8 maiores mentiras sobre a insônia

moça com sono

moça com sono

A insônia é um verdadeiro flagelo do homem moderno. Não é à toa: pressa eterna, falta de ar fresco, vizinhos inquietos, ansiedade pelo futuro … Em uma palavra, cada um de nós pode dizer muito sobre insônia, suas causas e métodos para superá-la. Mas tudo será verdade? Neste artigo, reunimos 9 conceitos errôneos populares sobre insônia – confira você mesmo!

Mito 1. Insônia – na cabeça

O estresse realmente desempenha um papel importante na vida daqueles que têm dificuldade em adormecer. Ou seja, problemas psicológicos, é claro, podem provocar insônia. E, no entanto, ela pode ter muitas outras causas – como falta de cultura do sono, doenças, efeitos colaterais de medicamentos, dor crônica, síndrome das pernas inquietas ou insuficiência respiratória súbita no sono (apnéia).

Mito 2. Você pode se acostumar a dormir menos

Se você acredita nisso, corre o risco de enfrentar problemas sérios. Toda pessoa tem uma certa norma de sono desde o nascimento. A maioria dos adultos precisa de pelo menos 8 horas. Você pode tentar aprender a dormir menos, mas não consegue convencer seu corpo de que ele está certo. E a falta de sono e o cansaço crônico levam a tudo o que escrevemos no artigo “Por que o sono adequado é tão importante?” – em particular, a distração, o que aumenta o risco de acidentes.

Mito 3. Beber é uma boa pílula para dormir.

Você não está tendo problemas suficientes causados ​​por insônia? Você realmente deseja adicionar a eles as conseqüências das libações da noite? Pense duas vezes. E melhor três vezes. Ninguém discute, o álcool realmente ajuda a adormecer mais rápido. No entanto, ao entrar em seu corpo, o álcool pode provocar vários distúrbios, dormir inquieto ou acordar mais cedo – de qualquer maneira, você precisa esquecer um bom descanso.

Mito 4. É bom relaxar em frente à TV.

Isso inclui a leitura em uma tela de laptop ou assistir a filmes interessantes antes de dormir. Você acha que isso é relaxamento e, no entanto, seu sistema nervoso está apenas mais animado. Sons e tremulações de quadros na tela cativam você, mas, ao mesmo tempo, podem interferir na produção normal de melatonina (esse é um hormônio que facilita o adormecimento e, ao mesmo tempo, retarda o processo de envelhecimento). Você quer ser embalado por você? Tente tocar uma música calma. Você pode ler mais sobre o efeito da música no sono em nosso artigo “É útil dormir com música?”.

homem vendo o relogio
homem vendo o relogio

Mito 5. Pílulas para dormir é inofensivo.

Obviamente, as pílulas modernas são mais seguras e eficazes do que muitas drogas antigas para insônia. Mas tomar qualquer medicamento está repleto de riscos potenciais, incluindo dependência. Antes de usar pílulas para dormir, é melhor consultar um médico. Pílulas para dormir podem remover temporariamente os sintomas da insônia, mas não conseguem curá-la. Como você sabe, é necessário tratar uma causa, não uma conseqüência!

Mito 6. Você pode dormir o suficiente por algumas noites perdidas.

Você não pode enganar a natureza: se você tentar muitas vezes “manter” sua norma de sono no fim de semana, seu relógio biológico poderá se perder. E da próxima vez será mais difícil adormecer. A melhor maneira de se proteger da falta de sono é usar o regime correto. Não há nada a ser feito, você precisa “carregar suas baterias” todas as noites.

Mito 7. O sono diurno compensa a insônia.

O efeito do sono diurno geralmente depende da pessoa e da qualidade do sono. Às vezes, é útil tirar uma soneca durante o dia por 15 a 20 minutos para se refrescar. Mas para aqueles que sofrem de insônia, é improvável que uma soneca no final da tarde ajude a adormecer mais rapidamente. A conclusão? Se você desenvolver algum hábito, deixe-o ser útil!

Mito 8. A insônia passará por si só.

Até que os motivos da sua insônia se tornem claros para você – seja estresse, remédios, doenças ou qualquer outra coisa – não espere que ela o deixe em paz. Se você tiver problemas para adormecer ou acordar constantemente com uma sensação de cansaço, é possível que você tenha um distúrbio do sono e os métodos de tratamento sejam melhor discutidos com seu médico.

Como superar a insônia

Você também se vira e vira por várias horas sem dormir, antes de adormecer e, na manhã seguinte, sofre dos efeitos de uma noite sem dormir? Em um mundo que exige que estejamos sempre prontos 24 horas por dia, 7 dias por semana, pode ser muito difícil nos desconectar dos problemas, nos acalmar e adormecer. Como resultado, há muitas consequências indesejáveis.

moca dormindo de costas
moca dormindo de costas

Esperamos sinceramente que nossas dicas a seguir o ajudem a lidar com esse problema.

Dica 1: verifique se todas as coisas foram feitas antes de ir para a cama

Todos nós estamos familiarizados com a situação em que estávamos cansados ​​demais para lidar com uma tarefa urgente, então a mudamos no dia seguinte e fomos para a cama. Mas assim que a cabeça tocou no travesseiro, a consciência acorda e começa a nos lembrar de quais podem ser as consequências. Seremos capazes de lidar com os negócios diferidos a tempo?

Uma ótima maneira de evitar esse problema é cuidar do assunto urgente antes de ir para a cama. À primeira vista, parece que isso pode levar muito tempo precioso e você não será capaz de dormir o suficiente, mas não se apresse em tirar conclusões. Depois de concluir a tarefa, você irá dormir com a consciência limpa, graças à qual não apenas adormecerá muito mais rápido, como também não acordará várias vezes no meio da noite.

Dica # 2: mantenha seu despertador afastado

Agora você está jogando e virando a cama há uma hora, constantemente checando o despertador e pensando: “Se eu adormecer agora, vou dormir apenas 5 horas, mas se eu puder ficar sem tomar banho e tomar café da manhã, posso ganhar mais meia hora …”. Parece familiar? Infelizmente, esses pensamentos tornam ainda mais difícil para você adormecer.

Para adormecer, você precisa relaxar e se acalmar. Pense em como você pode adormecer se rolar constantemente em sua cabeça: “São apenas 5 horas para dormir … Ah, não! Já são 4 horas e meia! Definitivamente não vai ajudá-lo. Portanto, oculte o alarme e não olhe para ele. Não sabendo o tempo, será capaz de adormecer muito mais fácil.

Pare de ficar nervoso com o tempo, mas concentre sua atenção em algo agradável, algo que evoque emoções positivas e o pacifique.

Dica # 3: acalme seus pensamentos

Um fluxo calmo de pensamentos é o passo mais certo para o sono. Mas às vezes isso é muito difícil de alcançar devido à constante ansiedade, tensão, falta de tempo … Tudo isso constantemente o alerta. Mas ainda nada é impossível!

Para começar, tente desligar todos os possíveis agentes irritantes: TV, rádio, computador. Você está profundamente enganado se acha que a TV o ajudará a adormecer. Todos esses dispositivos não permitem que seu cérebro relaxe e o mantenha em atividade constante.

Tente também usar o menor número possível de estimulantes, como café, chá preto e chocolate preto. E se você não consegue resistir à tentação, evite-a pelo menos durante a noite.

mulher na cama
mulher na cama

Se você achar difícil dormir com uma quantidade excessiva de preocupações, diga a si mesmo que “a manhã é mais sábia que a noite” e que todos podem esperar até a manhã. E de manhã, com renovado vigor, talvez os problemas pareçam insignificantes.

Dica # 4: Uma chupeta em vez de pílulas para dormir

Essa técnica é um pouco semelhante à contagem de ovelhas, que costumava ser muito popular, mas o desenho é mais eficaz. Pegue um pedaço de papel e tente desenhar uma imagem que o tranquilize. Pode ser qualquer coisa: algum tipo de memória do passado ou um lugar onde você gostaria de relaxar. Os temas do mar, pássaros altos, montanhas, pôr do sol quente são os mais adequados para esses desenhos …

É importante que, ao mesmo tempo, você esteja cheio de emoções positivas que o ajudarão a se distrair, relaxar e certamente o levarão para o belo mundo dos sonhos.

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