Esporte antes de ir para a cama – sim ou não?

casal correndo no campo

casal correndo no campo

Você sabe como isso acontece? Durante todo o dia você se convence a fazer alguns exercícios, mas constantemente distrai algo – trabalho, tarefas domésticas, comida deliciosa … Você só alcança no final da noite, cerca de meia hora antes de ir para a cama. 

Agora ou nunca! Mas a preguiça também não está adormecida – faz uma pergunta razoável: a atividade física antes da hora de dormir trará benefícios?

Conheça a si mesmo … e seus biorritmos

De fato, muito depende da pessoa. É improvável que a ávida “coruja” inspire o lema “acorde cedo para pegar mais”, incluindo cobrança. Não, é claro, por dois ou três dias, força de vontade pode ser suficiente. Mas muito em breve, o cobertor se torna mais pesado que qualquer haltere – de manhã você não consegue levantá-lo …

Mas à noite há uma onda de energia! Você finalmente acordou completamente, agora a parte mais difícil é parar . Você anseia por ação, não se preocupa em esticar as pernas … E, como sempre, pensa em todas as “cotovias” que há muito caem em camas aconchegantes e quentes.

Vale a pena se torturar treinando sem entusiasmo? Sim, o esporte está vencendo, mas não a tortura. Se o treinamento é divertido, há uma chance maior de que eles se tornem regulares.

cama no sol
cama no sol

“Profissionais” do treinamento noturno:

  • Com seu estilo de vida sedentário, muitas pessoas simplesmente não têm tempo para gastar força (e calorias) em um dia. O trabalho físico causa fadiga agradável – uma excelente condição para adormecer rapidamente.
  • O esporte permite que você se livre do estresse acumulado ao longo do dia – um pouco “descarrega a cabeça”, carregando os músculos.
  • Especialistas acreditam que à noite a temperatura do corpo humano geralmente aumenta, o que reduz a probabilidade de lesões.
  • Além disso, à noite, você provavelmente não se apressará em trabalhar ou estudar.
  • O treinamento tardio se encaixa perfeitamente no estilo de vida de uma pessoa moderna – aulas em grupo, cursos e entretenimento, em regra, acontecem à noite. Então você não precisa nadar contra a maré.
  • E não é preciso ter medo de que você comece a adormecer, como às vezes acontece depois dos exercícios matinais “revigorantes”!

Um fato interessante: na medicina chinesa, cada hora do dia corresponde à atividade de certos órgãos do corpo humano. 

Consequentemente, o efeito do treinamento é diferente. Por exemplo, para reabastecer com energia nova, faz sentido fazer de manhã e limpar e relaxar à tarde.

E ainda – o que considerar?

O treinamento intensivo leva a um aumento da freqüência cardíaca e da respiração. A concentração de hormônios do estresse (cortisol, adrenalina, etc.) aumenta no sangue, o suor aparece … É difícil adormecer neste estado. E por que ir para a cama se você ainda olha para o teto?

Uma transição acentuada da atividade física para a completa imobilidade cria um grande fardo para o coração. Portanto, se você se exercitar à noite, deixe pelo menos uma hora e meia para esfriar e se acalmar . 

A estrada para casa da academia e um banho agradável são adequados para isso.

A propósito, nem todo mundo sabe que, além do aquecimento, existe um problema – ou seja, exercícios leves que são projetados para ajudá-lo a “desacelerar” gradualmente após cargas pesadas. À noite, a segurança é especialmente importante.

Abordagem competente

Desde a escolha de exercícios e de fato muito depende. Embora se saiba que os fisiculturistas treinam à noite e até se tornam estrelas, “bombear ferro” não é o mesmo que ir para uma corrida noturna leve ou dedicar alguns minutos a um trecho tranquilo.

E no que mais vale a pena prestar atenção?

  • Não se exercite com o estômago vazio – isso não ajudará a perder peso, mas pode afetar a eficácia dos exercícios. Além disso, aumenta as chances de “se soltar” e obter algo calórico da geladeira. Sobre este tópico, recomendamos a leitura do artigo ” Comida antes de dormir – é possível ou não ?”
  • Uma barriga apertada também não aumentará seu desejo de se mover. Tudo é útil com moderação. Depois do jantar, é melhor esperar meia hora.
  • Além disso, não se esqueça da importância da constância. Não pule o treinamento e, se você decidir fazer à noite, tente fazê-lo ao mesmo tempo . O hábito é o primeiro amigo do regime.
  • E, claro, não se esqueça da cautela! Se você tiver algum motivo para dúvidas sobre o estado de saúde, é necessário consultar um médico !

Fontes científicas:

http://sleepinstitute.eu
https://claytonsleep.com/
https://www.sleepwell.org/

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