Fatores externos que interferem no sono

moca dormindo de costas

moca dormindo de costas

Muitas vezes, nós mesmos somos os culpados pelo desenvolvimento da insônia. Sem perceber, muitos diariamente violam até as regras mais simples, cuja implementação é necessária para uma boa noite de descanso. 

A falta de padrões de sono e a não observância de rituais de preparação para o sono são os erros mais comuns que muitas vezes impedem que Morfeu se abraça com facilidade e rapidez. No entanto, às vezes nossa insônia não é nossa culpa: vem “de lado” e é o resultado de fatores externos.

O barulho e as luzes de uma cidade grande

Se você mora em uma metrópole, sabe em primeira mão que essas cidades, como os rumores continuam, realmente “nunca dormem”. E às vezes, além disso, eles mantêm você acordado. 

As pessoas que moram em cantos movimentados da cidade, especialmente em prédios de apartamentos, geralmente reclamam que são impedidas de adormecer pelos sons de conversas ou equipamentos de trabalho dos apartamentos vizinhos. 

Você também pode ser perturbado pelo barulho de carros passando pela janela, pela luz das luzes da rua ou pelos sinais de néon piscando. Adormecer em tais condições e dormir docemente até a manhã não é uma tarefa fácil, mesmo com um alto grau de fadiga.

casal correndo no campo
casal correndo no campo

O QUE FAZER

Será mais fácil adormecer se você se isolar o máximo possível de todos os tipos de substâncias irritantes. Você pode reduzir o ruído da rua instalando janelas de plástico. O isolamento acústico máximo é proporcionado por janelas com vidros duplos triplos.

 Um gerador de ruído branco, um dispositivo que emite sons de certa frequência, mascarando todos os outros estímulos sonoros, ajudará a lidar com o ruído “interno” dos apartamentos vizinhos.

Você também pode usar tampões para os ouvidos. Às vezes você precisa fazer um isolamento acústico adicional do piso e das paredes. Cortinas densas nas janelas ou máscaras oculares ajudarão a se livrar da luz que interfere. 

A propósito, este último não apenas cria escuridão, mas também possui algumas propriedades cosméticas. Por exemplo, máscaras com pastilhas de gel de resfriamento ajudam a aliviar a fadiga e reduzir o inchaço sob os olhos.

Você dorme menos do que você poderia esperar

Um estudo da Universidade de Chicago mostrou que as pessoas dormem menos do que pensam. Aqueles que supostamente dormem de 7 a 8 horas passam menos de 6 horas em um sonho.

Aparelhos Eletrônicos, Internet, TV

Hoje não podemos imaginar nossa vida sem um telefone, tablet ou laptop. Além disso, quando vamos dormir, essa técnica geralmente se move conosco para a cama, o que é repleto de consequências. A luz emitida pelos monitores de gadgets (incluindo a TV) afeta negativamente o sono. 

De acordo com várias características, é semelhante à luz solar, o que significa que, ao atuar na retina, inibe a produção cerebral do hormônio do sono melatonina. Como resultado, olhando para o monitor, uma pessoa não sente vontade de dormir.

Além disso, o uso de gadgets carrega uma certa carga emocional. Mesmo que você assista a algo interessante, ele estimula o sistema nervoso, cria sobrecarga de informações e interrompe o processo de adormecer. Finalmente, o hábito de trabalhar com um computador na cama destrói as associações diretas entre o quarto e o sono. Como resultado, a cama começa a ser associada a qualquer coisa, mas não ao descanso.

O QUE FAZER

Os sonnologistas americanos realizaram um estudo e descobriram que apenas os dispositivos com tela brilhante perturbam a formação do hormônio do sono melatonina. Portanto, no mínimo, defina a configuração de brilho para o valor mais baixo.

 Isso evita a violação da produção de melatonina. Além disso, o efeito da luz é atenuado quando a tela está a uma distância de mais de 35 cm do rosto do usuário.

Obviamente, idealmente, você deve abandonar completamente o uso desses dispositivos no quarto. Desligue o computador e assista à TV em um horário específico, algumas horas antes de dormir. É melhor dedicar esse tempo aos seus próprios “rituais sonolentos” que o ajudarão a relaxar e a descansar. Por exemplo, pode ser um banho quente ou meditação.

Computador e sono

De acordo com um estudo americano, cerca de 43% das pessoas que praticam a noite “navegando na Internet ou assistindo às transmissões de notícias noturnas dizem que seu sonho está longe de ser perfeito.

Fontes científicas:

http://sleepinstitute.eu
https://claytonsleep.com/
https://www.sleepwell.org/



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