O que acontecerá se você não dormir por muito tempo?

moça com sono

moça com sono

No mundo moderno, é difícil fazer isso sem pressa. Um ritmo ativo de vida, fogos de artifício de eventos e tão pouco tempo para dormir. 

Obviamente, em prol do bom trabalho, do fim de um projeto ou de uma festa com os amigos, às vezes você pode sacrificar o sono, mas o que acontecerá se você fizer isso continuamente?

Cérebro

O tempo de sono é uma ótima oportunidade para “redefinir” nosso cérebro. Durante esse período, ele se deita nas prateleiras de pensamentos, lembranças e emoções, para que no dia seguinte possamos acordar com uma “cabeça limpa” e fazer coisas novas. 

Se você não dorme o suficiente ou fica acordado até tarde, o cérebro não tem tempo suficiente para descansar e lidar com o fluxo de informações. 

Como resultado, no dia seguinte você estará menos satisfeito, será mais difícil se concentrar em um determinado assunto, se lembrar de algo novo ou se lembrar rapidamente de um assunto conhecido há muito tempo. 

Se você abusar dessa condição, terá dores de cabeça e, muitas vezes, resfriados. Seu cérebro ainda descansará, quer você queira ou não.

Humor

As emoções também se acalmam, sistematizam e encontram seu lugar durante o sono. Se você não tiver essa oportunidade, esteja preparado para um humor mimado, um aumento da sensação de ansiedade, nervosismo e, possivelmente, com uma longa ausência de sono, até mesmo um medo rígido e irracional.

Fundo hormonal

A falta de sono é uma das causas do desequilíbrio hormonal no corpo. Isso pode afetar o humor e a obesidade. É por causa dos problemas com os hormônios que as pessoas que não dormem o suficiente à noite querem comer, principalmente alimentos gordurosos e lixo. 

Tais ataques à meia-noite na geladeira podem desenvolver um hábito que levará a excesso de peso no futuro e obesidade no futuro.

Sangue

O sono é essencial para o corpo produzir insulina, um elemento natural que regula os níveis de açúcar no sangue. Para que uma quantidade suficiente de insulina seja produzida, uma pessoa precisa dormir 7-9 horas por dia. 

Caso contrário, o corpo não poderá regular de forma independente os níveis de açúcar no sangue, que no futuro podem levar ao diabetes.

Coração

Devido a alterações nos níveis hormonais e produção insuficiente de insulina, além de pequenos processos inflamatórios no corpo causados ​​pela falta de descanso, a carga no coração aumenta significativamente. Isso pode levar a várias doenças cardíacas, pequenas e muito serosas.

Pele

A falta de sono é um inimigo não apenas da saúde, mas também da beleza. Devido à falta de descanso constante, a condição da pele pode deteriorar-se significativamente. 

Seu rosto “agradecerá” com hematomas ou bolsas embaixo dos olhos, poros dilatados e pequenas rugas. Como se costuma dizer – falta de sono no rosto.

Se você não abusar da falta de sono, todos esses problemas podem ser remediados pelo mesmo sonho. Mais importante ainda, não esqueça que o corpo também precisa descansar e reiniciar.

moca dormindo de costas
moca dormindo de costas

Como reduzir o estresse e o estresse? 8 dicas

Tudo o que você toma, todo mundo está lutando contra o estresse. O mundo moderno constantemente mantém uma pessoa em suspense. Epidemias, crises, crime, terrorismo … Todas essas são ameaças reais, e a situação nem sempre é passível de controle. 

Mas você pode melhorar o controle em si – para se livrar da ansiedade excessiva, esgotando os recursos energéticos do corpo e lidar com mais sucesso com os desafios da vida cotidiana!

Novas tecnologias – novas preocupações

Obviamente, você não pode simplesmente fechar os olhos para fenômenos negativos. TVs, smartphones, tablets e outros dispositivos mantêm você constantemente atualizado com os eventos, que, por sua vez, levam à superexcitação do cérebro. 

Estresse, insatisfação aumenta, dores de cabeça aparecem, fica mais difícil se concentrar … Estudos confirmam constantemente que aqueles que não conseguem imaginar a vida sem a Internet ou as comunicações móveis – e há cada vez mais pessoas assim – podem desenvolver distúrbios do sono e depressão .

By the way, mesmo a partir de pensamentos de estresse, você também pode experimentar o estresse. Por exemplo, ao ler tudo o que está escrito acima. Portanto, não vamos escalar. Melhor tentar responder a outra pergunta – como respirar?

Aqui estão algumas maneiras de restaurar o equilíbrio interno:

  1. Reconheça sua responsabilidade pela sobrecarga de informações. Você realmente precisa assistir as mesmas notícias várias vezes em canais diferentes? Quem o sentenciou a verificar seus e-mails e ir às redes sociais a cada hora? Anteriormente, um jornal por dia era suficiente para as pessoas saberem o que estava acontecendo no mundo. Aproveite sua sede de informações!
  2. Resista às tentações como estimulantes. Fumar, beber, comer demais ou dezenas de xícaras de café por dia pode parecer uma boa cura para o estresse. Mas, de fato, é exatamente o oposto. Na melhor das hipóteses, eles dão alívio por um tempo muito curto. E a longo prazo – eles agravam o estresse e criam riscos adicionais à saúde.
  3. Não se esqueça dos exercícios . Faça uma caminhada ou corrida. Tente bicicleta, esqui, natação. Qualquer coisa faria apenas para se mover. A atividade física estimula a produção de endorfinas, hormônios da alegria no corpo. Além disso, o exercício aeróbico – pelo menos duas vezes por semana – é bom para o coração e os pulmões.
  4. Aprenda a dizer não . Às vezes, aumentamos nosso estresse assumindo demais. Tente avaliar sobriamente quantas coisas você realmente pode fazer em um dia. Defina prioridades e resista aos esforços de outras pessoas para impor preocupações desnecessárias a você. Ao evitar o estresse, você pode até aumentar sua produtividade – e não decepcionar aqueles que confiam em você.
  5. Desligue as telas. Observar pixels por horas faz mal ao cérebro. Também afeta a qualidade do sono. Livre de gadgets pelo menos parte do dia. Dê uma pausa nas células nervosas. Respire fundo algumas vezes e deixe-se desfrutar da paz. Assim, você pode voltar ao trabalho com vigor renovado e, provavelmente, com um humor melhor.
  6. Durma o suficiente . Segundo várias pesquisas, apenas cerca de um terço dos adultos recebe as 7-9 horas de sono necessárias por dia. E olhando em volta, você provavelmente pensará que esses dados ainda são otimistas demais. É claro que o estresse é temporariamente reduzido se você, sentado até tarde, ainda tiver concluído um trabalho importante. Mas se isso acontecer com muita frequência, seu corpo simplesmente não tem tempo para se recuperar.
  7. Cerque-se de pessoas positivas. As pessoas não podem viver sem comunicação. E todo mundo sente a necessidade de apoio, atenção, respeito. Sim, e você também. Não se esqueça que o tempo gasto na companhia de pessoas agradáveis ​​é um excelente antídoto ao estresse!
  8. Tire um tempo. Tente encontrar tempo toda semana para as aulas que você realmente gosta. Muitas vezes, as pessoas prometem fazer hobbies, ver amigos ou simplesmente ir ao cinema assim que lidam com o trabalho. Mas não há um fim à vista e a hora estimada não chega … Mova o item “gastar tempo com prazer” para uma das principais linhas da lista de coisas importantes e não adie sua execução em uma caixa comprida!

Fontes científicas:

http://sleepinstitute.eu
https://claytonsleep.com/
https://www.sleepwell.org/

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