Precisamos dormir: por quê?

“Por que precisamos dormir? Como “Por que as crianças dormem tanto?”, essa pergunta é uma das perguntas mais frequentes das crianças. Animado que a resposta possa parecer um pouco mais complexa. Nós explicamos tudo neste artigo. 

Precisa dormir para se regenerar, menos se sentir cansado.

Sonolência e, portanto, o desejo de dormir, é devido à pressão do sono. Essa pressão depende do tempo gasto acordado e da energia gasta durante o dia. Além disso, existem testes como o teste de Epworth para avaliar sua sonolência (dirigir, por exemplo)

homem deitado na rede
homem deitado na rede

Assim, quanto mais você fica acordado, mais a pressão aumenta e mais você quer e precisa dormir. De fato, para ser mais específico, o que está aumentando é a quantidade de substâncias hipnogênicas que causam sonolência.


E entre essas substâncias está a adenosina, que se liga aos neurônios responsáveis ​​pelo despertar e inibe, e os do dia anterior e os ativa. Após um certo limiar de acumulação, o efeito da sonolência provocada é quase irresistível.

Isso explica por que é difícil para a maioria de nós adormecer às 18h. É porque não precisamos dormir naquele momento. Atualmente, o limiar de acúmulo de substâncias hipnogênicas raramente é atingido. Além disso, o relógio biológico está em uma área que não é propícia a adormecer. Nosso corpo conhece de fato um pico de temperatura em torno das 18h. 

Observe que o café apenas impede a adenosina de se ligar aos neurônios. É por isso que beber nos mantém acordados, mesmo que a sensibilidade aos efeitos da cafeína seja diferente de pessoa para pessoa.

Mas normalmente, sem café, adormecemos. Então, durante a noite, a taxa de adenosina diminui gradualmente e acabamos acordando.

Dormir regenera, descansa. Mas por que exatamente nos sentimos descansados?

Existem várias suposições para isso. De acordo com o primeiro, o sono pode recarregar nossas células, que por si só representam 20% do consumo total de energia do nosso corpo.

De acordo com outra hipótese, mais recente, o sono permitiria a “limpeza” do cérebro. De fato, os neurônios que trabalham criam “resíduos”, que se acumulam no neurônio e no líquido circundante. O estágio do sono profundo que você gasta quando dorme também é um estágio importante nessa “limpeza” do cérebro.

No entanto, em 2013, os pesquisadores mostraram especificamente que o sono aceleraria o processo de evacuação do sistema nervoso central desse lixo. Isso graças ao espaço entre os neurônios que se torna 60% maior.

Dormir facilita a saúde

O sono ajuda a apoiar o sistema imunológico . Um estudo científico mostrou que aqueles que dormiram menos de 5 ou 6 horas após serem expostos ao vírus da nasofaringite ficaram mais doentes do que aqueles que dormiram mais.

Da mesma forma, aqueles que dormiram pouco antes da vacinação contra a hepatite B, desenvolvem quantidades mais baixas de anticorpos, tornando a vacina menos eficaz.

Precisa dormir para a nossa memória

Descanso, boa saúde, mas também boa memória. Sono e memória estão muito conectados.

Para entender o porquê, precisamos saber que, durante o dia, de acordo com nossas atividades, novas conexões, chamadas sinapses, são formadas entre os neurônios.

Essas sinapses são os suportes físicos da memória. Enquanto dormimos, o influxo de informações é muito limitado. O cérebro conhece uma longa pausa que lhe permite organizar e classificar memórias.

Mas o sono também tem outro papel na memorização. Experimentos americanos em ratos já demonstraram que a privação crônica do sono afeta a renovação dos neurônios do hipocampo, a área do cérebro envolvida em uma memorização específica. Em alguns casos, a restrição do sono é uma técnica usada para ajudar os pacientes a acumular pressão do sono, a fim de recuperar um sono mais eficaz (adormecer mais rapidamente, menos despertares noturnos).

mulher dormindo na montanha
mulher dormindo na montanha

O estágio do sono profundo

Nos humanos, sabemos que durante as fases do sono profundo, ondas lentas que viajam pelo cérebro sincronizam os neurônios. Essa sincronização torna possível classificar entre os traços de memória que ele deve manter (e reconhecido porque as sinapses correspondentes têm mais conexões, ramificações por serem mais solicitadas durante o dia) e aquelas que devem ser apagadas (ou seja, as sinapses mais fracas), que naturalmente eliminam o menos necessário e restauram toda a sua eficácia nos circuitos neurais.

Então, pela manhã, você se lembra apenas dos principais eventos do dia anterior e está pronto para gravar novas memórias.

Importância do sono para a saúde

Nós já podemos saber: a importância do sono para a nossa forma diária e mais geralmente para a saúde é inegável. Como o sono é tão importante para a nossa saúde? Quanto? Muitos usuários se fizeram essas perguntas, aqui estão as respostas!

Importância do sono para a saúde: uma vantagem evolutiva 

Dormir teria inicialmente desempenhado uma função primária em nossa saúde .

De fato, deu uma vantagem evolutiva definitiva aos animais que foram capazes de dormir. Os pesquisadores acreditam que outras funções, chamadas de “oportunistas”, são enxertadas nessa função primária.

 A importância do sono na imunidade 

Nosso primeiro conhecimento da importância do sono na saúde é bastante simples. Eles vêm da observação das consequências da privação do sono na saúde . Uma das primeiras funções descobertas é seu papel crucial na imunidade. Isso é algo que você já experimentou.

Quando você dorme pouco, é mais provável que fique doente.

Um estudo científico mostrou isso expondo humanos saudáveis ​​a um rinovírus (responsável pela rinofaringite, o bom e velho resfriado). Aqueles que dormiram menos de 5 a 6 horas na noite seguinte foram mais propensos a “pegar um resfriado” do que aqueles que tiveram uma boa noite de sono. Outro bom motivo para ir dormir cedo desde o primeiro cócegas na garganta!

Um teste de vacinação contra a hepatite B mostrou resultados ainda mais impressionantes. Indivíduos que não dormiram o suficiente produziram quantidades menores de anticorpos, questionando até a eficácia de sua imunização. Sobre esse assunto, você também pode consultar nosso artigo sobre o tempo de sono necessário . 

O papel das citocinas na nossa saúde

Por outro lado, um simples resfriado aumentará significativamente sua sensação de sonolência e uma grande gripe o prenderá na cama . Não há necessidade de resistir a essa crescente necessidade de sono ou culpa, você não pode evitar.

As citocinas, essas moléculas secretadas pelo sistema imunológico para combater o invasor viral ou bacteriano, agem como pílulas para dormir. Eles causarão um aumento no seu sono lento, portanto, nenhum sono paradoxal . Isso reduzirá a quantidade de energia necessária ao seu corpo e, especialmente, ao seu cérebro.

Essa energia pode ser conservada para ajudar o corpo a se recuperar. Também pode ser usado para causar febre que ajudará a combater a infecção.

A importância do sono na regeneração do corpo e do cérebro

O sono é estruturado em quatro etapas, que são interligadas e combinadas durante a noite. Esses estágios são úteis na regeneração do corpo. Você também pode aprender mais sobre o nosso artigo que explica os diferentes ciclos de sono :

– Primeiro, há um sono leve do tipo N1 (5% do tempo noturno total). É o estágio de adormecer. Marca a transição da vigília para o sono. Resultado? Os músculos relaxam, o corpo relaxa gradualmente .

– Depois vem o sono leve tipo N2 (45% da duração total da noite). Resultado? Entre eles, esses estágios formam um sono leve, durante o qual o corpo é despertado facilmente.

– O sono profundo “tipo N3” representa cerca de 25% do tempo noturno total. Resultado? O sono profundo é o estágio do sono que o cérebro favorece após um período de privação do sono. Participa ativamente de processos essenciais para o organismo, em particular a evacuação de toxinas, a memorização explícita ou a secreção hormonal.

– Finalmente sono REM (25% da noite, principalmente no final da noite). Quem também poderia ter virtudes para a memória.

A importância do sono aumenta de ano para ano

Dada a tendência de queda na duração e qualidade do sono nas últimas décadas, essa relação recíproca entre sono e imunidade pode muito bem representar um importante problema de saúde pública e individual nos próximos anos. 

Quais são os benefícios do sono no corpo e no cérebro?

Este é um ponto em que todos concordam, especialistas em sono e dormentes modestos. Dormir permite, acima de tudo, sentir-se menos cansado e se recuperar. Também regenera nosso corpo e nosso cérebro. Você acha esta resposta um pouco básica? No entanto, sabemos que descansar garante uma maior reatividade. E, portanto, mais capaz de aprender ao longo do dia. Sim mas porque Por que você se sente descansado? Anteriormente, tínhamos pensado qual é o uso do sono, mas de maneira geral, quais são seus benefícios para o corpo e o cérebro?

mulher na cama
mulher na cama

Benefícios do sono: o sono ajuda a regenerar nossos estoques de energia

A suposição mais antiga é baseada na reconstrução de estoques de energia. Toda célula precisa de energia para funcionar. Isto é especialmente verdade para os neurônios. Só eles são responsáveis ​​por 20% do consumo total de energia do nosso corpo. Essa energia não é livre no corpo. É transportado pela ligação química de uma molécula, ATP (trifosfato de adenosina). Isso oferece sua carga a reações celulares que consomem energia. É então transformado em adenosina difosfato (ADP). A degradação de diferentes moléculas grandes e ricas em energia pode regenerar o ADP no ATP: creatina nos músculos, glicogênio no cérebro e assim por diante.

Mas essa regeneração é relativamente lenta. Assim, durante o despertar, como a atividade de nossas células neuronais é intensa, elas consomem ATP mais rapidamente do que podem ser regeneradas. Ao acordar, os recursos de energia disponíveis diminuem. Paralelamente, o ADP se acumulará no cérebro. É esse acúmulo que aumenta a pressão do sono e nos leva a dormir. Este é o sinal de que é hora de limpar os circuitos e reabastecer!

Benefícios do sono: O sono limpa o cérebro para manter as células funcionando corretamente.

Uma hipótese mais recente sobre os benefícios do sono é a do sono como uma fase “purificadora” do cérebro. Sabemos que sono e cérebro estão interconectados. Como qualquer célula, o neurônio realiza reações bioquímicas. Ele degradará grandes moléculas em moléculas menores de interesse, criando “resíduos celulares” no processo. Durante o dia, a alta atividade neuronal tende a acumular esses co-produtos no neurônio e no líquido em que é banhado. Como os neurônios são muito sensíveis à qualidade do ambiente, alguns desses resíduos podem ter efeitos tóxicos. Um sistema de canais os drenará do sistema nervoso central, mas esse processo é muito lento.

Em 2013, no entanto, uma equipe de pesquisa americana mostrou que acelerou durante o sono. Isto é devido a um aumento de 60% nos espaços entre os neurônios. O aspecto recuperador do sono poderia, portanto, ser conseqüência dessa maior eliminação de produtos neurotóxicos. Isso garante a preservação da integridade e o bom funcionamento das células cerebrais.

Benefícios do sono: memorização

O sono interromperá o estresse do cérebro à noite. Isso permitirá que as sinapses organizem e classifiquem as memórias para melhorar a memória. Isso é chamado de plasticidade do cérebro. Além disso, o sono terá um papel ativo, pois as ondas lentas sincronizarão os neurônios. Assim, apenas as memórias mais importantes serão mantidas. 

Por que os bebês dormem tanto?

Faça o bebê dormir: esta é a pergunta definitiva quando você tem apenas um filho. Um bebê está inevitavelmente associado ao sono e pode até ser uma  causa de insônia . Nada é mais apreciável do que esta primeira noite de sono ininterrupto, quando conseguimos dormir bebê a noite toda. Pode parecer irreal pensar que seu filho adormecerá no horário desejado e que ele dormirá a noite toda sem acordar. Mas há algumas coisas que você pode fazer para ajudá-lo a manter o equilíbrio com uma boa noite de sono!

Faça o bebê dormir: por que eles passam noites inquietas?

Seguir uma rotina pode realmente ser algo muito benéfico para os bebês. Os bebês podem ter problemas para se adaptar ao mundo fora do útero. Eles não têm idéia de como esse mundo externo funciona.

De fato, para consternação dos pais, muitos bebês sofrem confusão entre dia e noite porque ainda não desenvolveram seus ritmos circadianos. Alanna McGinn, consultora pediátrica do sono, diz: “Esses relógios biológicos ativam nossos ritmos circadianos e criam um mecanismo de sincronização interno que nos faz acordar mais durante o dia e mais cansados ​​à noite. Os pais tendem a ter expectativas irreais ao pensar que um recém-nascido pode se adaptar rapidamente ao seu novo mundo depois de passar nove meses em relativa escuridão. Ele simplesmente não está pronto para o desenvolvimento. “

Para dissipar essa confusão, você precisa enviar um sinal para seu bebê que é hora de ir para a cama em um ambiente silencioso.

Uma rotina noturna

Quanto antes você começar uma rotina precoce com seu bebê, melhor. Não era tarde demais para começar.

  • Comece primeiro cerca de 20 a 30 minutos antes da hora que você quer que esteja na cama. Isso deve terminar no quarto
  • Para bebês, uma rotina pode ser tão simples quanto dar um banho. Também pode ser embalado ou cantando a mesma canção de ninar
  • À medida que o bebê cresce, as rotinas podem se tornar mais complexas e incluir toaletes e escovação
  • Evite atividades estimulantes, açúcar ou refeições grandes antes de dormir
  • Sempre tente ler uma história reconfortante
  • Defina um alarme especial para que ele saiba que é hora de iniciar a rotina. Você pode até atrasá-lo em cinco minutos, se for sábio.

Prepare um ambiente noturno perfeito

Como você sabe, seu sono é muito importante . Um bebê está acostumado a estar na barriga da mãe com o som do líquido amniótico e dos batimentos cardíacos. É por isso que é uma ótima idéia colocar uma máquina de som no quarto deles. Ruído branco, sons do oceano ou até animais empalhados com batimentos cardíacos ajudam os bebês a adormecer.

De acordo com a Fundação do sono, espalhar o ruído branco é reconfortante. Também ajuda a bloquear o ruído ambiente do resto da casa. Bebês e crianças pequenas dormem muito. Muitas vezes, há outras atividades em casa enquanto cochilamos ou dormimos à noite. Bloquear esse ruído ajuda os bebês a adormecer mais rápido e a dormir mais.

Além disso, as cortinas opacas fazem maravilhas nos quartos das crianças, principalmente no verão. É difícil convencer seu filho a ir para a cama enquanto o sol ainda brilha. No entanto, encerrar a rotina na sala com uma luz fraca e sem raios solares entrando pela janela inquestionavelmente ajuda. Também os ajuda a dormir mais pela manhã (algo que todos os pais sonham).

caminha de crianca
caminha de crianca

Deixe-os se acalmarem

Uma das coisas mais difíceis para os pais fazerem é deixar os filhos se acalmarem à noite. É essencial, no entanto, que eles aprendam a fazê-lo. Evite balançá-los até que eles durmam. Deixe-os antes que eles durmam.

Porque se eles acordarem no meio da noite, podem chorar por você balançá-los novamente. Em  Dormir durante a noite: uma perspectiva de desenvolvimento , Anders ET afirma: “Os bebês que têm essa capacidade de se acalmar podem dormir até uma hora extra durante o sono mais longo e em média 45 minutos a mais. a noite toda. Eles acordam à noite, assim como crianças que não se acalmam. Por outro lado, eles são menos propensos a chorar e mais propensos a se virar e voltar a dormir.

Se você já fez isso, tente parar de balançá-los e cantar canções de ninar. Esta pode ser uma condição bastante problemática chamada distúrbio associativo do sono. A criança tem dificuldade em voltar a dormir sem que seus pais a abraçem ou twitem. Se seu filho ligar para você quando você sair da sala, aguarde alguns minutos antes de responder. Isso pode lembrá-lo de que é hora de dormir.

Dê-lhe ferramentas para combater os medos

Ao crescer, seu filho pode ter novos problemas e dificuldades ao dormir. Ele entende a diferença entre dia e noite. Ele também percebe que está sozinho e pode desenvolver medos . Ajude-o a superar seus medos com ferramentas para ajudá-lo a sentir que está no controle.

Uma luz noturna ou um brinquedo brilhante pode ajudá-lo a superar o medo da escuridão. Certifique-se de que não é uma lanterna comum que possa ser desaparafusada. Baterias, molas e lâmpadas podem representar riscos de asfixia. O “Anti-Monster Spray” também é uma excelente ferramenta para crianças. Pegue um pequeno pulverizador de água e coloque um rótulo ANTI-MONSTER nele. Então deixe seu filho colocar debaixo da cama e no armário. Deixe a garrafa para ele caso ele ouça barulhos à noite.

Finalmente, uma criança que era realmente um anjinho adormecido pode rapidamente se tornar uma criança muito caprichosa e inquieta. Colocar um gráfico em que você notará o comportamento dele todos os dias pode incentivá-lo a ficar na cama à noite. Toda noite ele vai para a cama a tempo, sem problemas, recebe uma estrela dourada. Quando ele tem um certo número de estrelas, ele recebe uma recompensa especial. O condicionamento geralmente é uma boa ferramenta para ajudar as crianças a aprender qual comportamento é aceitável e o que não é.

Todas essas coisas são muito importantes para ajudar seu filho (e você) a dormir a noite toda. Dar ao seu filho as ferramentas de que ele precisa para dormir independentemente é uma das melhores coisas que os pais podem fazer. A falta de sono pode levar a muitos problemas comportamentais e de atenção que podem acompanhar a criança por anos. Além disso, se ele não dorme bem, você também não dorme. E todos nós precisamos de uma boa noite de sono repousante para estar no nosso melhor.

E para você, pais?

A chegada de um bebê na vida dos pais também interrompe seu padrão de sono. É comum vermos que alguns pais podem até se tornar insones após o nascimento do bebê.

Além disso, embora os remédios para dormir possam parecer uma alternativa interessante, não é realmente eficaz. Às vezes, pode causar efeitos colaterais. A única solução reconhecida como tratamento de referência para insônia pelas autoridades de alta saúde é a terapia cognitiva e comportamental . Este programa dura 7 semanas e visa reestruturar seu sono, também graças a uma técnica eficaz que você pode conhecer bem como os pais: a restrição do sono.

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