Dicas para dormir bem durante voos de avião

Se você encontra dificuldades para dormir sempre que embarca em um voo, saiba que você não está sozinho. Existem inúmeras distrações e motivos para que isso ocorra, mas com algumas dicas simples você pode se precaver e evitar o desconforto de ficar sentado acordado por longas horas.

Aqui está a nossa lista com as 13 melhores dicas para dormir bem durante as suas longas viagens de avião:

1. Reserve o seu assento com atenção

O local onde você irá sentar pode determinar se você terá o seu desejado descanso ou não. Tente reservar o assento próximo à janela quando comprar passagem aérea, dessa forma você terá algo para se apoiar e ficará longe do movimento do corredor. Você também terá o controle sobre a cortina, o que pode ajudar se você for sensível a luzes durante o sono.

Evitar os assentos da primeira e da última fileira é uma boa ideia também, isso porque esses locais muitas vezes não reclinam ou possuem apoios de braço fixos, o que pode dificultar o seu descanso. Além disso, a última fileira costuma ficar perto dos banheiros, e o ruído e o odor podem se tornar um problema.

2. Voe em um horário noturno

Se o seu voo ocorrer na mesma hora em que você está acostumado a ir dormir, seu corpo provavelmente já estará cansado e pré-programado para estar com sono durante a sua viagem. 

Mas certifique-se de se adaptar ao fuso horário do seu destino o mais rápido possível ao desembarcar do avião, evitando assim temido o jet lag.

3. Reduza sua bagagem de mão

Se você carrega muita bagagem de mão, deve saber que uma delas pode acabar embaixo dos seus pés. Isso provavelmente limitaria o seu espaço e atrapalharia o seu sono. Por isso, evite bagagens de mão grandes e tente carregar tudo em uma única bolsa. 

E é sempre importante lembrar de manter os itens que você pode querer ter acesso durante o voo perto do topo da sua mala – revistas, garrafa de água, um lanche. E se possível retire os itens mais importantes da sua bagagem antes de guardá-la. 

4. Se canse antes do seu voo

Seu voo está reservado à noite? Pratique exercícios à tarde ou faça uma longa caminhada antes de ir para o aeroporto, dessa forma você estará cansado quando o avião decolar e não terá muitos problemas para pegar no sono.

5. Leve fones de ouvido com cancelamento de ruído

Um fone de ouvido é um grande aliado para abafar o ruído dos passageiros ao seu redor, ainda mais se tiverem crianças no voo. A melhor forma de evitar esses barulhos são os fones de ouvido com cancelamento de ruído, existem diversos modelos que você pode encontrar facilmente em sites como a Amazon

Se não quiser investir em um desses fones, tampões de ouvido ou fones normais são uma boa segunda opção.

Dicas para dormir bem durante voos de avião

6. Evite o consumo de álcool e cafeína

As bebidas cortesia em voos internacionais podem parecer tentadoras, mas existem estudos que comprovam que o consumo de álcool não gera um sono saudável e reparador. Evite ou limite-se a poucos goles se quiser dormir bem durante o seu voo.

Evite também o consumo de cafeína no dia da sua viagem, se puder. Em vez disso, experimente um chá de ervas ou leite.

7. Fique atento ao que você come

Alguns alimentos podem causar indigestão sejam eles carboidratos, derivados de leite, etc. Ninguém conhece o seu corpo como você, então evite alimentos que o deixem desconfortável enquanto estiver sentado durante horas no seu voo.

8. Leve uma máscara para os olhos

Algumas companhias aéreas oferecem máscaras para os olhos, mas é melhor manter uma em seu kit viagem por precaução. Quanto mais você conseguir bloquear os fatores externos, como ruídos e luzes, maior será a probabilidade de você conseguir descansar.

9. Lembre-se de cobertores e travesseiros

Aviões costumam ser frios, por isso embarque cedo e reivindique seu direito à cobertas com os comissários de bordo assim que se sentar. Os aviões nunca parecem ter o suficiente para todos e assim você evita ficar desconfortável por algumas horas.

Ou se possível, leve os seus! Mesmo que seja oferecido um cobertor, a verdade é que muitas vezes ele não está limpo. Isso porque muitas companhias aéreas os reutilizam sem lavá-los entre os voos.

10. Vista roupas confortáveis

É impossível prever se o seu voo será quente ou frio. Por isso, use camadas e evite roupas apertadas, assim você pode evitar restringir a sua circulação e se sentir desconfortável. 

Em voos longos, não é incomum as pessoas levarem pijamas para ficarem mais confortáveis durante as longas horas no avião, principalmente aqueles que viajam a trabalho e usam roupas sociais. Por isso, não hesite em levar o seu pijama caso ache necessário!

11. Comece a ajustar seu relógio interno com dias de antecedência

Essa é uma ótima dica para evitar o jet lag, além de dormir bem durante a viagem! Algumas semanas antes do seu voo, pesquise o fuso horário do seu local de destino. Aos poucos, vá adaptando a sua rotina diária de sono acordando algumas horas mais cedo ou tarde, dependendo do fuso horário. 

Dessa forma, quando chegar a hora do seu voo você já estará acostumado no fuso horário desejado e não irá perder alguns dias de viagem cansado e de mal humor por falta de descanso.

12. Leve um sonífero

Se nada mais funcionar, é sempre bom ter um sonífero na sua bagagem de mão. Há diversas opções de soníferos à venda sem a necessidade de prescrição médica na farmácia. Apenas certifique-se de fazer um teste prévio, já que alguns organismos podem não ser afetados da forma desejada e ter um efeito não desejado.

13. Na hora de acordar…

Para a maioria, acordar é a pior parte de dormir! Ainda mais se você estiver em uma avião, cheio de desconhecidos e tiver que realizar o seu desembarque de forma rápida. 

Se você estiver em um voo longo, defina um alarme no seu celular ou relógio para tocar meia hora antes do seu voo aterrissar. Isso te dará tempo para acordar calmamente, ir ao banheiro, organizar os itens que estão com você e sair do avião totalmente acordado. Dessa forma você chegará ao seu destino descansado e alerta!

Concluindo

Essas foram as nossas dicas para dormir bem durante o seu voo. Esperamos que possam te ajudar! 

Ficou com alguma dúvida? Tem alguma sugestão? Deixe nos comentários, iremos adorar ajudar você a melhorar a saúde do seu sono. 

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