O que fazer se o seu parceiro sofre de distúrbios do sono?

pés na cama

pés na cama

O longo e difícil dia está atrasado e você só sonha com uma coisa: dormir um pouco. Você se deita na cama ao lado do seu parceiro, beija-o com uma boa noite e fecha os olhos cansados. Mas, de repente, começa a confusão : seu meio ronca, sai ou sai da sala e você ouve a luz acender novamente … Seu parceiro tem problemas para dormir e, portanto, você tem problemas. O que fazer nesses casos?

O longo e difícil dia está atrasado e você só sonha com uma coisa: dormir um pouco. Você se deita na cama ao lado do seu parceiro, beija-o com uma boa noite e fecha os olhos cansados. Mas, de repente, começa a confusão: seu meio ronca, sai ou sai da sala e você ouve a luz acender novamente … Seu parceiro tem problemas para dormir e, portanto, você também. O que fazer nesses casos?

Como a falta de sono pode arruinar o relacionamento

Se dormimos bem, nosso cérebro processa as emoções e memórias do dia anterior. Acordamos relaxados, com reservas suficientes para recomeçar a vida de aventura. Parece muito diferente com distúrbios do sono.

Falta de sono é como cair na água gelada. Por exemplo, o neurologista americano Christopher Winter compara a resposta do nosso corpo ao sono insuficiente. A circulação sanguínea em nossos membros é reduzida, o corpo tenta manter os órgãos mais importantes funcionando, por assim dizer, muda para o modo de sobrevivência.

A partir de agora, nosso cérebro se concentra no seguinte: Encontrar comida, sair e, de alguma forma, sobreviver ao dia. Atividades supérfluas, como discussões com seu parceiro, obrigações sociais ou pegar camisas na limpeza, voam ao mar.

Portanto, de um ponto de vista puramente científico, o sono tem um significado muito maior em nossa convivência do que admitimos. Porque as coisas cotidianas que geralmente decidem se um relacionamento fracassa ou são bem-sucedidas são completamente substituídas pela falta de sono, segundo o neurologista.

Examinamos de perto os três efeitos mais importantes dos distúrbios do sono e como eles podem ser tratados:

1. Estado emocional de emergência

A amígdala, também chamada de amêndoa, é a parte do cérebro responsável por emoções e sentimentos como medo ou raiva. Se não dormirmos o suficiente, a amígdala não pode funcionar adequadamente, explica Winter.

Em seguida, produz muitos ou poucos neurotransmissores, o que significa que exageramos mais rapidamente ou então não percebemos mais as emoções de nossa contraparte.

Em resumo, se sofremos de falta de sono, até pequenas coisas podem nos dar nos nervos que normalmente nem percebemos. E isso tem um forte impacto em nossa convivência. Já cuidou de uma criança que perdeu uma soneca da tarde?

Exatamente o mesmo acontece com os adultos se eles tiverem falta de sono. Você não tem mais controle sobre as emoções, transforma todos os mosquitos em elefantes.

Infelizmente, muitas vezes percebemos esse comportamento tarde demais, descobriram os neurologistas. Os cientistas, portanto, aconselham as pessoas que são excessivamente irritadas, apáticas ou deprimidas, a verificar o comportamento do sono. Muitas vezes, uma admissão relaxa uma situação tensa.

Outra dica: se você estiver em um estado emocional de emergência, adie conversas importantes para dias mais equilibrados. Dormindo bem, podemos nos concentrar melhor, ouvir melhor e reagir menos impulsivamente.

2. Falta de sono deixa você doente

Diabetes, obesidade, queixas cardiovasculares e depressão são apenas algumas das doenças promovidas pela constante falta de sono. Mas aqueles que sofrem de privação do sono também são mais suscetíveis a resfriados e outras infecções. 

E aqueles que estão doentes preferem passar as noites sozinhos na cama. Este também é um fato que pode ter um impacto negativo no relacionamento. Porque doente, você não apenas perde o jantar ou o jantar com os amigos.

Aqueles que estão doentes geralmente também gostam de reclamar e deixar que seus entes queridos cuidem deles. Outra fonte de conflito – ninguém gosta de assumir o papel de enfermeira cuidadora ou amadora a longo prazo.

3. Diferentes hábitos de sono

Aqueles que vivem em parceria e turnos de trabalho acham particularmente difícil criar espaço para manter relacionamentos. Se um chega em casa às 18h, o outro sai para o trabalho. Cozinhar e desfrutar juntos não está lá. 

Especialmente as pessoas com horário de trabalho irregular geralmente não conseguem encontrar um sono reparador. Para controlar as conseqüências associadas, Winter recomenda manter um diário comum. Assim, você pode planejar com antecedência juntos e datas importantes não apenas vão para baixo. 

Se você deseja passar mais tempo juntos, pode pedir ao seu parceiro que fique um pouco mais ou se levante meia hora antes. 

No entanto, entender as diferentes necessidades de sono é ainda mais importante. Como a qualidade da reunião é mais importante do que a noite conjunta do cinema, onde alguém está bocejando na poltrona, não importa o quão limitado seja o tempo.

Como resolver isso –

Etapa 1: Seja Honesto

Para curar sempre a primeira coisa que você precisa reconhecer o problema. Isso pode não ser muito agradável, mas você deve ser sincero e dizer ao seu parceiro que os problemas dele também afetam negativamente o seu bem-estar. A longo prazo, será mais benéfico para vocês começar a falar sobre isso o mais cedo possível. E depois de ter estabelecido que o problema realmente existe, é hora de trabalhar em sua solução. Por onde começar?

cama vazia
cama vazia

Etapa 2: Criar condições perfeitas para dormir

Muitos distúrbios do sono não são realmente doenças médicas. Às vezes, soluções simples são as melhores e suficientes para lhe proporcionar tranquilidade durante uma noite de descanso.

  • Mude o colchão. Os distúrbios do sono são causados ​​por um colchão velho ou de baixa qualidade. Antes de fazer qualquer outra coisa, verifique se o colchão no qual você e seu parceiro estão dormindo é confortável o suficiente. Os ácaros e outros problemas devem ser mantidos longe de um bom colchão, devem regular bem a temperatura e dar a oportunidade de dormir em posições que sejam benéficas para sua saúde e postura. A rigidez do colchão depende da sua preferência – apenas certifique-se de que ambos estejam realmente confortáveis ​​com ele.
  • A atmosfera do quarto. Se a sala onde você dorme não é muito confortável, os distúrbios do sono podem ser simplesmente uma consequência disso. Uma atmosfera acolhedora significa que seu quarto deve estar limpo, com a temperatura certa e a capacidade de atingir escuridão em que é possível dormir profundamente. Lembre-se: a atmosfera do quarto – seja boa ou ruim – tem um efeito significativo na qualidade do seu sono.
  • Ar limpo. O corpo humano deve relaxar adequadamente para dormir mais profundamente, e o ar fresco é uma das melhores ferramentas para atingir esse objetivo. Primeiro de tudo, você deve deixar entrar um pouco de ar fresco em seu quarto antes que você e seu parceiro adormeçam. Isso relaxará seu corpo, facilitará a respiração, e isso por si só poderá resolver os distúrbios do sono do seu parceiro. Também pode ser uma boa idéia fazer uma curta caminhada noturna ao ar livre – isso ajudará você a relaxar e causar uma leve fadiga, o que tornará mais fácil adormecer.
  • Música . Algumas pessoas conseguem lidar com os distúrbios do sono através da música. Toque uma música agradável antes de ir para a cama ou tente gravações especialmente selecionadas para tornar mais fácil adormecer. Por exemplo, os sons do oceano funcionam bem … E para saber mais sobre isso, leia nosso artigo “Música e sono”.

Etapa 3: Ajuda profissional

Se os distúrbios do sono do seu parceiro persistirem, apesar de todos os seus esforços para resolver esse problema, talvez seja hora de procurar ajuda profissional.

  • Assistência médica. Problemas graves de sono geralmente são o resultado de problemas médicos reais e, é claro, é melhor fornecê-los a especialistas qualificados. Apnéia do sono (parada respiratória), asma, noctúria (micção noturna frequente) e insônia são comuns. E, na maioria dos casos, eles podem ser curados ou, pelo menos, obter alívio através de vários procedimentos médicos. Sinta-se livre para pedir ao seu parceiro que procure um médico.
  • Psicologia O trabalho do cérebro humano não é totalmente compreendido, e a causa dos distúrbios do sono geralmente pode ser escondida aqui. O sonambulismo e os medos noturnos são uma das formas mais comuns de distúrbios psicológicos do sono, mas também podem ser aliviados ou mesmo eliminados com ajuda profissional. Não tenha muito orgulho – procure ajuda profissional, se necessário. Isso pode melhorar seriamente a qualidade do sono do seu parceiro. Bem como a qualidade do seu sono.

As principais causas dos distúrbios do sono e como lidar com eles

Existem muitos problemas associados ao sono. Alguns deles são fáceis de se livrar: estabeleça o que os causa e você poderá agir hoje.

Temperatura

As pessoas reclamam constantemente da temperatura e estão sempre descontentes com a situação atual. Estamos muito quentes no verão e muito frio no inverno. Além da temperatura, a umidade do ar também tem um grande efeito no sono.

No verão, a fonte dos problemas é alta temperatura e umidade.

Esse problema pode ser facilmente resolvido com a compra de um ar-condicionado que esfria e seca o ar. No entanto, algumas pessoas não toleram muito bem o ar-condicionado e, além disso, pode apresentar um ônus financeiro significativo. Opção livre – exibição:

  • Mantenha as janelas fechadas durante o dia e abertas à noite quando a temperatura baixar.
  • Cortinas ou persianas também podem ser benéficas, pois inibem a luz solar direta e o calor.
  • Você também pode experimentar roupas hidratantes, mas tome cuidado para não pegar um resfriado.

No inverno, a situação é invertida

Assim que a temperatura cai, ligamos o aquecimento em nossos apartamentos. Radiadores e aquecedores costumam secar o ar e, portanto, nossas membranas mucosas ficam mais sensíveis aos ataques de vírus e bactérias.

  • Para iniciantes, muitas vezes você pode organizar a ventilação e reduzir a temperatura do aquecedor no quarto.
  • Use um umidificador ou uma versão simplificada – um copo de água, que pode ser colocado no aquecedor.

O barulho

O ar geralmente se torna impossível devido ao ruído da cidade. Trânsito na rua, gritos altos de transeuntes e latidos do cachorro de um vizinho – tudo isso pode arruinar o seu sonho.

Infelizmente, essas distrações não são tão fáceis de eliminar. Mas é muito fácil “cercá-los” com a ajuda de tampões para os ouvidos. Ao comprar, certifique-se de levar as que foram projetadas para causar ruído, não nadar.

Música para dormir

Ruídos suaves, como músicas suaves, ajudam algumas pessoas a adormecer. Você pode usar gravações com os sons da natureza: canto dos pássaros, murmúrio de água … Se isso não for suficiente, reorganize o apartamento – mova seu quarto para uma sala cujas janelas estejam localizadas o mais longe possível da fonte de ruído.

A luz

A maioria das pessoas vive em cidades com alta poluição luminosa. As ruas principais ficam iluminadas a noite toda. De fato, não conhecemos mais a verdadeira escuridão.

  • Você pode lidar com isso com a ajuda de cortinas e persianas densas que não permitem a passagem da luz.
  • Se você não puder pagar, existe uma solução simples – uma máscara de olho escuro.

Insetos

No inverno, os insetos geralmente não causam problemas. Outra questão – no verão … Mosquitos, mariposas e mosquitos correm para a fonte de luz com o início da noite.

  • Uma boa maneira de proteção é instalar redes nas janelas e portas: essas redes permitem a passagem livre do ar, mas impedem a entrada de insetos no apartamento.
  • Todos os tipos de repelentes de insetos estão em abundância no mercado.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *