9 sinais de que você precisa se tornar mais ativo

casal deitado descansando

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Todo mundo sabe que movimento é vida. Às vezes, porém, as preocupações e responsabilidades cotidianas simplesmente não deixam tempo para atividades físicas regulares. Mas e se um estilo de vida passivo já comprometer sua saúde? Apresentamos 9 sinais que dizem que você realmente precisa se tornar mais ativo – quantos deles você notou em casa?

Todo mundo sabe que movimento é vida. Às vezes, porém, as preocupações e responsabilidades cotidianas simplesmente não deixam tempo para atividades físicas regulares. Mas e se um estilo de vida passivo já comprometer sua saúde? Apresentamos 9 sinais que dizem que você realmente precisa se tornar mais ativo – quantos deles você notou em casa?

1. Perda de apetite

Comer bem com moderação, mas o falta de apetite também pode ser um sinal de problemas de saúde . Se você come muito pouco, seu corpo simplesmente não consegue obter todos os nutrientes necessários para o funcionamento normal. Portanto, você definitivamente precisa fazer algo sobre isso. Atividade física regular pode regular seu apetite – você provavelmente sentirá fome depois de uma boa corrida ao ar livre ou depois de um treino intenso no centro de fitness.

2. Fadiga constante

Pode parecer um pouco estranho, mas a causa do cansaço constante pode realmente ser a falta de atividade física. É geralmente aceito que a fadiga aparece apenas como resultado de atividade excessiva – e isso geralmente é verdade, mas geralmente é simplesmente o resultado de atividade insuficiente. O treinamento regular pode devolver a alegria do movimento ao seu corpo e fornecer um impulso de energia, o que também ajuda a lidar com os desafios da vida cotidiana.

3. Dor nos músculos

Se seu corpo dói todos os dias no dia seguinte após um esforço moderado , como voltar com as malas pesadas da loja, subir uma colina íngreme ou simplesmente subir escadas, este é um sinal claro de que você está fora de forma e deve definitivamente incluir atividades físicas mais regulares em sua vida. Isso fortalecerá seu corpo e melhorará a mobilidade, facilitando o enfrentamento das tarefas diárias.

4. Má postura

A má postura é uma séria ameaça à saúde, porque um dia pode causar dor intensa e outros problemas. Além disso, é frequentemente o resultado de baixa atividade, uma vez que os músculos que mantêm o corpo ereto não são fortes o suficiente . A solução é simples: comece a treinar o mais rápido possível, prestando atenção especial às pernas, costas e músculos da cintura escapular.

5. Excesso de peso

Parece que este é um sinal óbvio, mas você não vai acreditar na pouca atenção que as pessoas costumam prestar ao excesso de peso. Libras extras não aparecem em uma noite – esse é realmente um processo bastante longo. Se você perceber que está gradualmente ficando robusto em comparação com o ano passado , é claro que é hora de se tornar mais ativo novamente!

Mulher com energia
Mulher com energia

6. Açúcar no sangue instável

Às vezes, flutuações no açúcar no sangue significam sérios problemas de saúde, mas às vezes são apenas um sinal de um estilo de vida sedentário. Porque Porque a atividade física regular esgota as reservas de glicogênio muscular, o que ajuda a aumentar a sensibilidade do corpo à insulina . Falta de atividade significa falta de sensibilidade – e é por isso que os problemas com níveis instáveis ​​de açúcar são mais fáceis.

7. Alto estresse

Um pouco de estresse, de tempos em tempos, é quase inevitável na vida moderna, mas se você constantemente sente um forte estresse, ele também pode estar associado à falta de atividade física. A atividade física libera endorfinas no corpo , como resultado de você sentir felicidade, calma e serenidade. O que você está esperando – encontre um esporte que combina com você e melhore a qualidade de sua vida!

8. Resposta lenta da frequência cardíaca

Pessoas treinadas sabem que a frequência cardíaca responde rapidamente à intensidade do exercício. Você pode fazer um teste simples – uma corrida de cem metros seguida de uma medida do tempo em que seu coração precisará retornar ao normal. Se você ainda tiver um batimento cardíaco acelerado após alguns minutos, isso é um sinal claro de que você está em má forma e deve ter uma vida mais ativa.

9. Falta de suor

Você pode ter um bom sinal de que não sua após (ou durante) intenso esforço físico, mas na verdade nem sempre é bom. Quanto melhor sua forma atlética, melhor o sistema de refrigeração funciona , para que o corpo comece a suar rapidamente e a ajustar sua temperatura quando ocorrer uma carga séria.

Esporte e Saúde 16 efeitos positivos do esporte

Quem não conhece a lira eterna “deve-se praticar mais esporte”? Mas que efeitos positivos para a saúde o esporte realmente tem? É por isso que existem 16 efeitos do esporte na saúde!

Esporte e saúde estão intimamente ligados. O esporte forma sua base forte para um corpo e mente saudáveis. O exercício regular muda as seguintes coisas em sua vida:

1. Desempenho cardiovascular melhorado

Se alguém é perguntado sobre os efeitos positivos do esporte no corpo, um ponto está sempre no topo: o sistema cardiovascular é fortalecido! Mas o que isso realmente significa? Ao se exercitar, o corpo precisa de mais oxigênio e nutrientes, que transporta o sangue para suprir seus músculos e órgãos. Como é sabido, as pessoas se adaptam rapidamente a novas situações. É por isso que atividades físicas regulares melhoram as propriedades de fluxo do sangue para que ele possa suprir melhor o corpo. O aumento do volume sanguíneo posteriormente fortalece o coração, que agora pode lidar com quantidades muito maiores. No entanto, não apenas o músculo cardíaco, mas também os vasos mudam – eles aumentam e se multiplicam. Esses ajustes não são evidentes apenas nos esportes, a vida cotidiana também é muito mais fácil. Você costuma ficar sem fôlego quando carrega as sacolas de compras até o terceiro andar? Graças ao sistema cardiovascular fortalecido, isso não é mais um problema!

2. Músculos fortalecidos

Você certamente não quer construir tanto músculo quanto um fisiculturista agora, mas provavelmente não teria nada contra um pouco mais de músculo e um pouco menos de gordura. Os músculos em medida não apenas fazem você parecer melhor, mas também ajudam na vida cotidiana. A caixa pesada pode ser levantada com facilidade e, claro, você também ficará feliz em ajudar seus amigos, caso precisem de um homem / mulher forte. O exercício melhora a coordenação inter e intramuscular , o que significa que cargas incorretas nas articulações e na coluna são evitadas. 

3. Melhor coordenação e equilíbrio

O esporte simplesmente dá às pessoas uma sensação corporal completamente diferente. Você treina movimentos diferentes, o que significa que o músculo pode ser controlado mais especificamente. Pode-se até dizer que alguém se move “com mais precisão” ou com mais sensibilidade. Então você sempre tem seu corpo sob controle e sabe exatamente o que está fazendo. Alguns esportes também treinam o senso de equilíbrio, o que é especialmente importante se você tropeçar para compensar o movimento em tempo útil. Este ponto não é muito importante para você no momento, porque você só pode sofrer alguns machucados com uma queda. Mais tarde, na velhice, uma queda (você pode saber de seus parentes mais velhos) é muito perigosa e pode resultar em longos intervalos.

4. Esqueleto estável

Como acabamos de mencionar, o problema das quedas não é relevante para você no momento, mas em idades mais avançadas, as atividades esportivas regulares podem impedir a queda, por um lado, por meio de uma melhor coordenação e senso de equilíbrio e – se isso acontecer – por uma estrutura óssea mais estável evitar. Esporte protege contra osteoporosee até ajuda pessoas que já sofrem de perda óssea. Mas como isso funciona? Músculos são conectados ao osso através dos tendões. Se o tendão puxa (ou seja, você contrai os músculos e a força é transferida para o osso através dos tendões, que são então acionados), o osso é estimulado no ponto em que o tendão está conectado. 

O organismo humano reage a isso e fortalece os ossos, o que aumenta a densidade óssea. Em termos simples, isso significa que muito movimento também exerce mais pressão sobre os ossos, o que os fortalece. Em princípio, é exatamente o mesmo que no treinamento de força. O músculo recebe um estímulo e depois se fortalece na fase de repouso, para que esteja melhor preparado para a próxima carga.

5. Evite problemas nas costas

Quem não conhece esses problemas irritantes nas costas? Você poderia evitá-los facilmente com um remédio: exercício! Os discos intervertebrais requerem carregamento e descarregamento regulares. Você pode pensar nelas como pequenas esponjas. Quando são aliviados, absorvem os nutrientes do tecido circundante e, quando carregados, os nutrientes usados ​​são liberados novamente. 

O trabalho principalmente sedentário no trabalho impede esse processo e as costas começam a doer. Se você ficar sentado o dia inteiro e não se mexer muito, não se queixará de dores nas costas mais cedo ou mais tarde, porque esses problemas são caseiros. Muito exercício através de caminhada, corrida, ciclismo e companhia evita enormes problemas nas costas.

6. Menor risco de câncer

O fato de o esporte reduzir o risco de câncer é um aspecto muito interessante, que deve motivar até a última pessoa esportiva a se exercitar um pouco. Você precisa de provas? Estudos demonstraram que o risco de câncer de mama das mulheres é reduzido em um terço se se exercitar após a menopausa. Por exemplo, muita gordura corporal promove câncer de cólon, esôfago e rim. Um estilo de vida saudável reduz drasticamente o risco de câncer. Mas mesmo que você já tenha câncer ou já o tenha superado, o exercício regular ajuda a melhorar a qualidade de vida e a reduzir sintomas típicos, como distúrbios do sono ou depressão.

7. Bom para a cabeça

A afirmação “O esporte limpa a cabeça” nem precisa ser apoiada por um estudo. Quem já experimentou sabe que está certo! Você está sentado no escritório e simplesmente não há mais nada em sua cabeça, ou simplesmente não tem as idéias brilhantes? Faça jogging ou caminhada por uma hora! 

Após o movimento, o cérebro é ventilado e uma maneira completamente diferente de trabalhar é possível. O mesmo pode ser observado para as crianças do ensino fundamental: se elas desabafam ao ar livre e o professor continua a lição, todos os alunos ficam mais concentrados e ele pode transportar o material em menos tempo.

8. Parece melhor

Outro bom efeito colateral do esporte é que você parece melhor. Os músculos parecem mais tensos , não há excesso de gordura no corpo e até a pele muda para melhor com um estilo de vida saudável, e você parece anos mais jovem. Você não só percebe isso através de fatores externos, mas também irradia uma nova energia vital por dentro. Seu parceiro ou o sexo oposto também aprecia todos esses efeitos e o perceberá de maneira muito mais atraente. No mundo do trabalho, é mais provável que seu parceiro de negócios lhe dê um grande emprego do que seu concorrente “emaciado”.

9. Maior qualidade de vida

Assim que você passa dos 40 anos, um tópico se torna mais importante a cada ano: a qualidade de vida! Isso não significa que você já pertence ao ferro velho, mas que, a partir de certa idade, presta mais atenção ao seu corpo e ouve o que é bom para você e o que é menos. Por um lado, isso acontece, é claro, através da nutrição e de outros componentes, por outro lado, o esporte oferece um potencial quase incrível de melhorar repentinamente a qualidade de vida em poucas semanas. 

Quem não conhece esse sentimento depois de uma corrida maravilhosa ao sol no parque? Você apenas se sente fresco e ativo. Você leva esse humor positivo para outras áreas da vida. Quando o parceiro teve um dia ruim, você o leva para o esporte imediatamente ou simplesmente o infecta em casa com a energia positiva. O próximo ponto segue a partir disso.

10. O esporte como “antidepressivo” | O esporte faz você feliz!

energia positiva acima mencionada gerada pelo exercício também pode ser importante para pessoas gravemente deprimidas. As endorfinas liberadas agem como bálsamo em uma alma agredida. Além disso, o esporte aumenta a autoconfiança, o que pode ser extremamente importante em uma fase tão difícil da vida. Cada atleta define metas individuais, seja participando de uma pequena empresa administrada por colegas para adequação da empresapedalar uma certa distância ou é um triatlo? 

Os objetivos são determinados individualmente por cada um deles de acordo com o progresso esportivo. Você conhece esse sentimento incrível quando alcançou um de seus objetivos? Esse estado emocional não deve surgir apenas no trabalho, mas também no tempo livre! Isso empurra a auto-estima e certamente também ajuda a escapar da depressão.

11. Faça contatos sociais

Você já fez um negócio lucrativo no esporte ou apenas fez bons amigos? Todo mundo provavelmente será capaz de dizer sim. Você conhece novas pessoas na aula de ioga ou em uma dupla de tênis , com quem o contato é aprofundado de tempos em tempos e antes que você perceba , você já reserva férias ativas juntas. O esporte reúne muitas pessoas afins em um só lugar, e é claro que você se dá muito bem. Talvez você comece um bom grupo de corrida com essas pessoas, que se reúne toda segunda-feira. Primeiro, vocês se divertem muito com os amigos e, em segundo lugar, se motivam a realmente comparecer à próxima reunião. Portanto, as desculpas são reduzidas ao mínimo.

12. Desligue-se durante os esportes

Você prefere assistir TV à noite? A televisão não é apenas relaxamento para nossos corpos. A TV pisca para nós com impressões em que não podemos desligar do dia de trabalho duro. É melhor ir lá fora, ao ar livre, e o treinamento começa. O esporte é ideal para desligar, aqui você simplesmente realiza movimentos (quase automatizados depois de um tempo) e não precisa pensar em nada. Especialmente após um dia de trabalho estressante, o verdadeiro valor só se torna aparente. 

Então você se livra de pensamentos agonizantes à noite e usa a noite para o que existe: dormir! Este é um ponto muito importante, porque cada vez menos pessoas podem desligar corretamente e estão constantemente ocupadas com o trabalho. O esporte é uma ferramenta ideal para desligarpara facilitar para eles. Agora, novamente ao ponto mencionado acima, muitas pessoas assistem à TV para desligar. No entanto, você não precisa prescindir totalmente dele, se precisar. Por exemplo, desvie o olhar da bicicleta ergométrica ou leia um livro sobre ela – então você mata dois coelhos com uma cajadada e usa o tempo com muita eficiência. Você prefere correr? Então é melhor você ficar de frente para a TV em vez de duas horas e correr no tempo ganho. Faça isso três vezes por semana e você não perderá essas tristes três horas – mas esse investimento de tempo faz uma grande diferença para sua saúde.

13. Adormecer mais facilmente após esforço físico

Com o aumento da idade, as pessoas dormem cada vez mais mal – pelo menos você pode ouvir muitas pessoas reclamando que nunca dormem ou apenas são ruins quando dormem. És um deles? O exercício facilita que você adormeça! Após um árduo aumento de corrida ou depois de um jogo de tênis com colegas, o corpo está cansado e precisa se recuperar para poder se apresentar novamente no dia seguinte. 

14. O risco de doença é minimizado

Sempre doente no inverno? Treinamento moderado, como corrida, natação ou ciclismo, fortalece o sistema imunológico e torna o corpo mais resistente a patógenos. Sessões de treinamento intensas irritam o sistema imunológico, que o melhora automaticamente (isso é semelhante à construção muscular). O movimento também promove a circulação do líquido linfático. Os patógenos atingem as células imunológicas dos gânglios linfáticos. Somente atividades sedentárias são contraproducentes. Porque o sistema imunológico é voltado para o movimento.

15. Mantenha o peso mais leve | esporte é saudável

Muitas pessoas estão descontentes com o seu peso . Eles são muito grossos ou muito finos – e o vizinho sempre parece melhor de qualquer maneira. Mas agora a lamentação acabou! Pegue seu colchonete e fortaleça e amplie seus músculos, que queimam gordura todos os dias. O esporte é a válvula ideal para se livrar de quilos extras. Após o grande jantar de Natal ou a maravilhosa festa de verão, basta inserir uma unidade adicional para que não haja surpresas desagradáveis ​​na frente do espelho mais tarde. Porque quem não gosta de ouvir de seus amigos: “Você parece bem!” .

16. Ajustador da vida cotidiana

O esporte simplesmente nos torna mais eficientes ! Você não só percebe a diferença durante as unidades, mas também na vida cotidiana. De repente, você sobe para o terceiro andar sem bufar, a corrida ocasional para o ônibus não é mais um problema, e as tarefas diárias são feitas por você mesmo. O esporte nos prepara idealmente para a vida cotidiana. Através dele, você pode tornar seus movimentos mais coordenados e mais rápidos. E em algumas décadas, se você ainda estiver carregando suas sacolas de compras aos 90 anos, todos se perguntarão como você pode fazê-lo. Existe apenas um segredo: em algum momento você percebeu que o exercício e uma dieta saudável são importantes para sua saúde.

Neste artigo, você aprendeu um total de 16 efeitos positivos do esporte. Agora, essa lista poderia ser continuada indefinidamente e cada vez mais detalhada, mas deliberadamente inclui apenas os recursos básicos. Queríamos mostrar que o esporte definitivamente compensa! E uma última coisa é muito importante: nunca é tarde para começar! 

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