Qual é a gravidade da sua insônia?

mulher com travesseiro

“Eu sou insone?”, Uma pergunta que é freqüentemente feita depois de várias noites sem dormir. O seu sono ruim é apenas um episódio isolado relacionado a fatores externos ou é algo mais sério e mais arraigado? Este teste de insônia existe para lhe dar respostas e ajudá-lo a avaliar a gravidade da sua insônia.

Como lembrete, ⅓ da população francesa sofre de sono ruim e 10 a 20% sofre de insônia crônica . O impacto do sono ruim é sentido diariamente, mas também de forma econômica, uma vez que custa a cada ano mais de 31 bilhões de euros. 

Sobre este teste de insônia

Este teste é baseado na análise do ISI (Índice de Gravidade da Insônia), uma ferramenta desenvolvida para avaliar a gravidade da insônia de uma pessoa. Foi criado pelo Dr. Charles M. Morin, professor de psicologia da Universidade de Laval, em Quebec, um dos especialistas em sono mais reconhecidos do mundo. Este teste de insônia é amplamente utilizado para estudos clínicos e observacionais como um meio de avaliar a insônia. 

Faça o teste e avalie a gravidade da sua insônia

Você deve simplesmente observar os seguintes critérios de 0 a 4. De fato, é importante levar em consideração dados recentes (por exemplo, seu sono nas últimas 2 semanas).

Sobre a qualidade do seu sono

1. Quão difícil é para você adormecer?

0. Nada 1. Não realmente 2. Moderadamente 3. Difícil 4. Muito difícil

2. Quão difícil é para você ficar dormindo? Você acorda frequentemente durante a noite?

0. Nem um pouco 1.Nem realmente 2. Moderadamente 3. Difícil 4. Muito difícil

3. Quão difícil é você acordar de manhã?

0. Nada 1. Não realmente 2. Moderadamente 3. Difícil 4. Muito difícil

Sobre o impacto da insônia em sua vida

4. Quão satisfeito / insatisfeito você está com seu sono atual (nas últimas duas semanas)?

0. Muito satisfeito 1. Satisfeito 2. Moderadamente 3. Não satisfeito 4. Nada satisfeito

5. Qual a sua qualidade atual de sono?

0. Nada 1. Quase não 2. Pouco 3. Muito 4. Muito

6. Você está preocupado / ansioso com o seu sono atual?

0. Nada 1. Quase não 2. Pouco 3. Muito 4. Muito

7. Como seu sono atual afeta sua vida diária (fadiga, humor, concentração, memória, etc.)?

0. Nenhum 1. Quase não 2. Pouco 3. Muito 4. Muito

 
Adicione suas respostas para obter um total entre 0 e 28 para determinar a gravidade de sua insônia. 

  • 0-7: Ausência de insônia
  • 8-14: Sob o limiar da insônia
  • 15-21: insônia moderada
  • 22 – 28: Insônia grave

Se você marcar entre 0 e 7 , não precisará se preocupar. Você tem uma estrutura robusta do sono e boa higiene do sono. Continue assim!

Se você pontuar entre 8 e 14 , ainda estará abaixo do limite mínimo e não poderá ser considerado insone. Por outro lado, sua vida diária ou seu estresse podem afetar seu sono. Recomendamos que você preste atenção antes que esses problemas afetem seu sono de maneira mais sustentável.

Se você pontua entre 15 e 28 , você tem os sintomas de insônia (moderada ou grave). É hora de implementar ações para reestruturar seu sono, pílulas para dormir não são a única alternativa e muitas terapias foram comprovadas. Por exemplo, terapia cognitiva e comportamental (TCC)para insônia é o tratamento recomendado pela comunidade médica e científica.

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