismo.

Comer alimentos não saudáveis antes de dormir não é um bom hábito, e comer em excesso também pode ser prejudicial. 

Porém, é totalmente normal realizar um lanche saudável antes de dormir. Por isso, não se preocupe, siga as nossas recomendações e mantenha hábitos saudáveis.

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