Copo de água

A água é a base da vida, proporciona juventude e vitalidade. Algumas pessoas até colocam lembretes no relógio ou no computador para desenvolver o hábito de beber água a cada hora. Mas e à noite, durante o sono? Cerca de 8 horas sem água – não é demais

? Talvez você deva beber imediatamente 2-3 copos de água antes de dormir? É prejudicial ou útil?

5 razões para beber água antes de ir para a cama:

  1. Manter o equilíbrio. À noite, o corpo perde muita água junto com o suor ou a respiração. Mas em uma pessoa adormecida, a sensação de sede enfraquece. E ainda mais, ele não quer sair da cama mais uma vez para ir à cozinha. Acontece que é melhor estocar água com antecedência – beba um copo de água e coloque outro ao lado da cama.
  2. Ajude a digestão. Para uma assimilação adequada dos alimentos, é necessária água. Ele pode resolver os problemas de acidez do estômago e, em combinação com a fibra, ajuda a lidar com a constipação causada pela desidratação.
  3. Limpeza . A água ajuda a eliminar as toxinas do corpo. A propósito, ao mesmo tempo, dá uma aparência saudável à sua pele. A deficiência de água pode levar ao aparecimento de pedras nos rins e da vesícula biliar. O metabolismo intracelular piora e a escória se acumula. Sua remoção requer energia, portanto, em vez de sede, há um desejo por doces. Mas, na verdade, você simplesmente não tem líquido suficiente!
  4. Benefícios para a figura . Este ponto, é claro, está conectado ao anterior. Mas, além de remover toxinas, a água também ocupa um lugar no estômago. Ele sacia bem o apetite, embora não contenha calorias – um fato agradável do ponto de vista de quem não come depois das 18 horas!
  5. Bom para o coração . Segundo estudos de cientistas americanos, as pessoas que bebem mais de 5 copos de água por dia têm 41% menos chances de morrer de ataque cardíaco do que aquelas que bebem menos de 2 copos. À noite, seu coração também precisa de cuidados – por que não beber um copo de água para o sonho que se aproxima?
Mulher tomando café
Mulher tomando café

Razões para preocupação

  • Preguiça. Se você quer dormir em paz, uma melancia ou cerveja à noite é claramente inútil para você. E aqui está a água pura – quem quer entrar no banheiro a cada meia hora? Pode-se argumentar que o corpo treina muito rapidamente e, com o tempo, você se levanta com menos frequência. Não é tão inconveniente em comparação com os benefícios que você pode obter.
  • Inchaço. Costuma-se dizer que beber água na hora de dormir de manhã leva ao inchaço. Claro, nenhuma bolsa embaixo dos olhos adorna alguém … Mas e se você olhar a pergunta de maneira diferente? Constantemente sentindo falta de água, o corpo começa a entrar em pânico e tenta manter o máximo de líquido possível. Portanto, curiosamente, a melhor maneira de se livrar do edema é beber bastante água. A princípio, o inchaço realmente aparecerá, mas depois de algumas semanas o corpo entenderá que não ameaça a sede, o que significa que não faz sentido armazenar água. No entanto, lembre-se de que, para algumas doenças, a retenção de água no corpo pode ocorrer devido a uma violação do metabolismo do sal de água.
  • Carga nos rins. Os rins saudáveis ​​podem passar até 20 litros de líquido por dia. É verdade que isso se aplica a rins saudáveis. Com qualquer doença – especialmente o rim ou o coração! – o consumo de água deve ser acordado com o médico. Um constante sentimento de sede pode ser o primeiro sinal de diabetes.
  • Lave os oligoelementos úteis. Realmente há alguma verdade nisso. Mas, como regra, apenas aqueles que bebem pelo menos 6 litros de água por dia estão seriamente preocupados! Lembramos que a norma é de 2-2,5 litros.

A importância da água para o corpo humano

Logo após o oxigênio, a água é o elemento mais importante para os seres humanos. Sem comida, os humanos podem sobreviver por várias semanas, sem água por apenas três dias. Dependendo do teor de gordura corporal, o teor de água de um adulto é de cerca de 50 a 60% do peso corporal. O conteúdo de água é até 10% maior em uma criança e 10% menor em idosos. 

A água serve como transporte e solvente para o organismo humano. Ele também regula a temperatura do corpo, removendo o calor do corpo através da evaporação na superfície do corpo (suor). É necessário para a elasticidade dos cartilagens, meniscos e discos intervertebrais e é um parceiro de reação para muitos processos metabólicos.

O corpo excreta grandes quantidades de líquido todos os dias. Para manter um nível ótimo de fluido, essas perdas precisam ser compensadas repetidas vezes. Parte do requisito de fluido é coberto por alimentos. Além disso, você deve consumir cerca de 1,5 a 2 litros de fluido por dia. Ao escolher bebidas, verifique se elas contêm o mínimo de açúcar possível. Bebidas açucaradas fornecem excesso de calorias e só podem ser usadas lentamente pelo organismo para equilibrar os líquidos. Para beber adequadamente, água, chás sem açúcar ou sucos de frutas altamente diluídos são adequados para uma hidratação ideal de baixa caloria.

Até certo ponto, o corpo pode compensar a falta de água através de processos de concentração, mas a falta de líquidos danifica o organismo humano. Como a água também é o principal componente do sangue, ela não pode mais fluir corretamente se você beber muito pouco. Todo o corpo é mal tratado, o desempenho do cérebro e a capacidade de concentração se deterioram. Com a falta de líquidos, aumenta o risco de doença dos cálculos renais, infecções do trato urinário ou constipação. Pele e mucosas também secam. Vírus e bactérias têm um trabalho mais fácil de entrar no corpo. Estudos científicos mostraram que uma perda de água de apenas 2% do peso corporal prejudica significativamente o desempenho. Portanto, deve-se ouvir os sinais de alerta do corpo.

Dicas

  • Preste atenção às instruções do corpo e confie nos sinais do corpo. Quando a sede é sentida, é hora de atender a essa necessidade vital do corpo.
  • Com transpiração excessiva, vômito ou diarréia e com uma dieta, a necessidade de água aumenta consideravelmente. Você também precisa beber mais durante o esforço físico. A falta de água reduz rapidamente o desempenho e é prejudicial à saúde. Se considerarmos uma taxa média de suor de 0,5 a 1 litro por hora, pode-se observar que, mesmo sob cargas de uma hora, pode haver uma perda de desempenho que pode prejudicar o desempenho.  
  • Distribua a quantidade diária de bebida uniformemente ao longo do dia.
  • Alterne entre diferentes bebidas saudáveis ​​porque aumenta a motivação para beber alguma coisa. Água mineral, spritzers de suco ou frutas ou chá de ervas estão disponíveis como bebidas.
  • Não beba álcool ou apenas em pequenas quantidades, pois isso remove líquidos e minerais do corpo. É por isso que geralmente há uma grande sensação de sede depois de beber álcool. Essa sede deve ser saciada com refrigerantes, mesa ou água mineral.
  • Beber um copo de água antes das refeições é um truque bem conhecido para comer menos. Porque o líquido enche o estômago e a sensação de saciedade ocorre mais cedo. O inibidor de sede sem calorias também ajuda como uma pequena entrada no meio. Cientistas da Clínica da Universidade de Berlim Charité também descobriram que a água tem outro efeito positivo para perder peso: faz o seu metabolismo funcionar. Se você beber apenas um pouco e começar a beber dois litros de água por dia, consumirá 100 quilocalorias adicionais.
  • Em geral, todo mundo que come menos deve beber mais. A água ajuda os rins a se livrar rapidamente dos produtos de decomposição, que se acumulam mais quando você perde peso.
  • Durante o sono, o corpo perde cerca de 0,5 litros de líquido através da transpiração e da expiração do corpo. Esse déficit hídrico deve ser corrigido pela manhã, por exemplo, com um copo grande de água.
  • Chás de ervas são particularmente adequados para dormir melhor. Valeriana, erva-cidreira e lúpulo, bem como alfazema ou flor de maracujá têm sido usados ​​para problemas de sono há milênios. Seja individualmente ou em combinação: essas substâncias à base de plantas têm um efeito calmante e, portanto, podem ajudá-lo a dormir. Sua maior vantagem é que o sono noturno não é perturbado e os processos de recuperação noturna podem ser executados de maneira ideal.  

Dicas úteis:

  • Não beba muito de uma só vez e não apresse – beba em pequenos goles, para não adicionar trabalho desnecessário aos rins.
  • Não beba água muito fria – ela ameaça resfriados e leva a uma desaceleração do metabolismo.
  • Não beba água muito quente – em primeiro lugar, estraga o esmalte do dente e, em segundo lugar, queima a garganta e o esôfago, levando ao aumento da sensibilidade do estômago.
  • Se você tem medo de edema, siga a regra popular – beba água pelo menos 30 minutos antes de ir para a cama.
  • Crie o hábito de beber um copo de água fervida quente com o estômago vazio imediatamente após acordar – isso rapidamente encherá as células de umidade e ajudará a remover os produtos em decomposição do corpo.
  • Não se esqueça da importância de uma abordagem individual. Trate sua saúde com o máximo de cuidado e atenção e, em caso de menor dúvida, não hesite em consultar um médico – juntos você certamente encontrará a solução certa!

Fontes científicas:

http://sleepinstitute.eu
https://claytonsleep.com/
https://www.sleepwell.org/

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