Ruído rosa: como ajuda a dormir melhor?

ondas de ruido rosas

Como os ruídos, incluindo o ruído rosa, ajudam a dormir melhor?
É um fenômeno estranho quando você pensa sobre isso. Por que o ruído estático de uma televisão sem recepção ou os parasitas de uma estação de rádio fora de alcance nos parecem … agradáveis.

O ruído branco é frequentemente apresentado como uma solução para adormecer. No entanto, dormir em um ambiente mais barulhento parece paradoxal.

Poucas pessoas sabem disso, mas existem muitos outros tipos de ruído além do ruído branco. De fato, o ruído rosa está se tornando cada vez mais popular por seus poderes hipnóticos “mágicos”.

Mas como esses barulhos realmente nos ajudam a dormir melhor? E qual é a relação com essas cores? Agora, explicaremos a você o que dá o tom a esses ruídos e como você pode usá-los hoje à noite.

Espectro de cor do ruído


Vamos dar um passo para trás para entender por que o ruído tem algo a ver com cores. Segundo um artigo do The Atlantic , uma onda sonora consiste em duas características.

– Frequência, ou seja, o número de vibrações da onda por segundo.

– A amplitude então, que corresponde ao tamanho das ondas.

O que é barulho? 

O ruído branco (ou qualquer outro ruído colorido) recebe o nome de uma analogia com o espectro de cores. É, portanto, composto de todas as frequências audíveis que os humanos podem ouvir.

Da mesma forma, a luz branca é composta de todas as frequências visíveis que os humanos podem ver. Isso vale para todos os sons do arco-íris: azul, marrom e rosa também.

pés na cama
pés na cama

Apresentação de ruído rosa e branco

No ruído branco, cada frequência sai aleatoriamente e com potência igual . É como milhares de sons diferentes misturados. Mas outras cores se referem a sons diferentes porque sua energia é mais forte nas extremidades superior ou inferior do espectro sonoro. Isso cria um som diferente. É por isso que o ruído rosa ou marrom tem um som mais profundo e mais sério.

Esses sons são menos agudos que o ruído branco por causa de nossa biologia. Mas o ruído rosa foi projetado para acomodar nossa audição e equilibra as oitavas, para que haja menos espaço entre elas. Isso torna o som mais agradável e mais sério.

O ruído branco é considerado a solução para as noites sem dormir. No entanto, o ruído rosa é muito mais propício para um sono de boa qualidade.

Em um nível básico, nossos cérebros são muito receptivos ao som, especialmente em um ambiente silencioso (no meio da noite, por exemplo). Adicionar ruído de fundo é uma maneira natural de abafar roncos irritantes ou vizinhos barulhentos. De fato, esse ruído torna qualquer ruído de fundo menos extremo para nossos ouvidos delicados.

Ruído rosa e sono

Foi cientificamente comprovado que o ruído rosa realmente melhora a fase do sono profundo. Isso permite uma melhor formação da memória e a revitalização do cérebro. Um estudo em que sons com oscilações lentas (ou seja, um ruído rosa) foram transmitidos revelou que esses sons realmente melhoram a atividade oscilatória lenta e semelhante do cérebro (ou seja, sono profundo).

Outro estudo testou 11 pessoas em um laboratório do sono por duas noites, transmitindo ruído rosa para alguns participantes quando eles se aproximaram da fase de sono profundo na primeira noite.

Na segunda noite, os pesquisadores espalharam ruído rosa para aqueles que perderam a primeira vez. Antes de irem para a cama, 120 pares de palavras foram mostrados aos participantes.

Quando acordamos na manhã seguinte, perguntamos a eles quantos pares eles poderiam se lembrar. Para os participantes, o sono era mais profundo à noite, quando havia uma difusão do ruído rosa. Isso também levou a um aumento na altura das ondas cerebrais naquela noite. Os participantes lembraram quase o dobro de palavras após a noite do barulho rosado, em comparação com a noite passada em silêncio.

O resultado

Jogados em momentos específicos do sono profundo, esses estímulos sonoros baseados no ruído rosa têm o efeito de “aumentar” os impulsos do tálamo (que é um tipo de condutor das zonas neuronais) .

Eles também otimizam seu ritmo. Isso ajuda a sincronizar mais neurônios ao mesmo tempo e com mais intensidade. Isso resulta em um aumento na amplitude e densidade das ondas lentas. Estes são os principais indicadores da qualidade do sono profundo.

Como reproduzir esse som em casa?

Embora não seja milagroso para curar patologias do sono, o ruído rosa pode ser benéfico para o sono profundo.  Portanto, para os nossos dias também. Infelizmente, não temos meios ou tempo para ir a um laboratório do sono para obter esses estímulos sonoros.

mulher dormindo na montanha
mulher dormindo na montanha

O que a ciência diz sobre o ruido rosa

O ruído rosa é o novo branco. Acredita-se que isso não apenas torne mais fácil adormecer, como também tenha um efeito positivo na saúde mental em geral. Mas o que ele é?

De acordo com as palavras de Nelly Papalambros pela Northwestern University, ruído rosa – uma espécie de ruído branco. Mas, ao contrário do que costumava considerar o ruído branco, esse ruído é um pouco mais poderoso e com muitos graves.

Para uma pessoa comum que não é especialista e não solicita a ajuda de dispositivos, não haverá diferença óbvia nos dois ruídos. Embora o ruído rosa possa realmente ser mais suave e mais suave . Pelo menos para alguns de nós.

Ondas quebrando nas rochas, o som da chuva no vidro, o som de um trem correndo – tudo isso é ruído rosa (que, lembre-se, também pode ser chamado de ruído branco). Estudos mostram que nossos cérebros são capazes de processar som mesmo quando dormimos, portanto, usá-lo para aumentar a profundidade e a qualidade do sono pode funcionar potencialmente.

Os cientistas pensam que o ruído rosa afeta a atividade elétrica dos neurônios, relaxando assim todo o corpo. Outra coisa é que, em laboratórios onde os efeitos positivos do ruído no corpo humano são registrados, o nível do som é sempre controlado.

Em outras palavras, o ruído rosa nas aplicações ou como uma função adicional de um alarme leve , é claro, pode ser eficaz. No entanto, não há garantia de que ele será assim.

É útil ter em mente que, até o momento, não foram realizados estudos que comparassem o ruído rosa com o ruído branco. Portanto, a maioria dos especialistas concorda que eles agem mais ou menos da mesma maneira e, portanto, a escolha deste ou daquele tipo de ruído depende principalmente da percepção individual do paciente.

E lembre-se de que, se você tiver sérios problemas para dormir ou adormecer , consulte um médico. E o ruído rosa só pode ser experimentado se você geralmente dorme bem, mas está “apenas se perguntando como isso funciona” .

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