Como a idade afeta o sono?

Criança com cabelo encaracolado

Criança com cabelo encaracolado

O sono completo é crucial para todas as pessoas. Mas o que é considerado a norma? 

final, o regime de sono está sujeito a flutuações ao longo da vida: crianças pequenas dormem por dias a fio, enquanto as pessoas mais velhas costumam relaxar em pedaços … Não é de admirar – as necessidades do corpo mudam com a idade , e você deve estar preparado para isso.

Como funciona um sonho?

Obviamente, pessoas de diferentes idades precisam de uma quantidade diferente de tempo para se recuperar durante o sono. O estilo de vida e as responsabilidades também determinam quando ir para a cama e quando se levantar. 

E à medida que você envelhece, aumenta o risco de certos distúrbios, como síndrome do atraso da fase do sono, insônia ou apneia do sono.

Mas, independentemente do número de anos que você viveu em cada ciclo do sono, dois estados alternativos permanecem inalterados: sono lento , quando ocorre crescimento e restauração de tecidos, e sono rápido (também conhecido como estágio de movimentos oculares rápidos ou BDG abreviado), quando o cérebro ativa e sonha.

Crianças

Sabe-se que as crianças passam muito tempo em um sonho. Os recém-nascidos dormem em média 16 a 18 horas por dia, bebês – de 12 a 14 horas. Mesmo uma criança de 12 anos de idade ainda precisa dormir 10 a 11 horas por dia. 

Em geral, quase 40% da infância vai dormir. Você pode ler mais sobre o que o sonho de seu filho deveria ter no artigo “Quanto as crianças de diferentes idades precisam dormir?”

Os bebês podem gastar até metade do tempo total de sono no estágio BDG e podem ir para a fase REM diretamente do estado de vigília – diferentemente das crianças mais velhas. 

No entanto, aos dois anos de idade, as crianças têm o mesmo comprimento relativo de sono BDG necessário para o resto de suas vidas.

Provavelmente, isso se deve ao fato de o cérebro das crianças estar se desenvolvendo ativamente . O sono ajuda a consolidar novas informações recebidas durante o dia. Especialmente o bebê, que precisa aprender muitas coisas novas.

Mas as crianças também passam muito tempo em um sono profundo e lento, durante o qual importantes hormônios do crescimento entram em cena, o suprimento de sangue para os músculos aumenta, o corpo cresce e se recupera.

Criança dormindo
Criança dormindo

Adolescentes

Os adolescentes podem ter um relacionamento difícil com o sono. Eles precisam de pelo menos 8,5 horas de sono por dia , mas as mudanças físicas, emocionais e sociais dificultam a obtenção. 

Segundo um estudo, apenas 15% dos adolescentes pesquisados ​​realmente dormem a quantidade mínima de sono de que precisam enquanto frequentam a escola.

Após a puberdade, o relógio interno passa por mudanças naturais – como regra geral, uma pessoa não consegue adormecer até 23 horas ou mais. 

Essa mudança se torna um problema para aproximadamente um em cada seis adolescentes, resultando em um distúrbio conhecido como síndrome do atraso da fase do sono: é difícil para uma criança adormecer antes da meia-noite.

Acontece que os estudantes vão dormir muito tarde e dormem nos fins de semana antes do almoço. Como lidar com isso? Você pode encontrar a resposta no artigo “Adolescentes e sono – desenvolvendo bons hábitos”.

Adultos

Os adultos geralmente precisam de 7 a 9 horas de sono por dia, mas isso pode variar muito de pessoa para pessoa. Não há regras claras : 4-5 horas de sono são suficientes para alguém, enquanto alguém está inclinado a passar pelo menos 9 a 10 horas na cama.

Isso significa que você deve observar seus biorritmos e descobrir qual a quantidade ideal de sono ideal para você. A propósito, para uma vida plena, você precisa prestar atenção não apenas à quantidade de sono, mas também à sua qualidade.

Por que isso é importante? A idade adulta é uma época em que muitas pessoas experimentam distúrbios do sono. Problemas como síndrome das pernas inquietas , apneia do sono e insônia impedem que os adultos descansem bem . 

Em particular, as mulheres podem sofrer distúrbios do sono durante a menstruação, gravidez ou menopausa.

Idosos

Os distúrbios do sono se tornam mais comuns à medida que as pessoas envelhecem. O fato é que algumas doenças crônicas têm efeitos colaterais que podem afetar o sono. E como a qualidade do sono está diminuindo, os idosos tendem a sofrer de falta crônica de sono, o que causa sonolência diurna.

Pessoas com idade também têm maior probabilidade de sofrer alterações naturais nos biorritmos. Os médicos chamam essa condição de síndrome de uma fase prolongada do sono – as pessoas tendem a ir para a cama mais cedo e acordar de manhã cedo.

Existem evidências de que os aposentados precisam de menos tempo para dormir do que jovens e adultos. Assim, em um estudo, os idosos que dormiram apenas de 6 a 8 horas tiveram melhores resultados com os testes do que aqueles que dormiram 9 horas ou mais. 

Talvez isso se deva ao fato de que agora o corpo não precisa gastar muita energia no desenvolvimento do cérebro em um sonho.

Fontes científicas:

http://sleepinstitute.eu
https://claytonsleep.com/
https://www.sleepwell.org/

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