Como parar de se preocupar e começar a dormir?

cama arrumada

cama arrumada

Acontece que as pessoas não conseguem adormecer por causa do hábito de estar constantemente alerta. Essa condição pode ser enfrentada por aqueles que se mudaram para um apartamento novo ou, por exemplo, por pais jovens – seu bebê já cresceu e dorme docemente pela manhã, mas você parece ter esquecido completamente como. 

A coisa mais desagradável – ao perceber que a manhã está se aproximando, você entra em pânico cada vez mais. Como estabelecer o modo correto? Conhecimento de psicologia irá ajudá-lo!

6 regras simples para tornar mais fácil adormecer:

  • Sem estimulantes na hora de dormir – como cafeína, fumo e refeições pesadas!
  • Condições confortáveis ​​- colchão confortável, temperatura ideal na sala, escuridão e silêncio sempre que possível
  • Algo que ajuda a relaxar – por exemplo, meditação diária ou ioga
  • Não vá para a cama até sentir sono
  • Não durma muito
  • Não durma durante o dia

E isso, é claro, não é tudo – afinal, a lista principal de recomendações pode ser complementada.

Truques e sutilezas úteis:

  • Se você não conseguir adormecer, levante- se e faça uma coisa chata pré-selecionada – pelo menos 20 minutos. Isso irá ajudá-lo a mudar. Lembre-se de que a leitura na cama não funcionará.
  • Não há “muletas para dormir” , como álcool ou pílulas para dormir! Isso é importante porque nada deve prejudicar sua fé em seu próprio mecanismo natural para adormecer. Além disso, os remédios artificiais geralmente ajudam por um curto período de tempo – e durante o resto da noite você simplesmente se vira e vira e no dia seguinte se sente distraído.
  • Não confie demais em pílulas, caso contrário , elas podem se tornar parte integrante da sua vida.
  • Não reclame com ninguém sobre o seu sonho. Isso também pode afetar sua crença em sua própria capacidade de dormir normalmente. Os psicólogos têm certeza de que o que você está falando sobre o seu sonho está se tornando realidade. É melhor programar-se com declarações como “Eu geralmente durmo muito bem”. Com o tempo, isso se tornará realidade.
  • Não procure desculpas e tente não comprometer o regime – por exemplo, não fique da noite para o dia se isso puder afetar adversamente a qualidade do seu sono.
  • Não olhe para o relógio à noite . A partir disso, você pode começar a entrar em pânico ainda mais. Seu bem-estar no dia seguinte é importante, não o número de horas que você passou em um sonho.
  • Se você costuma começar a se preocupar enquanto está deitado na cama, encontre algo que o acalme . Por exemplo, pense no fim de semana em breve. Ou que o cônjuge sempre o ajudará se você sentir uma falta catastrófica de sono no dia seguinte.

Deseja melhorar o seu sono? 8 dicas simples

Você está tendo dificuldade em adormecer? Isso pode levar à fadiga, irritação e distração constante e, além disso, prejudicar seriamente sua saúde . 

Mas antes de decidir tomar pílulas para dormir, tente implementar 8 recomendações simples – elas devem ajudá-lo a melhorar a qualidade do seu sono!

homem vendo o relogio
homem vendo o relogio

Dica 1. Faça um cronograma e cumpra-o

Se houver muita confusão em sua vida, pode ser mais fácil falar do que fazer. No entanto, seu sonho, infelizmente, não aceita desculpas. 

Portanto, se você realmente deseja melhorar a qualidade do seu sono, tente ir para a cama e acordar todos os dias à mesma hora – e isso também se aplica aos fins de semana e feriados.

Dica 2. Desenvolva um ritual para dormir

Você sabe como os pais inventam rituais noturnos para os filhos para facilitar o sono? Pode parecer engraçado, mas também funciona com adultos . 

Crie seu próprio ritual para dormir; pode incluir um banho relaxante, algumas páginas do seu livro favorito ou talvez até um pouco de meditação. Quando seu corpo percebe que você está pronto para dormir, “desconectar” será mais fácil.

Dica 3. Não durma durante o dia

Isso nem sempre é fácil: em primeiro lugar, o sono durante o dia é agradável e difícil de resistir e, em segundo lugar, se você não dorme o suficiente durante a noite, provavelmente está cansado durante o dia, e a sesta é a única salvação de um sentimento irresistível de constante. exaustão .

 Mas, no entanto, o sono diurno pode ser facilmente o culpado de sua fadiga, porque complica o sono noturno. 

Desista, e a qualidade da sua noite de sono pode aumentar acentuadamente.

Dica 4. Tire um tempo para o exercício

Por que sempre deveria haver um lugar para exercício na vida? Existem aproximadamente um milhão de causas, e o sono melhorado é apenas uma delas. 

Segundo os estudos , exercícios vigorosos podem melhorar significativamente a qualidade do seu sono , portanto você deve incluí-los definitivamente em sua programação diária. Apenas não faça isso antes de ir para a cama – caso contrário, o efeito pode ser exatamente o oposto.

Dica 5. Fique de olho na situação.

Você ficará surpreso com o quanto o ambiente muda seu sono e como é fácil melhorá-lo. Primeiro, cuide da temperatura certa – em um quarto muito quente, você tem poucas chances de dormir bem, bem como em um quarto muito frio. Em segundo lugar, ventile cuidadosamente a sala e verifique se há ar fresco suficiente nela . 

Proteja-se de ruídos, luz e eletrônicos . Use tudo o que ajuda a relaxar – cortinas pretas, uma máscara para dormir, tampões para os ouvidos, registrando ruído branco ou o ruído de um ventilador …

Dica 6. Durma na melhor cama possível

O colchão e o travesseiro certos podem fazer maravilhas, então tente dormir na melhor cama possível – este provavelmente será um dos melhores investimentos em sua vida. Se a cama estiver confortável e ao mesmo tempo oferecer um bom apoio, você poderá dormir em paz e acordar sem dor no pescoço ou nas costas. 

Se você sofre de alergias, preste atenção aos produtos hipoalergênicos, caso contrário você obviamente terá que esquecer umas férias relaxantes.

Dica 7. Acerte o relógio biológico para o sol

Seu corpo possui um relógio interno que informa quando é hora de adormecer e quando acordar. 

Mas como as pessoas passaram por muito tempo no estágio de evolução em que o sol era a única fonte de luz, seu relógio interno às vezes pode se perder. Mas eles são fáceis de ajudar – você só precisa prestar atenção à iluminação . 

De manhã, ofereça luz solar a cada oportunidade e, à noite, evite luzes brilhantes, melhorando assim a qualidade do seu sono.

Dica 8. Desista de tudo o que impede o sono

Você está acostumado a ter um jantar apertado ou a beber bebidas fortes para o próximo sonho? É agradável tratar-se de vez em quando, mas se esse comportamento se repetir todas as noites, torna-se facilmente a causa de noites sem dormir.

 Álcool, cigarros, cafeína, alimentos apimentados ou até apenas refrescos abundantes podem impedir que você durma até a manhã seguinte, então tente ficar sem eles à noite. Em vez disso, é melhor dar uma mordida leve cerca de uma hora antes de ir para a cama.

Fontes científicas:

http://sleepinstitute.eu
https://claytonsleep.com/
https://www.sleepwell.org/

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