cama vazia

Provavelmente, muitos se lembraram de como acordaram na infância de pesadelos. Mas o sonho é capaz de apresentar outras surpresas terríveis. Às vezes, eles até representam uma ameaça – para você ou seus entes queridos. 

Portanto, seja corajoso e leia cerca de 9 distúrbios do sono assustadores, bem como o que seu médico pode oferecer para ajudá-lo a lidar com eles …

1. Síndrome da apneia obstrutiva do sono

O que é: um ronco aparentemente inofensivo é muitas vezes um sinal da síndrome da apneia obstrutiva do sono, caracterizada pela parada respiratória da pessoa que dorme. 

Em alguns casos, os médicos alertam que a apneia do sono pode levar ao mau funcionamento do ritmo cardíaco, obstruir o acesso de oxigênio ao cérebro e até causar a morte. A longo prazo, é um fator de risco para hipertensão, insuficiência cardíaca e derrame.

O que fazer: um especialista deve diagnosticar apneia. Mudanças no estilo de vida, como perder peso ou dormir de um lado, aparelhos dentários, cirurgia ou terapia com CPAP (criando uma pressão positiva constante nas vias aéreas usando uma corrente de ar comprimido) podem ajudar.

2. Horrores noturnos

O que é: muito mais intenso que os pesadelos comuns, os horrores noturnos são mais frequentemente observados em crianças em períodos da vida especialmente saturados de emoções. A criança está com muito medo – e é muito difícil acalmá-la. 

Tecnicamente, o horror noturno não é um sonho, mas uma forte reação ao passar de uma fase do sono para outra. Isso geralmente ocorre 2 a 3 horas após o início do sono. Mas na manhã seguinte, seu filho, em regra, não se lembra de nada.

O que fazer: é melhor não acordar o bebê, porque ele ficará desorientado. Em vez disso, sente-se quieto ao lado dele e verifique se está tudo em ordem com ele. 

Você pode tentar parar os horrores noturnos fazendo todo o possível para reduzir o estresse no ambiente da criança. Tente fazer a criança ir para a cama mais cedo, desenvolva um ritual suave e pacífico de ir para a cama. Em alguns casos, o tratamento é necessário.

luzes acessas
luzes acessas

3. Distúrbios comportamentais do sono REM

O que é : normalmente, os músculos de uma pessoa que vê sonhos permanecem relaxados. No entanto, um distúrbio comportamental da fase do BDG (movimento rápido dos olhos) leva as pessoas a fazer movimentos corporais abruptos em um sonho

E se você sonha com algo particularmente turbulento, eles podem prejudicar a si ou a alguém que dorme nas proximidades – incluindo luxações, contusões, fraturas, etc.

O que fazer: No tratamento desse distúrbio, um medicamento chamado clonazepam é bastante eficaz. Em alguns casos, melatonina e antidepressivos também são prescritos. 

Além disso, as pessoas que sofrem uma violação do comportamento do BDG precisam proteger o quarto: remover objetos pontiagudos e, se possível, dormir sozinhos até que a condição melhore.

4. Narcolepsia

O que é: nas pessoas que sofrem de narcolepsia, o funcionamento normal do mecanismo que regula os ciclos de sono e vigília é interrompido. Isso leva a um sono repentino durante o dia, com duração de alguns segundos a vários minutos. 

Esses episódios podem ser extremamente perigosos, dependendo do que você estava fazendo – você não pode, por exemplo, dirigir um carro. Os narcolépticos também podem sofrer de alucinações, perda repentina de tônus ​​muscular com uma consciência clara, etc.

O que fazer: As causas da narcolepsia ainda não são bem compreendidas, mas às vezes os medicamentos prescritos por um médico em combinação com mudanças de regime e hábitos podem trazer alívio.

5. Paralisia sonolenta

O que é: um sintoma comum da narcolepsia, a paralisia do sono priva a capacidade de se mover quando você acorda ou adormece – às vezes por vários minutos.

O que fazer: Se você tiver narcolepsia, seu tratamento deve ajudar a lidar com a paralisia do sono. Também é recomendável que você adote o regime correto, faça exercícios regularmente e evite dormir de costas – a posição na qual a maioria dos episódios de paralisia do sono ocorre.

6. Sonambulismo

O que é: talvez um dos mais famosos distúrbios do sono, como o nome indica, faça com que a pessoa adormecida se levante e caminhe em um estado de sono profundo. Sonambulismo pode ser perigoso para você e para os outros. Muitas vezes ocorre em crianças.

O que fazer: Como com outras parassonias, você precisa minimizar o risco, tornando o quarto do sonâmbulo o mais seguro possível. Provavelmente, você precisará instalar uma grade nas escadas e trancar as portas à noite. Em alguns casos, é necessário um exame médico e tratamento para sonambulismo.

7. Síndrome das pernas inquietas

O que é: você pode ter síndrome das pernas inquietas se, ao ir para a cama, sentir desconforto nos membros inferiores, combinado com um desejo descontrolado de se levantar e se mexer. Esta é uma condição muito desagradável, porque os sintomas aparecem exatamente quando você faz o oposto – relaxe e adormeça.

O que fazer: você pode começar desistindo de cafeína, álcool ou tabaco, e seu médico poderá prescrever certos medicamentos para normalizar a condição. Às vezes, também é aconselhável fazer uma caminhada antes de dormir para se livrar do desejo de se mover quando estiver pronto para dormir.

8. Síndrome da cabeça explodindo

O que é: apesar do nome mais assustador desta lista, a Síndrome da Cabeça Explosiva não é tão ruim quanto parece. 

Esse distúrbio raro do sono é caracterizado pelo fato de uma pessoa adormecida ouvir um ruído muito alto em sua cabeça durante o sono – às vezes é descrito como uma explosão de bomba, um tiro de pistola ou o som de um fio quebrado.

O que fazer: Com a síndrome da “cabeça explodindo”, assim como com outros tipos de parassonias, você precisa prestar atenção à redução do estresse, abandonar os “provocadores” em potencial, como drogas e álcool, aderir ao sono regular e à vigília. Em alguns casos, o sonologista pode prescrever medicamentos.

9. Insônia

O que é isso: embora você possa considerá-lo um pouco chato do que assustador, a insônia (incapacidade de adormecer) estava nessa lista porque pode ter um efeito muito destrutivo no corpo. A falta de uma noite inteira de sono pode levar a vários problemas de saúde se você não prestar a devida atenção.

O que fazer: Entre as estratégias para melhorar o sono noturno, você deve tentar: deixar seu quarto fresco, escuro e confortável; praticar técnicas de relaxamento antes de dormir; e remova todos os eletrônicos, incluindo a TV. Se você tiver um caso grave de insônia, tome outras decisões em consulta com seu médico.

Os distúrbios do sono podem ser não apenas assustadores, mas também perigosos para sua saúde. O primeiro passo para se livrar deles é discutir com seu médico um problema que incomoda você ou um ente querido.

Fontes científicas:

http://sleepinstitute.eu
https://claytonsleep.com/
https://www.sleepwell.org/

By Redacao

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.