Por que os adolescentes não dorme bem

Jovem casal na cama

Jovem casal na cama

O corpo em crescimento geralmente precisa de até 10 horas de sono todas as noites para mostrar seu melhor lado durante o dia. O problema é que muitos adolescentes não recebem o sono saudável de que precisam tanto. 

Ensine seu filho a seguir o regime – isso beneficiará a saúde, o desempenho escolar e as relações familiares. No entanto, é necessária uma abordagem competente …

Adolescentes não querem dormir?

Se um adolescente mora em sua família, você provavelmente já teve a oportunidade de ver por si mesmo como as necessidades das crianças mudam com o tempo. 

Os bebês geralmente dormem 16 horas por dia e, aos 4 anos de idade, os bebês se acostumam a dormir à noite, mas ainda precisam dormir de 10 a 12 horas … (Para obter mais detalhes, consulte o artigo “Quanto as crianças de diferentes idades precisam dormir”).

E embora a necessidade diária de sono saudável dos adolescentes seja um pouco reduzida, eles também naturalmente começam a dormir mais tarde. E isso não é apenas caprichos, é biologia. Os problemas surgem se você precisar ir à escola mais cedo do que está acostumado. 

E quando os biorritmos adolescentes e a falta de disciplina são combinados com uma agenda cheia, muitas vezes as horas de sono são sacrificadas. A tendência de dormir nos fins de semana pode adicionar frustração aos pais que estão tentando acostumar seus filhos ao normal.

Mulher cansada
Mulher cansada

As consequências da falta de sono

Se os adolescentes não receberem 9 a 10 horas de sono prescritas todas as noites, poderão enfrentar muitas conseqüências desagradáveis, como:

  • Depressão . Segundo estudos, os jovens que vão dormir mais tarde têm maior probabilidade de desenvolver depressão e pensamentos suicidas. No cérebro, parece haver uma conexão entre sono e depressão.
  • Notas ruins. Os adolescentes que não dormem o suficiente costumam ter problemas de memória e desempenho escolar.
  • Comportamento . Por falta de sono, a atenção pode diminuir, como resultado – hiperatividade e novos escândalos.
  • Acidentes de trânsito . Um adolescente sonolento geralmente tem uma reação atrasada, então corre o risco de se tornar um participante de um acidente.

Dê uma olhada mais de perto no seu filho: se você notar irritação, cansaço incomum pela manhã e sonolência à tarde – talvez ele ou ela não durma o suficiente?

Artigo no assunto: “Qual é o perigo da falta de sono?”

Como ensinar um adolescente à programação certa?

Aqui estão algumas dicas que podem ser úteis:

  • Conversa franca . Talvez por causa dos trabalhos escolares, da lição de casa e de todos os tipos de atividades, seja difícil para o adolescente encontrar nove horas de sono todas as noites. Discuta com seus filhos quanto sono eles dormem, por que é tão importante dormir o suficiente e como dedicar mais tempo a ele.
  • Desenvolva um horário de sono . Tente insistir por conta própria. Remova o computador e a TV do quarto, defina um “toque de recolher” e verifique se todos os membros da família têm a oportunidade de dormir pelo menos oito, ou melhor, nove horas por noite. Se você não consegue definir um horário adequado, talvez a criança não deva trabalhar no turno da noite ou se preparar para duas competições escolares ao mesmo tempo?
  • Deixe seu bebê dormir . Deixe-os descansar nos fins de semana, se não houver sono suficiente durante a semana. Os adolescentes que “dormem” as horas necessárias de sono em seu tempo livre têm menos probabilidade de experimentar os efeitos da falta de sono.
  • Deite-se e levante-se ao mesmo tempo. Discuta esta opção com seu filho – ajude-o a ter um sono saudável, o que é tão necessário. É importante envolver o adolescente no desenvolvimento das regras para que ele não perceba isso como uma punição ou seu capricho.
  • Menos cafeína. Café ou energia nunca podem substituir algumas horas de sono refrescante. A princípio, essas bebidas dificultam o sono e, pela manhã, fica mais difícil levantar-se.
  • Reorganização no quarto. Faça ajustes na decoração do quarto onde seu filho dorme, para que fique calmo, fresco, escuro e aconchegante. Se possível, remova da sala não apenas um computador com uma TV, mas também um rádio e qualquer telefone – todos esses dispositivos apenas distraem o adolescente de um sono completo.

O hábito de um regime de sono adequado oferece muitos benefícios. Os adolescentes que dormem demonstram melhor desempenho e amizade com os outros.

Fontes científicas:

http://sleepinstitute.eu
https://claytonsleep.com/
https://www.sleepwell.org/

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