Como ajudar seu filho a lidar com pesadelos?

Criança dormindo

Criança dormindo

Seu filho acorda à noite, não consegue dormir, ele está tendo pesadelos? Ajudaremos você a lidar com isso e a dormir em paz.

Se você começou a notar cada vez mais que seu filho acorda à noite em lágrimas e ouve um grito do quarto dele, provavelmente o seu filho teve um sonho terrível . Se isso aconteceu uma ou duas vezes, geralmente essa situação não causa ansiedade entre os pais.

 Mas se isso acontece com mais frequência, os pais carinhosos começam a se preocupar. Pesadelos podem ser uma parte normal do crescimento, mas às vezes podem ser devastadores, especialmente se acontecerem regularmente.

O que acontece com as crianças?

Na maioria das vezes, os pesadelos começam a se manifestar na idade pré-escolar, pois as crianças já entendem que existem coisas no mundo que podem prejudicá-las. 

Com cerca de 3 anos de idade, as crianças já têm fantasias vívidas e são capazes de expressar seus sentimentos. As crianças nem sempre entendem o que é um sonho e o que é uma realidade. 

Eles podem acordar de um forte sentimento de medo, ansiedade, tristeza ou nojo e querem que alguém compartilhe sua experiência. 

E, neste momento, é importante que haja pais ou outras pessoas próximas à criança que possam acalmá-lo.

Na maioria das vezes, as crianças veem sonhos terríveis na primeira metade da noite com um período de sono profundo. Acontece que as crianças acordam, levantam da cama, gritam ou até conversam por algum tempo, acordam os pais e depois dormem. 

No entanto, de manhã eles não se lembram de nada. Geralmente isso é muito assustador para os pais, mas você não pode se preocupar. Isso não tem efeitos perigosos para a saúde.

O que há por trás dos pesadelos?

Embora as crianças possam ter pesadelos em diferentes idades, existem alguns eventos que podem tornar a criança mais propensa a pesadelos. Esse pode ser o impacto da mídia – filmes, outdoors, videogames, notícias e shows. 

O mundo moderno está cheio demais de mensagens informativas, e as crianças nem sempre conseguem perceber e responder adequadamente a elas. 

Intimidação, divórcio dos pais, mudança para uma nova casa, uma nova equipe em uma escola ou jardim de infância – tudo isso pode causar ansiedade na criança e provocar pesadelos.  

Os pais são os melhores ajudantes

Cerca de 50% das crianças que têm pesadelos precisam da ajuda dos pais. E cerca de 25% por causa de pesadelos periodicamente recorrentes têm medo de dormir. O importante aqui é a reação adequada dos pais, que serão capazes de acalmar e apoiar a criança. 

É necessário ajudar a criança a respirar profundamente, explicar que está seguro e convencê-la a não ter medo de ir para a cama.

No dia seguinte, converse com a criança sobre o pesadelo e ajude-a a entender que é sua imaginação, não a realidade. Se o pesadelo se repetir várias vezes, você pode ajudar seu filho a desenhar seu sonho e mudar o final para algo agradável. 

Um super-herói pode vir e salvar a todos, você pode desenhar um monstro assustador e depois rasgar um pedaço de papel, sua imaginação o ajudará a escolher a chave certa para resolver o problema .  

homem deitado na rede
homem deitado na rede

Pequenas coisas ajudarão a lidar.

Uma lâmpada noturna, brinquedos favoritos, a capacidade de rolar quando surgem pensamentos ruins – tudo isso pode ser útil na luta contra pesadelos. Deixe uma lanterna para o seu filho, para que ele possa olhar embaixo da cama com segurança, se estiver confuso.

Obviamente, é importante observar a rotina diária e não permitir que você assista TV ou jogue videogame, principalmente os agressivos, antes de ir para a cama. 

A ventilação frequente também pode ajudar, pois a falta de oxigênio afeta adversamente a qualidade do sono.

Se nada ajudar a acalmar a criança, você pode procurar um psicólogo que ajudará a encontrar a raiz do problema e resolvê-lo.

Seus filhos dormem o suficiente?

O que você sente se não dormiu o suficiente? Irritabilidade, fadiga, dificuldade de concentração … Embora tudo isso seja bastante desagradável para você, seus filhos se sentem ainda piores com a falta de sono. Você não tem certeza se eles dormem o suficiente? Aqui estão alguns sinais que você pode determinar por isso …

Seus filhos têm dificuldade para acordar de manhã

Você pode pensar que isso é completamente normal – afinal, quem gosta de telefonar? No entanto, há uma diferença entre aqueles que não são os “madrugadores” e aqueles que sofrem de grave falta de sono . É verdade que essa diferença pode não ser visível à primeira vista, mas não é tão difícil determinar qual é realmente o problema.

Tente enviar seus filhos para a cama um pouco mais cedo – cerca de uma hora – e avalie o resultado. Se você notar que os problemas no despertar da manhã diminuíram, isso significa que antes eles dormiam muito pouco.

Eles são muito irritantes

Como nos adultos, a irritabilidade nas crianças é frequentemente um sinal de falta de sono. Eles se tornam mal-humorados, chateados, mais fáceis do que o normal e muito inquietos – assim como você quando a noite parece muito curta! 

O comportamento irritante das crianças geralmente é encontrado com muitas explicações – mas antes de começar a fazer alguma suposição, preste atenção ao sonho.

As crianças que dormem melhor são mais calmas, mais pacientes e menos irritadas; portanto, tente manter as crianças dormindo por mais uma hora. Isso pode melhorar muito sua qualidade de vida . E, portanto, o seu.

Eles são excessivamente emocionais e sensíveis.

Algumas crianças são mais vulneráveis ​​que outras, isso é verdade. Mas se seus filhos parecerem um pouco mais sensíveis e emocionais do que o normal, há uma chance de mudar isso. Apenas envie-os para a cama cedo. 

O mesmo princípio se aplica aqui à irritabilidade – se não dormimos o suficiente, apenas nos sentimos fora do lugar e, portanto, reagimos muito bruscamente aos eventos do dia a dia .

Se seus filhos parecem ter sido substituídos, uma simples mudança nos padrões de sono pode resolver o problema. Lembre-se de que não apenas a quantidade importa, mas também a qualidade do sono.

 E má qualidade do sono não é incomum quando as crianças se tornam excessivamente emocionais e sensíveis.

caminha de crianca
caminha de crianca

Seus filhos são hiperativos

Isso pode parecer estranho a princípio, mas o aumento da atividade pode realmente ser um sintoma de falta de sono. 

Apesar do fato de que geralmente não nos sentimos muito acordados se não dormirmos o suficiente, a hiperatividade pode ser um tipo de mecanismo de proteção que ajuda crianças que não receberam um sono completo a se adaptarem às atividades diurnas.

Para resolver esse problema, você deve enviar as crianças para a cama cedo o suficiente – se você perder o momento certo, será mais difícil para elas adormecerem. Quanto mais se cansam, mais ativos se tornam – e em breve você entrará em um círculo vicioso do qual é difícil sair.

Eles têm problemas na escola.

Todo mundo tem seus pontos fortes e fracos, e é natural que algumas disciplinas sejam dadas melhor para o seu filho e outras sejam um pouco piores. Mas se seus filhos tiverem dificuldades com todas as disciplinas, e lhe parecer que eles realmente não acompanham o currículo , talvez seja hora de aprofundar.

A falta de interesse na escola pode ser simplesmente o resultado de pouca concentração – e os problemas de concentração muitas vezes resultam da falta de sono . 

Antes de concluir que as crianças precisam de ajuda com a lição de casa, primeiro tente proporcionar um pouco mais de sono – você pode se surpreender com o quanto essa simples mudança pode melhorar as coisas.

Seus filhos são superados pela sonolência diurna

Este é um sinal muito claro de que as crianças precisam dormir mais, mas, infelizmente, muitas vezes são negligenciadas. Preste atenção se as crianças têm problemas com a vigília durante o dia, mas não se contentem apenas com os sinais óbvios . 

O seu filho dorme constantemente no carro enquanto assiste TV ou lê? Todos esses são sinais claros de que ele realmente não dorme o suficiente.

No entanto, o sono diurno pode não ser a melhor maneira de resolver o problema. Se seu filho ainda é muito jovem, o sono diurno pode ser normal, mas para crianças mais velhas seria melhor fornecer uma quantidade suficiente de sono ininterrupto durante a noite para que eles não precisem dormir durante o dia.

Por que a hora de dormir pode ser um fator de estresse?

Como a vida cotidiana ocorre na família é pelo menos tão diferente quanto as personalidades das famílias. Há famílias em que a hora de dormir não é nada difícil, e há pais que dormiram muito pouco ou nem dormiram desde que a criança nasceu.

Mas o tópico do sono é muito importante, porque todos temos que descansar para o dia seguinte. Os pais porque têm muito o que fazer e precisam de coragem para o trabalho e a vida familiar. As crianças, porque, caso contrário, ficam nozes no dia seguinte e ficam frustradas muito rapidamente. Pelo menos é assim que acontece conosco.

Por esse motivo, parece haver uma enorme pressão sobre a situação à noite. Os pais, compreensivelmente, estão cansados ​​do dia, aguardam ansiosamente a noite livre e têm a vista na manhã seguinte, que provavelmente terá que acordar cedo ou que todos os membros da família tenham que descansar.

Se algo não funcionar ou demorar muito, os nervos estão vazios. E quando os pais estão relaxados, isso é rapidamente transferido para as crianças. Como as crianças reagem a isso é uma questão de tipo e, claro, tem algo a ver com o dia anterior.

No entanto, isso não significa que as crianças sejam totalmente pacíficas e relaxadas, se os pais também. As razões pelas quais a hora de dormir pode se tornar um drama podem ser devidas a várias razões.

Por que uma rotina noturna é tão importante para as crianças?

Agora você tem uma idéia de qual poderia ser o motivo do drama noturno e também recebe uma ou duas dicas sobre o que pode fazer sobre isso.

No entanto, o que é realmente importante é uma rotina noturna para você e seus filhos. Uma rotina noturna fornece segurança às crianças e facilita a transição do final do dia para a hora de dormir.

As crianças podem se adaptar e saber – quando terminamos o jantar, posso brincar um pouco mais, depois visto o pijama, depois vou ao banheiro – etc. Isso lhes dá segurança.
Por exemplo, se formos convidados para um evento (casamento, concerto, treinamento avançado etc.), ficaremos felizes em conhecer o programa de antemão. Então, sabemos quando há algo para comer, qual aula será a seguir etc. Você entende o que quero dizer? Então, por que nossos filhos não deveriam se sentir da mesma maneira?

Como você organiza sua rotina noturna depende inteiramente de você. Você sabe o que funciona melhor para você. Algumas pessoas já vestem o pijama para jantar, depois vão ao banheiro com as crianças e as crianças podem brincar antes de ir para a cama. Outros sabem: Depois do jantar, meus filhos têm que ir direto ao banheiro e à cama, caso contrário eles aparecerão.

Experimente ou deixe as crianças decidirem até certo ponto. Se você perceber que não se encaixa, altere-o novamente. Até que caiba. É importante que, depois de encontrar sua estrutura, atenha-se a ela. Porque é aí que a rotina acontece e exatamente quando ela o apoia no seu projeto.

E não se coloque sob pressão . Nos fins de semana ou férias, férias ou com a avó e o avô, depois de aniversários etc., a rotina também pode começar um pouco mais tarde ou até falhar completamente. Não se trata de fazer algo teimosamente, é de ter uma ideia do que está acontecendo e do que é bom para você.

Mas, como sempre há pais que precisam de um pouco de apoio, vou lhe dar algumas idéias nos próximos dias sobre como tornar uma rotina noturna agradável.

Fontes científicas:

http://sleepinstitute.eu
https://claytonsleep.com/
https://www.sleepwell.org/

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