Como evitar tossir durante o sono

Mulher tomando café

Mulher tomando café

Em dias frios, é muito fácil pegar um resfriado e ficar doente. Geralmente, depois de alguns dias nos recuperamos, mas muitas vezes após a doença permanece uma tosse longa e dolorosa. 

Como regra, ele incomoda muito à noite, privando uma pessoa do sono normal. Neste artigo, gostaríamos de explicar como superar a tosse noturna com 8 etapas simples.

Etapa 1: Beber chá antes de dormir

Faça uma xícara de chá de ervas com mel – isso suavizará a membrana mucosa do trato respiratório e relaxará agradavelmente. Segundo especialistas, tomar líquidos quentes na hora de dormir ajuda a se livrar do muco acumulado no trato respiratório e, portanto, é um método eficaz de combate à tosse.

Você também deve garantir que a bebida que preparou não contenha cafeína; caso contrário, poderá ter dificuldade em adormecer. Prepare a sua bebida favorita a partir de ervas, bagas ou frutas, adicione uma colher de mel lá e calmamente adormeça.

Etapa 2: Levante a cabeceira da sua cama

O pior inimigo da tosse é a gravidade. O muco começa a se acumular na garganta, causando irritação respiratória e causando tosse dolorosa. 

Uma maneira simples e ao mesmo tempo eficaz de derrotar a gravidade é elevar a cabeceira da cama com um travesseiro extra. Isso facilitará a respiração durante o sono e a tosse irritante não o incomodará tanto.

Etapa 3: Respire o vapor

A causa de uma tosse forte pode estar muito seca na membrana do trato respiratório. Para amolecê-los, você pode tomar um banho ou tomar um banho antes de ir para a cama, também pode sentar-se um pouco no banheiro cheio de vapor.

 Mas tenha cuidado, porque respirar vapor não é bom para todos: se a tosse é causada por asma, a inalação do vapor só pode agravar a situação e torná-la ainda mais forte.

Casal dormindo junto
Casal dormindo junto

Etapa 4: Cuide da umidificação adequada

Use um umidificador para saturar o ar do seu quarto com a umidade necessária e, assim, evitar que as vias aéreas fiquem muito secas. Também deve ser lembrado que o ar muito úmido contribui para o aparecimento de tosse. É por isso que é tão importante escolher o nível certo de umidade do ar e mantê-lo durante o sono.

Para fazer isso, você pode adquirir um dispositivo especial que mede o grau de umidade e o ajusta ao nível de 40-50%: este é o indicador mais ideal para manter as boas condições de suas vias aéreas.

Etapa 5: Prepare-se para dormir

Antes de dormir, coloque na mesa de cabeceira tudo o que pelo menos possa ajudá-lo na luta contra a tosse: um copo de água, xarope para a tosse, etc. 

É importante interromper os ataques de tosse desde o início, pois uma tosse prolongada provocará uma irritação ainda maior do trato respiratório e, assim, você se encontrará em um círculo vicioso.

Etapa 6: Verifique se sua cama está em boas condições.

Reações alérgicas frequentes também podem causar tosse. Verifique se a sua cama está limpa o suficiente: os ácaros aninhados dentro da cama podem agravar sua tosse e progredir.

 Todas as roupas de cama devem ser lavadas em água quente pelo menos uma vez por semana. Não se esqueça da limpeza completa da cama, é melhor fazer isso com um limpador a vapor.

Etapa 7: Tome remédio para tosse

Os medicamentos para tosse também podem ajudar a se livrar da tosse, alguns dos quais são vendidos sem receita. O farmacêutico dirá qual medicamento é mais eficaz para o seu tipo de tosse. 

Ao tomar medicamentos, tenha cuidado: durante o dia é melhor tomar medicamentos para tosse, à noite você deve preferir medicamentos que reduzam os ataques de tosse. Assim, seu sono ficará mais forte e não será constantemente interrompido por uma tosse dolorosa.

Etapa 8: Visite um médico

Se uma tosse o incomodar por mais de 7 dias, você deverá consultar um médico. É possível que sua tosse seja apenas uma consequência de um resfriado, mas uma tosse prolongada pode ter outro motivo. Nesse caso, é melhor não hesitar em visitar um médico, pois isso ajudará a encontrar a causa da sua tosse e a eliminá-la.

Fontes científicas:

http://sleepinstitute.eu
https://claytonsleep.com/
https://www.sleepwell.org/

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