O que acontece com o nosso corpo em um sonho?

Casal dormindo junto

Casal dormindo junto

Adormecendo, nos encontramos em um mundo misterioso do desconhecido. Assistimos sonhos interessantes ou apenas aproveitamos o resto. Mas, enquanto descansamos, nosso corpo continua a funcionar, sem parar por um minuto. O que acontece naquelas horas em que ele não está sob nosso controle?

 Cérebro

Como você sabe, existem cinco estágios diferentes do sono. No primeiro estágio, a atividade cerebral é reduzida em 40%, mas nos últimos está aumentando significativamente. 

Isso se deve ao fato de que, nos primeiros estágios do sono, o cérebro repousa e, depois, no estágio do sono profundo, quando vemos sonhos, sua atividade é ativada.

O cérebro também envia sinais durante o sono para desligar os neurônios motores da medula espinhal, causando paralisia temporária para impedir o movimento do sono.

Olhos

Embora cobertos de pálpebras por séculos, eles continuam a se mover constantemente durante o sono. Nos primeiros estágios do sono, esses são movimentos circulares lentos e, nos estágios do sono profundo, tornam-se muito mais rápidos e intensos.

Hormônios

Durante o dia, o principal objetivo do corpo é a produção de energia. Assim, durante a vigília, nosso corpo consome mais energia do que armazena. Durante esse tempo, hormônios estimulantes, como adrenalina e corticosteróides naturais, são produzidos principalmente.

Mulher dormindo bem
Mulher dormindo bem

Durante o sono, pelo contrário, o corpo entra em um modo de economia e restauração de energia. Portanto, a produção de hormônios estimulantes diminui e o hormônio do crescimento começa a ser produzido. 

O hormônio do crescimento de proteínas ajuda a restaurar e fortalecer os tecidos e ossos humanos, e é por isso que todos os tecidos são melhor atualizados com precisão durante o sono.

Além do hormônio do crescimento, durante o sono, a melatonina, o hormônio da sonolência, os hormônios sexuais e os hormônios da fertilidade são secretamente ativados.

Sistema imunológico

Como o corpo consome menos energia durante o sono, a secreção de algumas proteínas do sistema imunológico aumenta temporariamente. É por isso que, com doenças infecciosas, o sono geralmente é um bom médico, porque em um sonho o corpo pode lidar com a doença muito mais rapidamente.

Também durante o sono, o fator de necrose tumoral é ativado, o que ajuda o corpo a combater o câncer.

É por isso que o comprometimento do sono tem um efeito muito negativo sobre a nossa saúde.

Temperatura corporal

Em todas as fases do sono, a temperatura corporal diminui gradualmente. A razão para isso é uma diminuição na quantidade de adrenalina produzida. A baixa temperatura corporal contribui para um sono profundo e recuperação. Portanto, a temperatura corporal elevada, ocorrem frequentemente problemas de sono.

Músculo

Apesar do fato de que muitas vezes em um sonho rolamos, os músculos permanecem relaxados durante a noite. Isso os ajuda a se recuperar.

Embora tenha sido comprovado que o sono não é necessário para a recuperação muscular. Apenas deite e relaxe.

Sistema digestivo

Como a quantidade necessária de energia é significativamente reduzida à noite, o sistema digestivo também diminui o seu trabalho. Se você comer antes de dormir, talvez o corpo precise trabalhar a noite toda para exagerar na comida.

É por isso que não é recomendável comer alimentos depois de 3-4 horas antes de dormir.

Dormir nos deixa mais bonitos?

Se você soubesse que, para ser bonita, não é necessário gastar muito dinheiro em cosméticos, aproveitaria esta oportunidade? E se lhe dissermos que tudo o que é necessário para isso é um sono saudável, você gostaria de tentar? Tudo é muito simples! 

Há muito poucas coisas simples que você precisa para relaxar – e todas elas estão disponíveis para você! 

Para ter um sonho melhor, é necessário:

  • ventile regularmente o quarto – o ar fresco é bom para um sono saudável
  • prepare-se para dormir – pode ser uma música calma, um abraço romântico ou o penteado habitual
  • tem a oportunidade de caminhar antes de dormir? Certifique-se de fazer isso algumas horas antes de descansar.
  • ir para a cama o mais tardar às 23h00 – todas as horas de sono antes da meia-noite são iguais a duas horas depois da meia-noite
  • dormir em uma superfície plana com um nível moderado de rigidez – isso é útil para a coluna e para o relaxamento completo do corpo
  • exercícios respiratórios antes de dormir
  • dormir de costas – para que a pele fique no estado mais relaxado
  • use cremes noturnos – mesmo se você tiver uma pele perfeita, ela só melhorará com cuidados adicionais
  • se você dorme de pijama ou camisola – certifique-se de estar confortável e, o mais importante, de que é feito de materiais naturais
  • acorde o mais tardar às 8h00

Mas não é desejável:

  • jantar tarde ou um lanche antes de dormir – não faça o estômago trabalhar quando precisar descansar
  • álcool – à primeira vista, age como uma ótima pílula para dormir, mas na verdade lhe dá ainda mais fadiga quando você acorda
  • atividade física – não se sobrecarregue com exercícios pelo menos uma hora antes de dormir
  • criatividade antes de dormir – você apenas provoca seu cérebro e, por um longo tempo, não consegue adormecer 
  • dormir em uma posição – para que a pele não “encolha” durante o sono
  • ir para a cama depois da meia-noite

“Eu nunca me nego um sonho bom e saudável”, disse Sophia Loren uma vez. Olhe para ela – ela não é ótima! Agora você tem esse segredo!

Fontes científicas:

http://sleepinstitute.eu
https://claytonsleep.com/
https://www.sleepwell.org/

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