Casal dormindo junto

Adormecendo, nos encontramos em um mundo misterioso do desconhecido. Assistimos sonhos interessantes ou apenas aproveitamos o resto. Mas, enquanto descansamos, nosso corpo continua a funcionar, sem parar por um minuto. O que acontece naquelas horas em que ele não está sob nosso controle?

Durante muito tempo, o sono foi considerado um livro com sete selos. Você não sabia por que estávamos dormindo ou o que estava acontecendo. No entanto, os cientistas concordam em algumas funções essenciais do sono. Desempenha um papel essencial no nosso bem-estar e saúde.

Passamos cerca de um terço de nossas vidas dormindo – o corpo está em segundo plano, a consciência desliga e não percebemos mais o meio ambiente.

O sono não é de modo algum um estado passivo. Pelo contrário – numerosos processos importantes são iniciados durante a noite diária de sono, sem os quais não conseguimos sobreviver. O artigo a seguir explica com mais detalhes por que nosso corpo é programado para um período tão longo de inconsciência e quais processos ocorrem em nosso organismo.

O que acontece durante o sono? Pense no seu corpo como uma fábrica. Quando você adormece, o turno da noite começa para o seu corpo:

  • Células danificadas são reparadas.
  • O sistema imunológico é fortalecido.
  • O corpo se recupera das atividades do dia.
  • O coração e a circulação são recarregados para o dia seguinte.

Todos sabemos o quão importante é o bom sono e somos revigorados após um bom sono ou exaustos após um sono ruim. No entanto, devido à nossa vida cotidiana agitada, muitos de nós não dormem as sete a nove horas que nosso corpo precisa para funcionar corretamente.

O ciclo do sono

Para entender o que acontece durante o sono, você precisa entender o ciclo do sono. Durante a noite, nosso corpo passa repetidamente por duas fases do sono: REM (movimento rápido dos olhos) e NREM (ou movimento ocular não-REM, não rápido). 

Ambas as fases são importantes para diferentes funções do nosso corpo. Por exemplo, um hormônio importante para o nosso crescimento e desenvolvimento é liberado apenas na última fase do sono NREM. 

Se os ciclos REM e NREM são interrompidos repetidamente durante a noite, seja através de roncos, dificuldades respiratórias ou despertar frequente, isso pode afetar processos corporais importantes e, finalmente, nossa saúde e bem-estar, não apenas no dia seguinte, mas também a longo prazo.

O que acontece se você não dorme o suficiente?

Se seu corpo não puder se recuperar o suficiente durante as duas fases alternadas do sono (REM e NREM), comece no dia seguinte com energia reduzida. Os sintomas:

  • Você está cansado, de mau humor ou às vezes até deprimido.
  • Eles têm dificuldade em processar novas informações, lembrar-se de coisas ou tomar decisões.
  • Você tem um desejo por alimentos não saudáveis, o que pode levar ao ganho de peso 1

Quando isso acontece dia após dia e noite após noite, você pode imaginar que tipo de estresse isso provoca no sistema nervoso, no corpo e na saúde geral. É por isso que é importante que você entre em contato com seu médico se não estiver dormindo o suficiente ou não estiver se sentindo bem.

As diferentes fases do sono

Passamos por uma metamorfose incrível quase todas as noites de nossas vidas. Nosso cérebro está mudando fundamentalmente seu comportamento e propósito. Abaixa nossa consciência. Por um tempo, estamos quase completamente paralisados. Às vezes pensamos que podemos voar. Nós dormimos.

Por volta de 350 aC Aristóteles escreveu um ensaio “On Sleeping and Waking”. Nele, ele se perguntava o que estávamos realmente fazendo e por quê. Nos próximos 2300 anos, ninguém poderia dar uma resposta satisfatória. Então, em 1924, o neurologista e psiquiatra alemão Hans Berger inventou o eletroencefalógrafo, que registra a atividade elétrica do cérebro. 

Com isso, o sono mudou da filosofia para a ciência. Tudo o que aprendemos sobre o sono enfatiza sua importância para nossa saúde mental e física. 

A maioria dos alemães dorme sete horas ou menos por noite em um dia normal de trabalho, uma média de duas horas a menos que no século XIX. Isso se deve principalmente à disseminação da luz elétrica, seguida por televisores, computadores e smartphones. 

Em nossa sociedade inquieta, muitas vezes vemos o sono como um inimigo: uma condição que nos impede de ser produtivos. Em uma boa noite, deslizamos quatro ou cinco vezes por diferentes estágios do sono, cada um com um valor e propósito específicos.

Etapas 1 e 2 – Adormecemos e nosso cérebro inicia seu processamento

O corpo humano não gosta de ficar entre dois estados. Preferimos estar acordados ou dormir. Quando nosso biorritmo está atrelado ao ciclo da luz do dia e da escuridão, nossa glândula pineal na base do cérebro produz melatonina , que é “noite!” sinais, – então nossos neurônios vão dormir.

Os cientistas chamam esse estágio de estágio 1, a fase rasa no início do sono. Pode demorar cinco minutos. Depois disso, muitas faíscas elétricas vêm da profundidade do cérebro. Eles atiram no córtex cerebral. Essas saraivadas de meio segundo cada, visíveis no EEG como os chamados eixos do sono, indicam que entramos no estágio 2.

Por um longo tempo, assumiu-se que nosso cérebro é menos ativo durante o sono – na verdade, é apenas ativo de maneira diferente. Os eixos do estágio 2 acabarão se tornando menos. O pouco que notamos anteriormente do mundo exterior está agora completamente escuro. Mergulhamos no sono profundo.

Fases 3 e 4 – Dormimos profundamente, o que é particularmente importante para o nosso cérebro

O sono serve para sustentar a vida: um ser vivo, não importa quão grande ou complexo, não pode funcionar a todo vapor 24 horas por dia.

Na fase do sono profundo, nossas células produzem a maioria dos hormônios do crescimento que fornecem ossos e músculos. O sono também parece ser importante para um sistema imunológico saudável, temperatura corporal e pressão arterial. Normalmente não sonhamos nesta fase. Podemos nem sentir dor. Permanecemos no estágio 4 por no máximo 30 minutos, depois o cérebro sai e normalmente voltamos à vigília. Até quem dorme saudável acorda várias vezes à noite, mas a maioria das pessoas não percebe.

Como as autoridades de saúde dos EUA sabem, mais de 80 milhões de cidadãos americanos adultos sofrem de privação crônica do sono. Cerca de um terço da humanidade sofre de pelo menos um distúrbio do sono diagnosticável ao longo da vida, variando de insônia crônica a apneia do sono e síndrome das pernas inquietas.

Mas a insônia é de longe o problema mais comum. Mas se o sono é um fenômeno natural que foi refinado ao longo de milhões de anos, por que tantas pessoas têm esses problemas?

A evolução, como todos os seres vivos, nos proporcionou um sono flexível no tempo e fácil de interromper. Um sistema de controle é ativo no cérebro em todas as fases do sono. Pode nos acordar quando detecta perigo. O único problema é que hoje essa chamada de despertar inata e antiga é constantemente desencadeada por situações que não ameaçam a vida: o medo de fazer um exame, preocupações financeiras ou o sistema de alarme de carro na vizinhança.

Aqueles que dormem menos de seis horas regularmente à noite têm um risco aumentado de desenvolver depressão ou psicose ou sofrer um derrame. 

Cérebro

Como você sabe, existem cinco estágios diferentes do sono. No primeiro estágio, a atividade cerebral é reduzida em 40%, mas nos últimos está aumentando significativamente. 

Isso se deve ao fato de que, nos primeiros estágios do sono, o cérebro repousa e, depois, no estágio do sono profundo, quando vemos sonhos, sua atividade é ativada.

O cérebro também envia sinais durante o sono para desligar os neurônios motores da medula espinhal, causando paralisia temporária para impedir o movimento do sono.

Processamento de impressões diárias

Durante o estado de vigília, nosso cérebro é inundado por estímulos. Na escola, no trabalho e no lazer – nosso órgão pensante absorve informações em todos os lugares. Isso acontece consciente e inconscientemente. Durante o sono, nosso cérebro armazena, processa, organiza e exclui essas informações. Isso cria um sistema organizacional e somos receptivos para o dia seguinte depois de dormir.

Consolidação de informações

Durante o sono, impressões diárias importantes são armazenadas pelo cérebro e passam da memória de curto para o longo prazo. Lá, eles são processados ​​e disponibilizados a longo prazo.

Dica: o aprendizado é mais eficaz antes de ir para a cama ou tirar uma soneca!

Olhos

Embora cobertos de pálpebras por séculos, eles continuam a se mover constantemente durante o sono. Nos primeiros estágios do sono, esses são movimentos circulares lentos e, nos estágios do sono profundo, tornam-se muito mais rápidos e intensos.

Movimentos oculares rápidos

Pesquisadores do sono descobriram que primeiro caímos no sono profundo. O corpo libera grandes quantidades de hormônios do crescimento, necessários para a sua regeneração. O sistema imunológico é ativado, as células imunológicas buscam invasores indesejados, como vírus e bactérias, e os tornam inofensivos.

Os instrumentos de medição de um laboratório do sono mostram apenas pouca atividade no sono profundo, mas os músculos podem ser ativados. Os sonâmbulos se tornam ativos nessa fase.

Após cerca de uma hora, passamos pela primeira vez à fase dos sonhos, a chamada fase REM ( Movimento Rápido dos Olhos ), na qual os olhos se movem rapidamente sob as pálpebras. O sono dos sonhos serve principalmente para relaxamento mental.

Ao contrário do sono profundo, os processos físicos são ativados na fase do sonho. Quando um episódio de sono REM começa, a respiração se torna irregular e o pulso e a pressão sanguínea também apresentam flutuações de curto prazo. Estamos quase acordados, mas os músculos estão paralisados.

O dia é processado na fase dos sonhos. Nosso cérebro agora está muito ativo. Na primeira metade da noite, processamos os eventos do dia-a-dia do trabalho e da vida privada. Isso esvazia a memória necessária para o cérebro durante o dia.

Na segunda metade da noite, muitas vezes temos sonhos irreais e bizarros. No sono dos sonhos, a imaginação pode se desdobrar sem impedimentos. Nesta fase, as áreas do cérebro que estão sendo desafiadas durante o dia provavelmente são treinadas.

Hormônios

Durante o dia, o principal objetivo do corpo é a produção de energia. Assim, durante a vigília, nosso corpo consome mais energia do que armazena. Durante esse tempo, hormônios estimulantes, como adrenalina e corticosteróides naturais, são produzidos principalmente.

Mulher dormindo bem
Mulher dormindo bem

Durante o sono, pelo contrário, o corpo entra em um modo de economia e restauração de energia. Portanto, a produção de hormônios estimulantes diminui e o hormônio do crescimento começa a ser produzido. 

O hormônio do crescimento de proteínas ajuda a restaurar e fortalecer os tecidos e ossos humanos, e é por isso que todos os tecidos são melhor atualizados com precisão durante o sono.

Além do hormônio do crescimento, durante o sono, a melatonina, o hormônio da sonolência, os hormônios sexuais e os hormônios da fertilidade são secretamente ativados.

Sistema imunológico

Como o corpo consome menos energia durante o sono, a secreção de algumas proteínas do sistema imunológico aumenta temporariamente. É por isso que, com doenças infecciosas, o sono geralmente é um bom médico, porque em um sonho o corpo pode lidar com a doença muito mais rapidamente.

Também durante o sono, o fator de necrose tumoral é ativado, o que ajuda o corpo a combater o câncer.

É por isso que o comprometimento do sono tem um efeito muito negativo sobre a nossa saúde.

Fortalecer o sistema imunológico

Quem dorme permanece saudável – pelo menos a probabilidade de adoecer diminui. Durante o resto da noite, a maioria das substâncias de defesa imunológica é liberada. Uma das razões pelas quais nos sentimos doentes e cansados ​​quando estamos doentes é porque o corpo precisa dormir para criar anticorpos contra bactérias e vírus.

Liberação de hormônios do crescimento

Nossos níveis hormonais estão funcionando a toda velocidade enquanto dormimos. O crescimento muscular ou a cicatrização de feridas é particularmente ativo no momento. As crianças e os bebês, em particular, têm uma necessidade crescente de dormir para poderem crescer.

Regulação do metabolismo

Os produtos metabólicos, como a uréia que surge da síntese de proteínas alimentares, são cada vez mais degradados durante a noite. O metabolismo da gordura também é ativo para fornecer energia para processos metabólicos e funções do corpo.

Temperatura corporal

Em todas as fases do sono, a temperatura corporal diminui gradualmente. A razão para isso é uma diminuição na quantidade de adrenalina produzida. A baixa temperatura corporal contribui para um sono profundo e recuperação. Portanto, a temperatura corporal elevada, ocorrem frequentemente problemas de sono.

Músculo

Apesar do fato de que muitas vezes em um sonho rolamos, os músculos permanecem relaxados durante a noite. Isso os ajuda a se recuperar.

Embora tenha sido comprovado que o sono não é necessário para a recuperação muscular. Apenas deite e relaxe.

Sistema digestivo

Como a quantidade necessária de energia é significativamente reduzida à noite, o sistema digestivo também diminui o seu trabalho. Se você comer antes de dormir, talvez o corpo precise trabalhar a noite toda para exagerar na comida.

É por isso que não é recomendável comer alimentos depois de 3-4 horas antes de dormir.

Dormir nos deixa mais bonitos?

Se você soubesse que, para ser bonita, não é necessário gastar muito dinheiro em cosméticos, aproveitaria esta oportunidade? E se lhe dissermos que tudo o que é necessário para isso é um sono saudável, você gostaria de tentar? Tudo é muito simples! 

Há muito poucas coisas simples que você precisa para relaxar – e todas elas estão disponíveis para você! 

Para ter um sonho melhor, é necessário:

  • ventile regularmente o quarto – o ar fresco é bom para um sono saudável
  • prepare-se para dormir – pode ser uma música calma, um abraço romântico ou o penteado habitual
  • tem a oportunidade de caminhar antes de dormir? Certifique-se de fazer isso algumas horas antes de descansar.
  • ir para a cama o mais tardar às 23h00 – todas as horas de sono antes da meia-noite são iguais a duas horas depois da meia-noite
  • dormir em uma superfície plana com um nível moderado de rigidez – isso é útil para a coluna e para o relaxamento completo do corpo
  • exercícios respiratórios antes de dormir
  • dormir de costas – para que a pele fique no estado mais relaxado
  • use cremes noturnos – mesmo se você tiver uma pele perfeita, ela só melhorará com cuidados adicionais
  • se você dorme de pijama ou camisola – certifique-se de estar confortável e, o mais importante, de que é feito de materiais naturais
  • acorde o mais tardar às 8h00

Mas não é desejável:

  • jantar tarde ou um lanche antes de dormir – não faça o estômago trabalhar quando precisar descansar
  • álcool – à primeira vista, age como uma ótima pílula para dormir, mas na verdade lhe dá ainda mais fadiga quando você acorda
  • atividade física – não se sobrecarregue com exercícios pelo menos uma hora antes de dormir
  • criatividade antes de dormir – você apenas provoca seu cérebro e, por um longo tempo, não consegue adormecer 
  • dormir em uma posição – para que a pele não “encolha” durante o sono
  • ir para a cama depois da meia-noite

O sono é essencial para a mente e o corpo. A psique se recupera, as impressões do dia são salvas e as idéias são classificadas. Além disso, importantes processos hormonais são iniciados ou intensificados e o metabolismo é regulado. O sistema imunológico também é fortalecido e as células do corpo são reparadas.

Para explorar completamente as propriedades positivas do sono e ter energia suficiente para o dia seguinte, é importante permitir tempo suficiente para o sono diário.

Fontes científicas:

http://sleepinstitute.eu
https://claytonsleep.com/
https://www.sleepwell.org/

One thought on “O que acontece com o nosso corpo em um sonho?”

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