Como não adormecer ao volante?

Homem dormindo no volante do carro

Homem dormindo no volante do carro

Você sacrifica sistematicamente o sono por uma vida ativa? Então fadiga e sonolência não são apenas sensações desagradáveis ​​que incomodam de vez em quando. Esta é uma condição em que você vive constantemente, dividida entre o trabalho e as tarefas domésticas e não se lembra mais do que são vigor e frescor. 

Geralmente, você consegue superar o desejo de adormecer, reúne sua vontade em um punho e depois segue seus negócios. Mas se um dia você não conseguir derrotar a sonolência, poderá ameaçá-lo com problemas sérios.

Recomendações práticas

A sonolência é especialmente agravada quando uma pessoa se envolve em alguma atividade monótona e chata. Trabalhando com documentos, encontrando, dirigindo … Se você cochilar por um momento, escolhendo papéis, nada de ruim acontecerá. E se neste momento você dirige a uma velocidade de 100 km / h?

 Se você adormecer por apenas 3 segundos, o carro terá tempo para percorrer 100 metros.

Adormecer enquanto dirige é a causa de cerca de 20% de todos os acidentes de trânsito. As consequências de tais acidentes são sempre muito graves, pois um motorista que adormeceu não tenta evitar um obstáculo ou freio. 

Nós oferecemos algumas regras simples que ajudarão a evitar acidentes “sonolentos”.

moça com sono
moça com sono

Antes da viagem

  1. Se você tiver um longo caminho a percorrer, tenha uma boa noite de sono.
  2. Se você não conseguir dormir antes de viajar, meia hora antes de dirigir, tome estimulantes: tome café ou outro tônico.
  3. Não é recomendável comer alimentos muito calóricos antes da viagem. Se comer muito, corre o risco de se tornar vítima de sonolência, principalmente se a cabine estiver muito abafada e quente. Cuidado: nessas condições, você será arruinado em questão de segundos.
  4. Se possível, leve alguém que possa controlar periodicamente o carro.
  5. Tente não planejar viagens à noite, à noite, quando a sonolência for especialmente forte.
  6. Também não é recomendável dirigir à tarde: das 14:00 às 16:00. Neste momento, a chance de adormecer é mais forte do que o resto do dia.

Tenha cuidado

A maioria dos acidentes por adormecer durante a condução ocorre na fase final da jornada, quando uma pessoa já está relaxando e acredita que cumpriu sua missão e chegou com sucesso ao seu destino. Não repita os erros de outras pessoas – permaneça vigilante até desligar o motor do carro!

Durante a viagem

  1. A melhor maneira de se livrar da sonolência é desistir por um tempo. Pare o carro e durma por 20 a 30 minutos. Antes de dormir, tome café ou chá forte: a cafeína começará a agir bem a tempo de acordar. Uma soneca curta lhe dará um “segundo vento”, ajuda você a se animar e chegar ao lugar certo sem incidentes.
  2. Algumas pessoas não conseguem adormecer no carro no meio da estrada. Não consigo dormir – pare e sente-se por alguns minutos com os olhos fechados.
  3. Como alternativa à dica anterior, você pode usar métodos ativos de despertar. Eles ajudam um pouco melhor do que tentar dormir. Pare o carro, saia, faça alguns exercícios físicos, lave-se com água fria. Sinta-se mais alegre – siga em frente.
  4. Você pode superar a sonolência com alimentos, especialmente doces. Em primeiro lugar, o açúcar fornece energia e, em segundo lugar, comer é uma atividade que requer certa concentração e distrai o sono. Você nunca na sua vida adormeceu à mesa, não é?
  5. Se você não estiver viajando sozinho, à medida que a fadiga aumenta, troque com o seu companheiro de viagem enquanto estiver dirigindo.
  6. Seu passageiro não sabe dirigir? Então apenas converse com ele, isso permite que você mantenha a vigília. E não o deixe dormir: isso aumentará sua própria sonolência.
  7. Viajando sozinho, sentindo que está caindo no sono, mas não consegue parar por causa da pressa? Fale consigo mesmo, cante, ouça uma música cheia de energia, ligue para sua família ou amigo (a menos que você tenha um fone de ouvido viva-voz). Por todos os meios, mantenha-se acordado. Não se esqueça de mudar frequentemente a direção do seu olhar (mais perto, mais à direita, à esquerda, no espelho retrovisor) – quando uma pessoa olha para um ponto, ela adormece mais rapidamente.
  8. Use os dispositivos especiais para evitar adormecer nos motoristas. Eles geralmente são usados ​​no braço e registram uma alteração na taxa de reação da pessoa. Quando o dispositivo acredita que o motorista pode adormecer, ele emite um sinal sonoro.
  9. Independentemente de você estar com fadiga ou não, é aconselhável parar por 10 a 15 minutos a cada 2 horas para fazer uma pausa na direção e ventilar. Esta é uma boa maneira de evitar sonolência.

Fontes científicas:

http://sleepinstitute.eu
https://claytonsleep.com/
https://www.sleepwell.org/

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