Problemas do sono – qual o motivo?

cama arrumada

cama arrumada

Se você repentinamente tiver problemas com o sono – constantemente mexe e vira, acorda no meio da noite por causa de desconforto ou seu sono é perturbado por dores nas costas / nas pernas – o colchão pode ser o culpado . 

Dê uma olhada em qualquer mudança repentina ou crônica em seus padrões de sono para ver se você deve substituir seu colchão .

Quando é a melhor hora para começar a pensar em um colchão novo?

Algumas pessoas pensam que a cada sete anos algum tipo de mudança ocorrerá na vida humana. E a cada sete anos há um desejo de substituir seu colchão – não é uma coincidência interessante? 

Durante sete anos, o colchão consegue atendê-lo bem (cerca de 20.000 vezes!) E está pronto para ser substituído. Se você comprou um colchão muito bom, pode usá-lo por até 10 anos.

Aqui estão algumas boas razões para substituir seu colchão:

1. Dor nas costas persistente

Nessa situação, é útil examinar mais de perto duas coisas: seu estilo de vida e seu colchão. Se você passa longas horas sentado na mesma posição, inclusive dirigindo, ou se é sensível a mudanças de temperatura, suas costas podem doer à noite. 

Embora mudar seu estilo de vida nem sempre seja fácil, você pode tentar. Comece a praticar esportes. Isso melhora a circulação sanguínea no corpo, dá energia aos músculos e alivia a tensão nas costas.

Outra tarefa importante é tentar fornecer às costas o colchão certo: duro, mas confortável. Os colchões elásticos apoiam a coluna na posição correta e evitam a inclinação. Se você está acostumado a colchões macios, a princípio pode se sentir desconfortável, mas depois de alguns dias seu corpo se acostumará.

2. O colchão começa a ceder

O colchão deve se ajustar ao seu peso corporal. Para isso, você pode adicionar longas horas, dias, semanas, meses e anos – uma carga realmente muito longa! 

Embora materiais elásticos e duráveis ​​sejam usados ​​em colchões, alguns produtos começam a ceder por uma longa vida útil . Quando isso acontece, você perde o suporte necessário e o conforto desejado. E isso significa que é hora de trocar o colchão!

Portanto, se o seu colchão ficar irregular ou começar a ficar pendurado na borda da moldura, é hora de pedir um novo.

 Seu colchão  deve apoiá-lo com calma, mesmo que você esteja em pé. Se você levantou o colchão no ar e as bordas se curvaram, você deve ir para um colchão novo.

3. De duro a suave

Se o seu colchão for muito duro, as moedas literalmente ricocheteiam nele. A moeda jogada por você está deitada no colchão? Nesse caso, você pode ter certeza de que está na hora da substituição. 

Os estudos mostram que se você tiver problemas nas costas, deve dormir em um colchão médio-duro, pois ele fornece um melhor suporte para a coluna. E se o seu colchão perde a elasticidade devido ao uso prolongado ou pelo fato de as crianças montarem nele com muita frequência, os problemas nas costas podem ser agravados.

4. Pó ácaros

Toda noite, quando dormimos, nosso corpo lança células mortas da pele. Infelizmente, os ácaros – organismos microscópicos que vivem no pó e se multiplicam em nossos colchões – se alimentam dessas células mortas. 

Após apenas alguns anos de uso, o colchão pode conter de 10.000 a 1.000.000 de ácaros vivos .

Embora os lençóis esticados, o uso regular de um aspirador de pó e a lavagem frequente de roupas de cama ajudem a reduzir o número total de ácaros, eles não podem ser completamente eliminados e, se você não tomar cuidado, pode desenvolver uma alergia. 

Portanto, recomendamos que você troque seu colchão de forma independente.

Cinco dicas para um sono confortável

Condições de sono confortáveis ​​e arredores têm uma influência decisiva na qualidade do sono. Portanto, tente seguir algumas recomendações para tornar seu quarto um lugar agradável para dormir.

Cinco regras de ouro:

1. Um quarto aconchegante.

  • É desejável que o quarto tenha vista para o lado calmo – longe do barulho da rua.
  • A sala deve ter cortinas ou persianas para escurecer bem a sala.
  • Verifique se a iluminação é suave.
  • Decore o quarto com cores agradáveis ​​e suaves (por exemplo, verde); Não use cores muito brilhantes e chamativas; caso contrário, será mais difícil relaxar e descansar calmamente durante a noite.
  • Mantenha as condições normais de temperatura – a sala não deve estar fria, mas não muito quente. A temperatura ideal é de cerca de 18 ° C.

2. Cama e colchão confortáveis.

Escolha uma estrutura de cama adequada. Ele não deve ranger ou causar qualquer inconveniente. Escolha um colchão firme e confortável o suficiente . 

Além disso, deve passar bem o ar. Um colchão de qualidade é um dos atributos mais importantes de um sono calmo. Se você se sentir desconfortável deitado sobre ele, o sonho será inquieto.

3. Um travesseiro relaxante.

O travesseiro deve se adaptar à forma do seu corpo para relaxar as costas, o pescoço e os ombros. Como o travesseiro com a camada de armazenamento responde à temperatura corporal, ele se ajusta ao pescoço e à coluna cervical .

Um travesseiro que não combina com você criará desconforto e, de manhã, você se sentirá cansado e dolorido no pescoço. Ao escolher um travesseiro, preste atenção às suas propriedades anatômicas.

4. Manta quente e leve.

O cobertor do seu quarto deve estar quente, mas ao mesmo tempo leve e “respirando”. A produção moderna oferece uma grande variedade de cobertores leves. 

Além disso, eles são mais quentes e mais convenientes para lavar . Um cobertor pesado que não permita a passagem do ar pode causar algum desconforto durante o sono. E se o cobertor “respira“, seu sono se torna mais confortável.

 Não é em vão que os especialistas recomendam dormir sem roupa. Assim, o corpo repousa sobre a gravidade acumulada durante o dia.

5. O quarto deve ser o quarto.

O quarto é para dormir, portanto não deve ter TV , computador ou outros aparelhos elétricos. Tente colocá-los em outras salas. Crie a atmosfera mais agradável e relaxante no quarto.

Não consegue dormir o suficiente? 5 erros de sono disfarçados

Letargia e sonolência constantes – isso não é muito agradável. É possível que você honestamente tente seguir todas as regras e recomendações conhecidas, mas ainda não aprendeu como dormir o suficiente. Por que isso está acontecendo? 

Temos algumas suposições … Verifique você mesmo – e se os erros difíceis de perceber o incomodarem?

Erro 1. Braços e pernas de fora

Se você se parece com muitas outras mulheres, depois de subir na cama, pode notar que seus braços e pernas estão mais frios que seu marido. As terminações nervosas das mulheres são mais sensíveis a temperaturas extremas: apenas isso, o sangue dos membros “sai” para aquecer os órgãos internos. 

Mas, em um sonho, a temperatura corporal cai e as pernas e os braços tendem a ficar mais quentes, porque capilares se expandem.

Para acelerar o processo, tente ir para a cama com meias limpas (você também pode usar luvas). Ou, em vez de aquecer os pés gelados de sua amada, pegue uma garrafa de água quente – ela não resmungará e se arrastará para longe.

Erro 2. Sua pose favorita não ama você.

Você costuma acordar com dor no joelho? Isso pode ser devido à posição em que você adormece. Quando você dorme de lado, seus joelhos podem esfregar um contra o outro. 

Também acontece que um joelho se dobra levemente para a frente. Como resultado, a pelve está localizada em um ângulo desconfortável, o que agrava a dor no joelho.

O que fazer neste caso? Tente colocar um pequeno travesseiro entre as pernas . Trará alívio para os joelhos, permitirá alinhar a pélvis e as costas e pode até reduzir a dor nas costas.

Erro 3. Você dorme em um buraco

Se for fácil colocar três dedos entre você e o colchão, isso significa que ele não fornece suporte suficiente. Para manter a coluna reta, os especialistas sugerem virar o colchão para o outro lado a cada seis meses.

A maioria das pessoas sente-se confortável dormindo em colchões médios, mas em geral a escolha de um modelo específico e de materiais para colchões é uma questão individual. 

Só não tenha medo de tentar coisas novas. Se você acorda regularmente, sentindo tensão, dormência ou dor nas costas – este é um sinal de que é hora de procurar um bom colchão ortopédico. Para começar, você também pode ler o artigo ” Como dormir para que a coluna não doa?”

Erro 4. Hora de descansar para fazer dieta

Em um travesseiro gordo demais, sua cabeça está em um ângulo agudo – uma torção aparece no pescoço. É por isso que travesseiros finos podem ser mais confortáveis. 

A posição do seu corpo na cama deve ser a mesma de quando você está de pé: sem tensão na coluna, com o pescoço estendido .

Ocasionalmente, as pessoas que dormem de barriga para baixo devem olhar mais de perto as almofadas muito macias, por exemplo, as felpudas, para reduzir a carga nas costas. 

As pessoas idosas e as costas curvadas podem precisar de um travesseiro alto, de modo que a cabeça se incline para a frente, como durante a vigília.

Erro 5. Noites em uma má companhia

Mesmo que você ouça com freqüência que a TV é prejudicial à noite, pode parecer que programas interessantes ajudam a relaxar. Mas, de fato, mudanças repentinas no volume ou no tom podem afetar adversamente a qualidade do seu sono.

Especialmente, o anúncio para aumentar o volume é usado na publicidade – com o objetivo simples de atrair e prender sua atenção. Em vários shows e séries, seus nervos são excitados: flashes de luz, barulho, gritos, disputas, música, mensagens perturbadoras, etc. 

Em geral, para ter um bom descanso, é melhor desejar boa noite a todos os detetives, médiuns, astros e políticos.

Fontes científicas:

http://sleepinstitute.eu
https://claytonsleep.com/
https://www.sleepwell.org/

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