O sono e seus papéis essenciais para o corpo

Geralmente ouvimos falar de “sono reparador”, mas o que está por trás disso? Quais são as diferentes facetas ocultas do sono e quais são seus diferentes papéis no corpo?

Na realidade, o sono tem vários efeitos no funcionamento do nosso corpo. Enquanto algumas funções do corpo diminuem sua atividade (frequência respiratória – pressão arterial – atividade motora), outras funções são favorecidas pelo sono.

Nos últimos anos, começamos a vislumbrar as incríveis funções do sono. Cronobiologia, nesse sentido, nos trouxe muito. Sabemos que, sob o impulso de nosso relógio biológico, ou deveríamos dizer relógios diferentes, ele desempenha um papel vital para nossa saúde diária, mas também a longo prazo, lutando contra o envelhecimento e o reparo celular.

Em cada idade, o sono terá suas especificidades. Durante a infância, solicitará os hormônios do crescimento, mas também a maturação cerebral com uma duração de sono paradoxal por mais tempo, para melhor aprender, classificar e memorizar.

Em qualquer idade, manterá e controlará o bom funcionamento do nosso sistema imunológico. Dormir bem também melhora o humor, mas também aumenta a atenção.

Descubra abaixo os muitos papéis do sono.

moca dormindo de costas
moca dormindo de costas

Descubra os diferentes papéis do sono:

Seu papel de estimular secreções hormonais

Essa função é essencial, especialmente no bebê e durante a infância, período em que a produção de hormônios do crescimento é claramente favorecida pelo sono.

Nos adultos, o sono estimula a secreção de insulina, prolactina e testosterona.

A falta de sono pode criar muitos distúrbios hormonais, como anormalidades no cortisol ou na insulina. Estes desempenham um papel vital no controle de peso. Assim, a má qualidade do sono pode alterar o metabolismo basal e o metabolismo de carboidratos.

Mas quando falamos de sono e secreção hormonal, é difícil não mencionar a melatonina, o hormônio do sono. Esse hormônio é frequentemente associado à luz. É uma associação lógica, pois é fotossensível e a luz a inibe. Isso pode ser ótimo quando esse efeito é procurado, especialmente com a terapia de luz que permite ressincronizar nosso relógio biológico quando ele é deslocado. Isso pode ser usado no contexto de sono tardio (sono noturno), mas também no caso oposto de avanço de fase para quem vai dormir muito cedo (geralmente idosos).

O problema com esse hormônio do sono é que ele é muito sensível às telas grandes ou pequenas. O perigo vem do fato de que essa luz azulada da noite bloqueia a secreção de melatonina e envia uma mensagem de atividade “ativa” ao nosso cérebro. Você entenderá que ter uma tela na cama é como dizer ao cérebro que é dia e que, portanto, devemos manter nosso estado de alerta.

Maturação do sistema cerebral

Essa função é essencial, especialmente no bebê e durante a infância, período em que a produção de hormônios do crescimento é claramente favorecida pelo sono.

Um bebê recém-nascido dorme cerca de duas vezes mais que um adulto. Essa necessidade de sono está diretamente relacionada ao crescimento e maturação cerebral.

Aprender requer sono de qualidade. De fato, uma falta ou privação de sono pode ser prejudicial para a aprendizagem de novos conhecimentos. Quem quer aprender e memorizar deve ter qualidade e sono suficientes. Você entenderá facilmente, a importância da qualidade do sono durante a escola.

No entanto, com o ressurgimento de objetos de alta tecnologia e salas conectadas, os adolescentes, segundo muitos estudos, estão sentindo falta de sono. Esse fenômeno é ainda mais embaraçoso, pois sabemos que os bons hábitos de sono são muito precoces.

Reconstrução e reparo celular

É durante o período de sono que nossas células se regeneram. Se tomarmos o exemplo da pele, a noite é o momento privilegiado da cicatrização dos pequenos cortes ou da renovação natural das células epidérmicas.

Já sabíamos que o sono é recuperador, permitindo recarregar nossas baterias após um dia agitado. Mas, na realidade, vai muito além.

De fato, o que não sabemos é que o sono é usado para reparar profundamente o corpo, uma espécie de transição para o controle técnico noturno. Durante o sono profundo, tudo dá certo! Os tecidos da pele se regeneram, os ossos e os músculos são renovados, bem como uma infinidade de outros pontos governados por nossos hormônios e seu relógio.

Para provar a ligação entre a privação do sono e o dano celular, um estudo americano foi realizado pela professora Carol Everson em 2014 ( fonte: NCBI ). Assim, foram observados ratos parcialmente privados de sono (redução de 35%) durante um período de 10 dias seguidos de um período de descanso de 2 dias consecutivos. 

A descoberta foi final e as células do fígado, pulmões e intestinos foram danificadas pela oxidação. Os dois dias de recuperação dos ratos permitiram um retorno ao equilíbrio. Este estudo é, portanto, uma prova de que o sono pode em sua privação degradar as células e em sua recuperação repará-las.

Você agora sabe que o sono é o melhor remédio antienvelhecimento contra o envelhecimento, mas também o melhor aliado para se recuperar de uma lesão.

Reforçar a eficácia do sistema imunológico

O sistema imunológico é construído principalmente durante o sono. Isso incluiria um pico de secreção de hormônios como dopamina ou prolactina que atuariam para fortalecer nossas defesas imunológicas durante a noite.

Dormir ou nos dizer para “dormir bem” com sono e qualidade adequados ajuda a manter a saúde. De acordo com um estudo de 2015 publicado pelo INSERM, “Dormir menos de 6 horas por noite multiplica o risco de adoecer após a exposição ao vírus em 4 vezes”.

Além disso, um sono de qualidade permite um exame noturno completo diariamente de todo o corpo. O sono atravessa toda a pele, músculos, ossos, mas também a formatação do nosso disco rígido. Dormir torna possível reparar nosso corpo fisicamente, mas também mentalmente.

Consolidação de funções de aprendizagem e memorização

Se o aprendizado ocorrer durante o período de vigília, o período de sono permitirá processar, classificar e armazenar informações de uma maneira mais sustentável. O sono ocorre, portanto, principalmente no nível da função de memória.

Durante o sono, muitos mecanismos são criados para classificar o aprendizado. Nosso cérebro desempenha o papel de um computador fixo que receberia o trabalho de um disco externo correspondente às realizações do dia para memorizá-las e categorizá-las.

Uma falta ou privação de sono pode ser prejudicial para a aprendizagem de novos conhecimentos. Quem quer aprender e memorizar deve ter qualidade e sono suficientes. Você entenderá facilmente, a importância da higiene do sono durante a escola.

No entanto, com o ressurgimento de objetos de alta tecnologia e salas conectadas, os adolescentes, segundo muitos estudos, estão sentindo falta de sono. Esse fenômeno é ainda mais embaraçoso, pois sabemos que os bons hábitos de sono são muito precoces.

Além disso, a exposição a telas no quarto inibe a produção de melatonina. A melatonina é um hormônio do sono secretado à noite para nos mergulhar nos braços de Morfeu.  A luz azulada das telas bloqueia a última e, assim, atrasa a fase de adormecer.

Assim, de acordo com o “Young Health Barometer 2010″, 30% dos jovens de 15 a 19 anos estariam em dívida de sono. Esse tema deve ser um dos principais temas da saúde pública nos próximos anos, uma vez que a falta de sono está diretamente ligada ao aumento de muitas patologias modernas, como sobrepeso, transtornos do humor, distúrbios cardiovasculares e muitos outros.

Papel na melhoria do humor

Você certamente notou que a falta de sono, a fadiga levam a um humor temperamental ou irritável.

Em algumas pessoas, um estado de cansaço causará um estado depressivo, enquanto em outras será um estado bastante hiperativo.

Observamos bem esse estado de hiperexcitação em crianças que, no final da noite, mais do que o habitual e para as quais os sinais de fadiga já se manifestaram no início da noite.

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